Elementos cartográficos: os 5 obrigatórios

Publicado por Adenilson Giovanini em

Se olharmos para a legislação, perceberemos que existem 5 elementos cartográficos que todo mapa precisa ter. Isso significa que se o mapa não tiver estes elementos, o mesmo será considerado um croqui e não um mapa.

Além disso, o mesmo não será aceito em projetos técnicos. Por isso, preste atenção, você precisa colocar estes 5 elementos em todos os seus projetos técnicos.

Elementos cartográficos – Título

elementos cartográficos - título

O título indica qual é o tema retratado no mapa. O mesmo muitas vezes vem acompanhado de um subtítulo.

Em mapas históricos, é normal o título indicar o ano ou período do espaço representado. Perceba que o grande objetivo do título é possibilitar que a pessoa entenda rapidamente o conteúdo do mapa.

Isso significa que você deve ir direto ao ponto, indicando da forma mais clara e entendível possível o que está sendo retratado no mapa.

 

Principais elementos de um mapa – Legenda

elemento cartográfico - legenda

A legenda é o segundo dos elementos cartográficos que todo mapa deve ter. A mesma possibilita uma rápida interpretação dos diferentes temas abordados no mapa e deve possuir sempre que possível os símbolos universais.

Outra coisa que você precisa cuidar é quanto ao uso das cores. Eu digo isso porque a maioria dos temas possui uma cor universal, sendo que você deve utilizar a mesma.

Desta maneira, por exemplo:

  • O azul representa a água;
  • O verde as florestas e áreas verdes;
  • Linhas com traços representam ferrovias;
  • Aviões representam aeroportos;
  • Entre outros inúmeros exemplos.

 

Elementos cartográficos – Escala

escala - um dos elementos que um mapa deve ter

A escala indica a relação matemática entre o espaço real e a representação desse espaço no mapa. Ela, portanto, aponta a quantidade de vezes que uma área teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está representado.

As escalas são classificas em gráficas, equivalentes e numéricas.
Na realidade, as escalas normalmente utilizadas no dia a dia são as gráficas e as numéricas. A escala numérica é representada através de uma divisão e a escala gráfica através de uma representação de linhas e traços.

Elementos cartográficos – Orientação

orientação

A orientação nos informa a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico.

A importância da orientação se dá, principalmente em mapas que representam áreas muito restritas, quando não conseguimos perceber facilmente para que lado o mapa está apontando.

 

Elementos fundamentais de um mapa – Projeção cartográfica

projeção cartográfica

A projeção cartográfica é o elemento cartográfico que indica a técnica que foi empregada para a produção do mapa.

A utilização da mesma é necessária, pois normalmente os dados são obtidos sobre um elipsoide, sendo que para a produção do mapa, este elipsoide é achatado.

Este achatamento produz deformações em ângulos e áreas, sendo que dependendo do objetivo da produção do mapa, deve-se utilizar determinado método de projeção.

Na figura abaixo você pode ver um exemplo de mapa com os diferentes elementos exigidos pela legislação.

elementos cartográficos

 

No vídeo abaixo eu explico melhor quais que são os 5 elementos cartográficos exigidos pela legislação, trazendo uma série de dicas extras.

Outros elementos existentes em plantas e mapas

Os elementos acima citados são elemento que todo mapa temático deve ter. No caso dos mapas técnicos e das plantas, existe uma série de outros elementos que são obrigatórios.

Por exemplo, as plantas topográficas devem ter:

  • A indicação dos locais nos quais ocorre a mudança de confrontação;
  • Os nomes dos confrontantes;
  • A indicação das mudanças de ângulo;
  • A indicação das distâncias;
  • A área e o perímetro do imóvel.

elementos que plantas e mapas técnicos devem ter

 

Além disso, plantas e mapas técnicos também devem ter um espaço destinado as informações cadastrais.

São elas:

  • Contratante e/ou proprietário;
  • Dados do responsável técnico;
  • Data;
  • Localização do imóvel.

Vídeo a respeito do assunto.

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.