Sobreposição de área: 3 erros cometidos
Se após a realização de um levantamento você estiver tendo problemas de sobreposição de área com um confrontante, isso significa que das 2 uma:
“O seu levantamento ou o levantamento do outro profissional possui erros.“
O problema é que quando se fala em sobreposição de áreas, eu vejo muitos profissionais agirem de maneira nada aconselhável.
Por causa disso, decidi escrever este artigo mostrando 3 erros cometidos pelos profissionais.
Sobreposição de área no georreferenciamento – Atitude errada 1 – Não procurar o outro profissional!
Primeiramente, existem aqueles profissionais que nem chegam a procurar o outro profissional para tentar resolver o problema. Os mesmos encaminham logo um requerimento junto ao INCRA.
Ao fazerem isso os mesmos acabam se queimando junto aos outros profissionais de sua região.
O problema é que ninguém está livre de fazer um levantamento cuja acurácia fique fora dos limites aceitos pela legislação.
Com isso, no momento que este profissional tiver algum dado problemático, correrá o risco do outro profissional pagar com a mesma moeda, encaminhando um requerimento junto ao INCRA.
Sobreposição de área no georreferenciamento – Atitude errada 2 – Se recusar a colaborar com o outro profissional!
Já o segundo problema é que muitos profissionais se recusarem a colaborar com o outro profissional, disponibilizando seus dados para o mesmo.
Perceba que sempre que existir sobreposição de área, o procedimento padrão que deve você assumir é:
- Verificar cuidadosamente se os seus dados estão certos;
- Caso você tenha certeza que os seus dados estão certos, procurar o outro profissional falando a respeito do problema e pedir a ajuda do mesmo.
Caso o outro profissional se recuse a ajudar, dai sim você não terá outra solução a não ser encaminhar um requerimento junto ao INCRA, via SIGEF.
Sobreposição de área no georreferenciamento – Atitude errada 3 – Assumir que o profissional que levantou a primeira área está certo!
Perceba que não existe nenhum sentido em chegar-se a esta conclusão, pois qualquer um dos profissionais pode ter errado.
Enfim, quando existir sobreposição de área, você sempre deve primeiramente conferir e re-conferir os seus dados e somente depois, quando tiver certeza que seus dados estejam certos, entrar em contato com o outro profissional.
Por outro lado, sempre que outro profissional procurar você, colabore com o mesmo porque, desta maneira, o problema será resolvido mais facilmente e você não correrá o risco de levar uma notificação do INCRA.
Veja bem, colaborar não significa manipular os seus dados para ajudar o outro profissional. Isso é crime.
Eu digo isso porque já vi profissionais fazerem isso. O profissional, para não ter que voltar a campo, deu uma ajustada nos dados do seu levantamento.
O problema disso é que conforme os profissionais da área mesmo falam:
“O profissionais do INCRA costumam não fazer auditoria… Até fazerem!“
Alguns dias atrás mesmo eu estava conversando com um amigo e o mesmo relatou que um profissional do INCRA fez uma série de auditorias e que vários profissionais tiveram que refazer serviços que estavam problemáticos.
Lembre-se:
“A responsabilidade pelos dados é sua!“
Logo, mantenha todos seus dados e obedeça a legislação que você não terá problemas.
Colabore com os outros profissionais, porém jamais manipule os seus dados. Se o outro profissional faz serviço meia boca, inevitavelmente em algum momento a casa vai cair e o mesmo será pego.
O problema é que ao você tentar ajudar o mesmo, esta correndo o risco de levar uma notificação do INCRA e talvez até de ter seu credenciamento congelado por algum tempo.
Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos
Você quer dominar a Topografia Cadastral?
Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.
O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: