Ícone do site Adenilson Giovanini

Levantamento Planimétrico Por Caminhamento?

Você acabou de encontrar um guia definitivo a respeito do levantamento planimétrico por caminhamento.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

Prossiga a leitura com atenção máxima.

 

Levantamento planimétrico por caminhamento

O levantamento planimétrico por caminhamento (também conhecido como poligonação) é um dos diferentes métodos de levantamento topográfico planimétrico aceitos pela legislação, juntamente com o levantamento topográfico por irradiação e o levantamento topográfico por intersecção.

Este método de levantamento topográfico normalmente é utilizado para a determinação das diferentes medidas lineares e angulares de um imóvel rural ou urbano, possibilitando o cálculo da área e do perímetro do mesmo.

É o método mais utilizado para a definição de pontos de apoio, sendo formado por uma série de alinhamentos consecutivos.

Segundo ESPARTEL (1977) este é o método utilizado no levantamento de superfícies relativamente grandes e de relevo acidentado, sendo que o mesmo requer uma quantidade maior de medidas que o levantamento topográfico por irradiação e por intersecção.

Porém, o mesmo oferece resultados que possuem uma maior confiabilidade do que os mesmos.

 

Leitura angular no levantamento planimétrico por caminhamento

De acordo com Reinert Et. Al. dependendo do sentido do caminhamento, os ângulos medidos podem ser internos ou externos, sendo que quando o caminhamento é feito no sentido horário, os ângulos horizontais medidos são externos.

Já quando o caminhamento é feito no sentido anti-horário os ângulos horizontais medidos são os ângulos internos.

Procedimento para a realização de um levantamento planimétrico por caminhamento

Um levantamento pelo método do caminhamento perimétrico, consiste em percorrer-se o perímetro da área de interesse, efetuando-se a medição de todas as distâncias e ângulos a partir de uma orientação inicial.

Como orientação inicial, normalmente utiliza-se o azimute magnético.

 

Levantamento planimétrico por caminhamento com estação total

Fonte da imagem: https://moodle.ufsc.br/

 

A realização de um levantamento planimétrico por caminhamento com estação total, consiste em uma vez implantado o apoio topográfico, instalar-se a estação total sobre um primeiro ponto do perímetro da área que será mapeada.

Em seguida, efetua-se a orientação da estação total utilizando-se o azimute magnético.

Em um terceiro momento, faz-se a visada do segundo piquete do perímetro da área de interesse.

Feito isso, desinstala-se a estação total do primeiro piquete, instala-se a mesma sobre o segundo piquete, orienta-se a mesma no primeiro piquete e faz-se a visada do terceiro piquete.

Uma vez que tenha sido feita a visada do terceiro piquete, a estação total é instalada sobre o mesmo, efetua-se a orientação no segundo piquete e a visada do quarto piquete.

Este procedimento, troca de estação, orientação e visada do próximo piquete é repetido até chegar-se no primeiro piquete (piquete de partida), obtendo-se como resultado uma poligonal fechada.

 

O que é um apoio topográfico

Talvez você tenha ficado confuso, pois eu informei que para a realização de um levantamento topográfico é necessário implantar-se um apoio topográfico.

No caso, a NBR 13.133. traz o seguinte conceito para apoio topográfico:

Conjunto de pontos planimétrico, altimétrico, ou planialtimétrico, que dão suporte ao levantamento topográfico

Ou seja, uma vez que esteja a campo, a primeira coisa que você deve fazer é a locação de uma série de piquetes e/ou marcos topográficos, os quais irão amarrar o levantamento topográfico ao terreno.

 

Levantamento planimétrico por caminhamento – Classificação das poligonais

A NBR 13.133 classifica as poligonais em:

Conceito de poligonal principal

A NBR 13.133 possui o seguinte conceito de poligonal principal:

Poligonal que determina os pontos do apoio topográfico de primeira ordem.

 

Conceito de poligonal secundária

A NBR 13.133 possui o seguinte conceito de poligonal secundária:

Aquela que, apoiada nos vértices da poligonal principal, determina os pontos do apoio topográfico de segunda ordem.

Conceito de poligonal auxiliar

A NBR 13.133 possui o seguinte conceito de poligonal auxiliar:

Poligonal que, baseada nos pontos de apoio topográfico planimétrico, tem os seus vértices distribuídos na área ou faixa a ser levantada, de tal forma, que seja possível coletar, direta ou indiretamente, por irradiação, interseção ou por ordenadas sobre uma linha-base, os pontos de detalhe julgados importantes, que devem ser estabelecidos pela escala ou nível de detalhamento do levantamento.

 

 

Levantamento planimétrico por caminhamento – Poligonais abertas, fechadas e enquadradas

Jordan (1981) em seu livro Tratado general de topografia, classifica as poligonais topográficas em 3 tipos:

Vamos ver melhor os mesmos:

 

O que é uma poligonal topográfica aberta

Uma poligonal topográfica aberta parte de um ponto com coordenadas conhecidas e acaba em um ponto cujas coordenadas deseja-se determinar.

Devido a estas características, não é possível determinar-se os erros de fechamento. Logo, ao utilizar este tipo de poligonal, você deve tomar todos os cuidados necessários para evitar erros.

 

O que é uma poligonal topográfica fechada

Uma poligonal topográfica fechada, parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto. Sua principal vantagem é permitir a verificação dos erros angulares e lineares.

 

O que é uma poligonal topográfica enquadrada

Uma poligonal enquadrada, parte de dois pontos com coordenadas conhecidas e acaba em outros dois pontos com coordenadas conhecidas. Com isso, a mesma possibilita a verificação dos erros de fechamento angular e linear.

Devido ao fato de possibilitarem a verificação dos erros, as poligonais fechadas e enquadradas são amplamente utilizadas na Topografia Cadastral.

 

Poligonais utilizadas em um levantamento planimétrico por caminhamento

Na prestação de um serviço de levantamento planimétrico por caminhamento, o tipo de poligonal normalmente utilizada é a poligonal principal.

Ou seja, normalmente o levantamento topográfico planimétrico por caminhamento, nada mais é do que uma sequência de trocas de estação, com as respectivas leituras das coordenadas do vértice de vante.

Para isso, normalmente o profissional utilizar uma poligonal fechada. Isso porque este procedimento possibilita a verificação dos erros lineares e angulares.

Quais os produtos oriundos do levantamento planimétrico por caminhamento

O produto topográfico mais comum resultante de um levantamento planimétrico por caminhamento é a planta planimétrica. Veja um exemplo de planta planimétrica na imagem abaixo:

Lembrando que eu possuo uma série de cursos e de livros práticos. Se você que MERGULHAR FUNDO e aprender com exemplos práticos, acesse este link e conheça os mesmos.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar de Serviços de Topografia Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e de Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

Sair da versão mobile