Canais GPS: Quantos São Necessários?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Você sabe quantos canais GPS que um receptor GNSS precisa ter? Está em dúvida quanto a que receptor comprar?

Então leia atentamente a este artigo atentamente, pois eu irei responder de uma vez por todas esta dúvida.

 

Quantos canais GPS que um receptor GNSS precisa ter?

canais gps - quantos canais que um receptor GNSS precisa ter

Ao vender um receptor GNSS, os vendedores tentam mostrar para você todos os diferenciais do par de receptores que vendem.

Ao fazer isso, é normal determinado vendedor puxar o folder e mostrar para você todos os diferenciais que o receptores dele possui, mostrando porque que o mesmo é melhor do que o da concorrência.

Como exemplos de justificativas temos, por exemplo:

Porém, será que estes realmente são diferenciais válidos?

Vamos analisar os mesmos.

 

Sistemas SBAS no Brasil

Sistemas SBAS no Brasil

Quanto aos sistemas SBAS, o único sistema SBAS existente no Brasil é o da Joh Deere, que é um sistema particular.

Nos Estados Unidos, na Europa, na Rússia, na índia, na China e no Japão até é valido dizer que o receptor está apto a receber correções SBAS. Porém, não aqui no Brasil, pais no qual não existe correção SBAS disponibilizada gratuitamente.

Perceba que o que acontece normalmente é que os folders dos receptores GNSS são produzidos fora do Brasil e apenas traduzidos e imprimidos em Português.

Quero dizer, tem algumas empresas que nem sequer traduzem os mesmos para o português.

Com isso, os vendedores por entenderem pouco, ou por malandragem mesmo, deixam esta informação no folder, tentando utilizar a mesma como um diferencial.

Informação esta que, como disse, na prática não é um diferencial válido.

 

Calculando a quantidade de canais GPS que um receptor deve ter

canais gps

Se pesquisarmos na internet, acharemos informações como a que segue:

“O número de canais é de extrema importância para o rastreamento de satélites, pois quanto maior a quantidade de canais que o Receptor GNSS possuir, maior será a quantidade de satélites/frequências rastreados e, consequentemente, maior a confiabilidade e precisão do posicionamento.

Sendo que em receptores modernos, estes utilizam mais de um canal para buscar por um mesmo satélite específico, o que auxilia o receptor no tempo de inicialização e no tempo de retomada de inicialização, garantindo uma maior produtividade a equipe técnica, que não precisará ficar aguardando longos períodos para fixar determinado ponto.

Questão esta que diferencia um receptor que utiliza um único canal para buscar um satélite especifico de um receptor que utiliza múltiplos canais para buscar um satélite especifico.

A tecnologia de múltiplos canais rastreando o mesmo satélite também contribui para a redução de ruídos dos sinais GNSS, permitindo melhores resultados em áreas de difícil recepção de sinal GNSS, tais como cânions, matas, grotas e próximos a prédios.

O numero de canais é determinante na utilização do sistema GNSS em locais em que tem-se restrição da cobertura dos satélites.

A modernização do sistema GNSS proporcionara mais de 90 satélites em orbita (GPS+GLONASS+GALILEU) disponíveis para rastreio, onde cada satélite transmitirá no mínimo 2 frequências.

Acrescenta-se ainda os sistemas SBAS e COMPASS/BEIDOU em que tem-se receptor canais dedicados ao rastreio destes. Assim, o numero de canais exigido no receptor leva em conta o contexto geral da importância do numero de canais em um receptor, e não única e exclusivamente a quantidade de satélites que o receptor pode rastrear.”

 

Perceba que o texto acima é muito interessante. Isso porque um maior número de canais ajuda a melhorar a qualidade do rastreamento de satélites.

Porém, haja vista que a grande maioria dos receptores vendidos hoje, conta com algo no entorno de 180 a 220 canais, será que vale a pena pagar mais caro por um receptor que rastreie um número maior do que este de canais.

Vamos analisar cada possível motivo que possa transformar um número maior do que 180 a 220 canais em um diferencial que justifique a compra de um receptor com um número maior do que este de canais e ver se este é um investimento que vale a pena.

 

Rastreamento dos Sistemas SBAS

Perceba que no que diz respeito aos sistemas SBAS, eu já refutei esta informação, uma vez que não existe sinal SBAS gratuito no Brasil.

 

 

Canais GPS – Ter mais satélites em órbita justifica comprar um receptor que tenha mais canais

No texto acima é trazida a seguinte informação:

“A modernização do sistema GNSS proporcionara mais de 90 satélites em orbita (GPS+GLONASS+GALILEU) disponíveis para rastreio, onde cada satélite transmitirá no mínimo 2 frequências.”

Perceba que embora existam mais de 90 satélites em órbita, haja vista que a terra não é plana, jamais um receptor GNSS rastreará todos estes satélites.

Eu já vi um receptor que recebe sinais das constelações GPS, GLONASS e GALILEO, rastrear 30 a 35 satélites, não mais do que isso.

Ou seja, mesmo com 35 satélites sendo rastreandos nas bandas L1, L2 e L5, seriam utilizados apenas 105 canais.

Perceba que mesmo levando em consideração que quanto mais canais GPS melhor será a acurácia, não faz sentido você pagar mais caro por um receptor que rastreie mais de 180 a 220 canais.

 

Rastreamento de dados de novas constelações

Uma outra justificativa normalmente apresentada para a compra de um receptor com mais canais é que em breve teremos outras constelações ativas.

Diante desta informação eu lhe pergunto:

Por quantos anos você acredita que irá utilizar seu receptor GNSS?

Perceba que provavelmente por um período de 2 a 5 anos, no máximo 10 anos. Dificilmente mais do que isso.

Logo, levar em consideração que novas constelações estarão ativas é contar com passarinho que está voando.

 

Fixação mais rápida do sinal em cânions, matas, grotas e próximo a prédios

O fato de termos mais constelações e satélites em órbita melhorou significativamente a fixação do sinal nestes diferentes tipos de locais.

Somente quem rastreou dados com um receptor L1 ou com um receptor L1/L2 GPS, conseguindo rastrear o sinal somente de 5 ou de 6 satélites sabe do que eu estou falando.

A poucos anos atrás, ter um receptor que rastreia 25, 30 satélites era algo surreal. Um sonho doce que poucos ousavam sonhar.

Ou seja, o rastreamento de dados em locais extremos já melhorou significativamente.

Para melhorar mais do que isso, somente com mais constelações ativas. O receptor ter mais canais do que algo no entorno de 180 a 220 canais não é motivo suficiente para pagar mais caro pelo mesmo.

 

Melhora na acurácia dos dados

Um outro motivo que poderia justificar a compra de um receptor que possua mais canais é a melhora na acurácia dos dados rastreados.

Porém, sendo brutalmente sincero, um receptor RTK com 180 a 220 canais, normalmente já possui uma acurácia que está dentro do que a legislação exige.

Ou seja, uma leve melhora não justifica você pagar mais caro por um receptor que possua mais canais.

 

Conclusão a respeito de quanto canais um receptor GNSS deve ter

Conclusão a respeito de quanto canais GPS um receptor GNSS deve ter

Uma vez tendo analisado cuidadosamente todos os possíveis motivos que poderiam se consolidar como benefícios na compra de um par de receptores RTK que possua mais de 180 a 220 canais, não consegui encontrar nenhum motivo forte o suficiente que justifique você abrir sua carteira para isso.

Vídeo a respeito do assunto.


Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.