Ícone do site Adenilson Giovanini

Fração Mínima de Parcelamento de Imóvel Rural?

Fração mínima de parcelamento de imóvel rural, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

Fração mínima de parcelamento de imóvel rural – O que é a fração mínima de parcelamento?

A fração mínima de parcelamento de imóvel rural nada mais é do que a área mínima com a qual um lote ou gleba pode ser parcelado.

A Fração Mínima de Parcelamento (FMP) que um imóvel rural pode ter é diferente da FMP que um imóvel urbano pode ter. Isso porque o parcelamento do solo urbano possui características e regras diferentes do parcelamento do solo rural.

Para entender melhor sobre o assunto, aconselho que você leia este artigo aqui do blog.

Vamos ver cada uma das situações.

 

Fração Mínima de Parcelamento de Imóvel Rural

A fração mínima para o parcelamento de um imóvel rural é igual ao módulo fiscal do município. Ou seja, para saber a FMP, você precisa saber o tamanho do módulo fiscal do município.

Para saber o tamanho do módulo fiscal do município é só acessar o site da EMBRAPA, neste link e pesquisar pelo município de interesse.

Para que você entenda porque a FMP é igual ao módulo fiscal, precisará entender os conceitos de módulo fiscal e módulo rural.

 

Fração Mínima de Parcelamento de Imóvel Rural – O que é o módulo rural e o módulo fiscal

De uma maneira simplificada, podemos trazer os seguintes conceitos:

Ou seja, o módulo rural é a menor fração de terras necessária para que uma família consiga tirar seu sustento.

No caso, o INCRA é o órgão responsável pela regularização do uso do solo em áreas rurais.

O mesmo tem por função, garantir que os imóveis rurais estejam cumprindo suas funções sociais. Ou seja, que estejam sendo produtivos.

Caso um imóvel rural não esteja sendo produtivo e possua mais de 15 módulos fiscais, o INCRA irá fazer a reforma agrária, passando a propriedade do imóvel para alguém que torne o mesmo produtivo.

Acontece que não basta ser produtivo, um imóvel rural precisa dar para a família que mora no mesmo as condições básicas necessárias para que a mesma consiga tirar sua subsistência.

Para que isso seja possível, o imóvel rural precisa ter um tamanho mínimo necessário. Para este tamanho, o tamanho do qual a família consegue tirar sua subsistência, se dá o nome de módulo rural.

Fração Mínima de Parcelamento de Imóvel Rural – Como o tamanho do módulo rural é calculado

Acontece que a produtividade da terra muda de imóvel para imóvel. Por exemplo, em determinado local a produtividade por hectare da cultura x é de 2 toneladas.

Em uma outra região do país, a produtividade por hectare da cultura x é de 6 toneladas.

Isso sem falar que a cultura predominante muda de local para local. E que a lucratividade por cultura também pode variar.

Da mesma maneira, a atividade agrícola predominante varia de imóvel para imóvel. Podendo ser:

Com isso, perceba que uma propriedade que possui como atividade agrícola predominante a agricultura, pode precisar de 20 ha para que a família que more na mesma, consiga tirar seu sustento.

já a propriedade lindeira a esta, que possui como atividade agrícola predominante a agropecuária, pode precisar de 50 ha.

Da mesma maneira, uma terceira propriedade que possui como atividade predominante o extrativismo, pode precisar de 80 ha para que a família que more na mesma consiga tirar seu sustento.

Com isso, fica complicado comparar-se os imóveis rurais entre si, sendo que o tamanho do módulo rural mudará de imóvel para imóvel.

Logo, o módulo rural possibilita que as propriedades sejam comparadas entre si, sendo que podemos conceituar módulo rural como:

Área da qual uma família consegue tirar seu sustento.

Perceba que com isso, torna-se fácil comparar-se os imóveis rurais entre si, bastando olhar para o número de módulos rurais do mesmo.

 

Fração Mínima de Parcelamento de Imóvel Rural – Para que o módulo rural é utilizado

O módulo rural normalmente é utilizado para:

 

Fração Mínima de Parcelamento de Imóvel Rural – O conceito de módulo fiscal

O módulo fiscal é a média do tamanho dos módulos rurais do município, sendo que a EMPRAPA em seu site, informa que leva-se em conta:

a) o tipo de exploração predominante no município (hortifrutigranjeira, cultura permanente, cultura temporária, pecuária ou florestal); (b) a renda obtida no tipo de exploração predominante; (c) outras explorações existentes no município que, embora não predominantes, sejam expressivas em função da renda ou da área utilizada; (d) o conceito de “propriedade familiar”. A dimensão de um módulo fiscal varia de acordo com o município onde está localizada a propriedade. O valor do módulo fiscal no Brasil varia de 5 a 110 hectares.

Para saber o tamanho dos módulos fiscais de algum município brasileiro é só acessar o link abaixo:
https://www.embrapa.br/codigo-florestal/area-de-reserva-legal-arl/modulo-fiscal

 

Registro de propriedades com área inferior à fração mínima de parcelamento de imóvel rural?

Uma dúvida que muitos profissionais possuem é quanto a como proceder no caso de imóveis rurais cuja área e é inferior a fração mínima de parcelamento de imóvel rural.

A legislação prevê três possibilidades de desmembramento abaixo da fração mínima.

Agora que você sabe como calcular e qual a origem da FMP de imóveis rurais, vamos ver qual é a fração mínima exigida para o parcelamento de imóveis urbanos.

 

Acesse este link e conheça melhor o mesmo.

 

Fração mínima de parcelamento de imóveis urbanos

A lei 5.868/72 (Lei que criou Sistema Nacional de Cadastro Rural – SNCR) estabelece a fração mínima para o parcelamento para imóveis urbanos é de 125 m², sendo que caso seja necessário, o município, através do plano diretor, em situações especificas, uma vez que devidamente fundamentado, pode alterar a FMP.

Ou seja, na prática, você precisará se informar juntamente a prefeitura para saber qual é a FMP.

Além da FMP, uma outra informação que você precisa cuidar ao efetuar o parcelamento de um imóvel urbano é o tamanho da testada do imóvel.

Ou seja, você também precisará se informar juntamente a prefeitura para saber qual é o tamanho mínimo de testada que um lote urbano pode ter.

Vídeo a respeito do assunto.

 

Continue aprendendo sobre legislação cadastral

Eu possuo centenas de artigos sobre topografia, Georreferenciamento e Geotecnologias aqui no blog.

Entre eles, diversos artigos sobre legislação cadastral. Separei alguns deles para você continuar com seus estudos:

> Parcelamento do Solo: conheça os 3 tipos existentes…

> O que é e como fazer loteamento de chácaras em área rural…

> Diferença entre desdobro e desmembramento…

> Loteamento e desmembramento: qual a diferença…

Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

Também sou o autor do livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática que é o livro mais completo do Brasil sobre o tema.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

Sair da versão mobile