Glonass: Características e Aplicações?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Glonass, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • O que é o Glonass;
  • Qual o histórico de lançamento dos satélites desta constelação;
  • Quais os requisitos da mesma para o Posicionamento Pelo GNSS;
  • Quais as características dos mesmos;
  • Quais as aplicações dos satélites Glonass;
  • E muito mais.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

O que é o Glonass

glonass

GLONASS é um sistema de navegação por satélite Russo.

No caso, ГЛОНАСС; Глобальная навигационная спутниковая система, o que pode ser traduzido para o português como Sistema de Navegação Global por Satélite.

Segundo a wikipedia, atualmente é um dos dois únicos sistemas GNSS completamente operacionais ao lado do sistema Norte Americano NAVSTAR GPS.

 

Histórico de lançamento dos satélites Glonass

histórico de lançamento dos satélites Glonass

O Glonass é mais uma evolução tecnológica oriunda da guerra fria. Isso porque o mesmo começou a ser desenvolvido na extinta União Soviética no ano de 1976.

No início, o objetivo da constelação Glonass era o uso militar, somente mais tarde que a mesma passou a ser utilizada para o uso civil.

Perceba que foi o mesmo que aconteceu com o NAVSTAR-GPS, que durante a corrida espacial, os Estados Unidos e a União Soviética desenvolveram sistemas de posicionamento para uso militar, sendo que posteriormente os mesmos passaram a ser aplicados para o uso civil.

O primeiro satélite Glonass foi lançado no ano de 1982, sendo que no ano de 1984, com 4 satélites em órbita foi realizado o primeiro teste.

Ao longo dos anos posteriores, o número de satélites em órbita foi aumentando gradativamente, sendo que no ano de 1993, a constelação já contava com algo no entorno de 10 a 12 satélites em órbita.

Este número de satélite permitiu que o sistema se torna-se operacional, porém, sem que a cobertura do mesmo fosse global.

Com o lançamento de novos satélites, a primeira constelação foi concluída em 1995. Posteriormente, na década de 2000, sob a presidência de Vladimir Putin, a restauração do sistema se tornou uma prioridade do Governo.

Como consequência no mês de dezembro de 2007, foram lançados 14 satélites, o que possibilitou que a constelação Glonass fica-se completa.

 

Requisitos da constelação Glonass para o Posicionamento Pelo GNSS

glonass posicionamento pelo gnss

No caso, a mesma é baseada na existência de 24 satélites operacionais (sendo que 18 satélites são necessários para cobrir o território da Rússia).

Para que a cobertura global seja possível com a determinação de posições altamente acuradas, os satélites foram distribuídos em três níveis orbitais, com oito satélites em cada um deles.

Desta maneira, com 24 satélites operacionais, a constelação consegue uma boa geometria, tendo uma cobertura global.

Na realidade, a cobertura da constelação Glonass se tornou global somente no mês de outubro de 2011, sendo que para isso foi necessária a restauração do sistema.

Com isso, este sistema de posicionamento acrescentou-se ao NAVSTAR-GPS, sendo que ambos estão completamente operacionais.

 

Características da constelação Glonass

características constelação glonass

Assim como o sistema NAVSTAR-GPS, o sistema GLONASS também é estruturado em três segmentos. São eles os segmentos:

  • Espacial: composto pela constelação de satélites;
  • De usuários: formado pelos receptores, sejam eles de uso civil ou militar;
  • De controle: formado pelas estações terrestres que controlam e monitoram os satélites GLONASS, corrigindo suas órbitas e relógios.

No caso, o segmento de controle do GLONASS está diretamente subordinada à Agência Espacial Russa.

O sistema de tempo no GLONASS é baseado em uma escala atômica, não contínua, orientada ao horário padrão da cidade de Moscou, Rússia.

As efemérides são transmitidas no sistema de referência PZ-90. Soluções que demandem a combinação de GLONASS com sistemas como GPS demandam que sejam realizadas transformações pertinentes entre PZ-90 e outros sistemas de referência, tais como o WGS84 (utilizado pelo GPS).

 

Diferencial da constelação

diferencial da constelação glonass

O grande diferencial da constelação Glonass é que diferentemente das demais constelações, os dados oriundos da mesma são gratuitos na resolução máxima, que é de decímetros.

Assim como as demais constelação para que seja possível a determinação de uma posição, o receptor GNSS deve conseguir rastrear os dados de pelo menos quatro satélites, três dos quais serão utilizados para a determinação da localização do usuário e o quarto para a sincronização dos relógios.

 

Principais aplicações dos satélites Glonass

Principais aplicações dos satélites Glonass

Entre as principais aplicações da constelação Glonass, a Embrapa em seu site, traz as seguintes:

 

Continue aprendendo sobre posicionamento pelo GNSS

outros satélites, suas características e aplicações

Lembrando que aqui no blog eu possuo centenas de artigos sobre Geotecnologias. Separei alguns artigos épicos sobre Posicionamento Pelo GNSS para você continuar com seus estudos sobre o tema.

Seguem os mesmos:

> Posicionamento Absoluto: conheça os 4 métodos…

> Posicionamento Relativo: métodos de posicionamento e suas aplicações…

> Posicionamento por ponto preciso: guia definitivo sobre o tema…

> GPS para medir área rural: aprenda a comprar o seu…

> GPS RTK Para Georreferenciamento: tudo que você precisa saber a respeito…

Também possuo vários cursos e livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.
Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.