Glonass, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • O que é o Glonass;
  • Qual o histórico de lançamento dos satélites desta constelação;
  • Quais os requisitos da mesma para o Posicionamento Pelo GNSS;
  • Quais as características dos mesmos;
  • Quais as aplicações dos satélites Glonass;
  • E muito mais.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

O que é o Glonass

glonass

GLONASS é um sistema de navegação por satélite Russo.

No caso, ГЛОНАСС; Глобальная навигационная спутниковая система, o que pode ser traduzido para o português como Sistema de Navegação Global por Satélite.

Segundo a wikipedia, atualmente é um dos dois únicos sistemas GNSS completamente operacionais ao lado do sistema Norte Americano NAVSTAR GPS.

 

Histórico de lançamento dos satélites Glonass

histórico de lançamento dos satélites Glonass

O Glonass é mais uma evolução tecnológica oriunda da guerra fria. Isso porque o mesmo começou a ser desenvolvido na extinta União Soviética no ano de 1976.

No início, o objetivo da constelação Glonass era o uso militar, somente mais tarde que a mesma passou a ser utilizada para o uso civil.

Perceba que foi o mesmo que aconteceu com o NAVSTAR-GPS, que durante a corrida espacial, os Estados Unidos e a União Soviética desenvolveram sistemas de posicionamento para uso militar, sendo que posteriormente os mesmos passaram a ser aplicados para o uso civil.

O primeiro satélite Glonass foi lançado no ano de 1982, sendo que no ano de 1984, com 4 satélites em órbita foi realizado o primeiro teste.

Ao longo dos anos posteriores, o número de satélites em órbita foi aumentando gradativamente, sendo que no ano de 1993, a constelação já contava com algo no entorno de 10 a 12 satélites em órbita.

Este número de satélite permitiu que o sistema se torna-se operacional, porém, sem que a cobertura do mesmo fosse global.

Com o lançamento de novos satélites, a primeira constelação foi concluída em 1995. Posteriormente, na década de 2000, sob a presidência de Vladimir Putin, a restauração do sistema se tornou uma prioridade do Governo.

Como consequência no mês de dezembro de 2007, foram lançados 14 satélites, o que possibilitou que a constelação Glonass fica-se completa.

 

Requisitos da constelação Glonass para o Posicionamento Pelo GNSS

glonass posicionamento pelo gnss

No caso, a mesma é baseada na existência de 24 satélites operacionais (sendo que 18 satélites são necessários para cobrir o território da Rússia).

Para que a cobertura global seja possível com a determinação de posições altamente acuradas, os satélites foram distribuídos em três níveis orbitais, com oito satélites em cada um deles.

Desta maneira, com 24 satélites operacionais, a constelação consegue uma boa geometria, tendo uma cobertura global.

Na realidade, a cobertura da constelação Glonass se tornou global somente no mês de outubro de 2011, sendo que para isso foi necessária a restauração do sistema.

Com isso, este sistema de posicionamento acrescentou-se ao NAVSTAR-GPS, sendo que ambos estão completamente operacionais.

 

Características da constelação Glonass

características constelação glonass

Assim como o sistema NAVSTAR-GPS, o sistema GLONASS também é estruturado em três segmentos. São eles os segmentos:

  • Espacial: composto pela constelação de satélites;
  • De usuários: formado pelos receptores, sejam eles de uso civil ou militar;
  • De controle: formado pelas estações terrestres que controlam e monitoram os satélites GLONASS, corrigindo suas órbitas e relógios.

No caso, o segmento de controle do GLONASS está diretamente subordinada à Agência Espacial Russa.

O sistema de tempo no GLONASS é baseado em uma escala atômica, não contínua, orientada ao horário padrão da cidade de Moscou, Rússia.

As efemérides são transmitidas no sistema de referência PZ-90. Soluções que demandem a combinação de GLONASS com sistemas como GPS demandam que sejam realizadas transformações pertinentes entre PZ-90 e outros sistemas de referência, tais como o WGS84 (utilizado pelo GPS).

 

Diferencial da constelação

diferencial da constelação glonass

O grande diferencial da constelação Glonass é que diferentemente das demais constelações, os dados oriundos da mesma são gratuitos na resolução máxima, que é de decímetros.

Assim como as demais constelação para que seja possível a determinação de uma posição, o receptor GNSS deve conseguir rastrear os dados de pelo menos quatro satélites, três dos quais serão utilizados para a determinação da localização do usuário e o quarto para a sincronização dos relógios.

 

Principais aplicações dos satélites Glonass

Principais aplicações dos satélites Glonass

Entre as principais aplicações da constelação Glonass, a Embrapa em seu site, traz as seguintes:

  • Aplicações diversas nos meios de transporte, como no deslocamento de automóveis, trens, aeronaves e navios, no planejamento de rotas, contribuindo com aumento de velocidade nos deslocamentos, otimização energética e aumento de segurança aos usuários, incluindo serviços de rastreabilidade;
  • Deve ser utilizado em toda atividade que dependa de posicionamento geodésico e geográfico, como cartografia de precisão, levantamentos georreferenciados, georreferenciamento de mapas e imagens de satélites etc.;
  • Em agricultura de precisão, na identificação precisa de objetos em campo, em georastreabilidade de produtos agrícolas, no cadastro rural, georreferenciamento de imóveis rurais, mapeamentos diversos como uso e cobertura das terras;
  • Em meio ambiente com monitoramento ambiental, levantamento e proteção de recursos naturais, coleta de pontos amostrais georreferenciados etc.

 

Continue aprendendo sobre posicionamento pelo GNSS

outros satélites, suas características e aplicações

Lembrando que aqui no blog eu possuo centenas de artigos sobre Geotecnologias. Separei alguns artigos épicos sobre Posicionamento Pelo GNSS para você continuar com seus estudos sobre o tema.

Seguem os mesmos:

> Posicionamento Absoluto: conheça os 4 métodos…

> Posicionamento Relativo: métodos de posicionamento e suas aplicações…

> Posicionamento por ponto preciso: guia definitivo sobre o tema…

> GPS para medir área rural: aprenda a comprar o seu…

> GPS RTK Para Georreferenciamento: tudo que você precisa saber a respeito…

Também possuo vários cursos e livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Curso de GPS RTK – Conheça o mais completo do Paíscurso de gps rtk - operador de receptores GNSS

Um dos cursos que possuo é o Curso de Operador de Receptores GNSS. Com o mesmo você vai se tornar INDEPENDENTE na operação de receptores GNSS

No caso, ser INDEPENDENTE na operação de receptores GNSS significa:

  • Conseguir OBTER DADOS COM GRANDE VELOCIDADE, não precisando depender de outros profissionais;
  • Conseguir identificar e ELIMINAR QUALQUER FONTE DE ERRO, tendo segurança em sua vida;
  • Dominar o PPP, o Processamento e o Ajustamento de Dados.

Enfim, você vai DOMINAR O POSICIONAMENTO PELO GNSS DO INÍCIO AO FIM, aprendendo a obter dados no método RTK e no método Pós Processado.

seta

Alguns Diferenciais do Curso de Operador de Receptores GNSS

diferenciais do curso GPS

  • Certificado de conclusão com carga horária de 25 horas;
  • Acesso em todos os dispositivos;
  • Pagamento seguro;
  • Suporte via WhatsAPP;
  • Mais de 140 alunos formados.

O mesmo é um curso GPS:

  • SIMPLES, FÁCIL, PRÁTICO, EFICAZ e direto ao ponto!
  • Sem pré-requisitos e SEM ENROLAÇÃO!
  • Aprenda através de EXEMPLOS REAIS!
  • Linguagem FÁCIL e voltada para a PRÁTICA!
  • Evolua Do ZERO ao EXPERT DOMINANTE e vá diretamente para a prática, prestando serviços de altíssima qualidade e ganhando dinheiro!

 

seta

curso rtk

seta

 

 

 

 

livros professor Adenilson


Adenilson Giovanini
Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Possui mais de 710 artigos em seu blog e mais de 460 vídeos em seu canal no youtube. Também é o autor do livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática, que desde que foi lançado é o livro mais vendido do pais sobre o assunto.