Erros Single e Float na Coleta de Dados RTK?
Os erros Single e float RTK são 2 erros que acontecem a campo e que podem fazer o profissional se estressar, perder tempo e dinheiro.
Continue a leitura com máxima atenção para descobrir como solucionar estes erros.
SINGLE E FLOAT RTK – QUAL A ORIGEM E COMO RESOLVER O ERRO SINGLE NA COLETA DE DADOS RTK
Quando você se deparar com a mensagem Single na coletora de dados, significa que o receptor rover não está recebendo a correção do receptor base.
São 3 as possíveis causa deste erro.
Causa 1 – ✅ A configuração de rádio está errada.
Ou seja, você configurou os receptores base e rover para utilizarem frequências de rádio diferentes.
Por exemplo, configurou o receptor base para utilizar o canal 6 e o receptor rover para utilizar o canal 5.
Causa 2 – ✅ Existe a interferência de alguma fonte de rádio externa, a qual está configurada para utilizar a mesma frequência que você está utilizando.
Por exemplo, um sinal de rádio amador ou de uma antena de celular. Com isso, o receptor rover não está recebendo a correção do receptor base.
Ou seja, quando você se deparar com a mensagem “Single” na tela da sua coletora de dados, primeiramente verifique se você configurou os receptores base e rover para utilizarem a mesma frequência.
Se os mesmos estiverem configurados para utilizarem a mesma frequência, significa que existe a interferência de um um sinal de rádio externo ou…
Causa 3 – ✅ Existe um obstáculo que está impedindo que o sinal de rádio emitido pelo receptor base chegue no receptor rover.
Por exemplo, uma elevação, cerro, parede ou casa.
Se isso estiver acontecendo, você precisará mudar a posição do receptor base, utilizando uma outra base.
Ou, se forem poucos pontos, fazer a coleta de dados no método relativo estático rápido.
SINGLE E FLOAT RTK – ERRO 2 – MENSAGEM FLOAT
Quando aparecer a mensagem “Float” na sua coletora de dados, significa que a acurácia está ruim.
Ou seja, existe alguma construção ou dossel que está degradando a qualidade do rastreamento de dados.
Esta mensagem normalmente aparece quando o profissional está rastreando dados ao lado de uma construção ou dentro de uma mata fechada.
Quando a mesma aparecer, você terá que fazer a coleta dos dados do ponto utilizando o método pós-processado.
Ou ainda, a coleta de dados em Offset.
SINGLE E FLOAT RTK – BÔNUS – ERRO 3 – MENSAGEM PROCURANDO SATÉLITES
Ao ligar o receptor GNSS, pode acontecer de aparecer esta mensagem. O receptor fica procurando satélites e diante disso, você não sabe o que fazer.
Quando esta mensagem aparecer, significa que 2 coisas podem ter acontecido:
- O receptor GNSS perdeu os dados do almanaque ou;
- Aconteceu alguma coisa a nível do software interno do receptor.
Se o receptor tiver perdido os dados referentes ao almanaque, com o passar dos minutos, ele começara a recuperar o mesmo.
Após 1 ou 2 minutos irá rastrear os dados de 1 primeiro satélite e com o passar dos minutos, este número aumentará rapidamente.
Após uns 5 a 6 minutos, o mesmo já estará rastreando os dados de vários satélites.
Se tiver acontecido alguma coisa a nível de software interno do receptor, você precisará resetar o mesmo fazendo com que ele volte as configurações de fábrica.
No caso, existe o reset mas simples, o qual é feito pelos botões do receptor e o reset mais profundo, o qual é feito via software.
Se você não souber como fazer estes resets, entre em contato com quem vendeu o GPS para você e se informe a respeito.
COMPRE SEU KIT RTK PARCELADO EM 72 VEZES SEM JUROS
Ao adquirir um kit RTK ComNav, você poderá parcelar o mesmo em até 72 vezes sem juros.
Você pagará o valor da primeira parcela, receberá o equipamento e pagará as demais parcelas com os serviços prestados com o mesmo.