Posse e propriedade: entenda a diferença

Publicado por Adenilson Giovanini em

Posse e propriedade são 2 termos que causam muita confusão na cabeça das pessoas.

Isso sem falar que ao não entenderem a diferença entre estes 2 termos, as mesmas não dão a devida importância aos mesmos, correndo séries riscos e sofrendo uma série de sansões.

Vamos entender estes termos, suas especificidades e suas importâncias.

Posse e propriedade: o que significa ser proprietário?

posse e propriedade de imóveis

Ser proprietário nada mais significa do que “ser o dono de uma coisa” mediante a comprovação através do registro do imóvel no cartório.

Quem é proprietário consegue uma série de direitos, como, por exemplo:

  • Tirar financiamentos e;
  • Assegurar a produção.

Isso sem falar de que ao ter a propriedade de uma fração de terras, a mesma se torna muito mais valorizada do que ao ter-se a simples posse.

Quem é proprietário também consegue trocar e vender o imóvel, sendo que a maior vantagem de se ter a propriedade de um imóvel é a segurança obtida ao se saber que ninguém poderá tomar o mesmo de você.

No que se refere ao assunto, o artigo 1.228 do Código Civil traz a seguinte passagem:

“O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha”.

Posse e propriedade: o que significa ter a posse de um imóvel

posse de um imóvel

O posseiro ou possuidor, é uma pessoa que possui um imóvel que não possui matrícula em cartório.

Desta maneira, o possuidor não possui a propriedade do imóvel e sim a simples posse.

Naturalmente, o mesmo costuma agir como que se proprietário fosse, porém ao não ter o imóvel registrado em cartório, sofre uma série de sanções, entre elas:

  • Não consegue financiar e nem assegurar sua produção;
  • Tem mais dificuldades para vender seu imóvel, pois as pessoas querem a segurança jurídica gerada pela propriedade. Sendo que caso consiga vender o mesmo, o fará por um preço bem abaixo do de mercado.

O próprio código civil, em seu artigo 1.196 traz a seguinte definição para o termo possuidor:

“Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade”.

 

Posse e propriedade: o efeito colateral de ter-se a simples posse e não a propriedade do imóvel

efeito colateral da simples posse

O efeito colateral de não ter-se a propriedade do imóvel é que a pessoa não consegue tirar financiamentos.

Como a mesma muitas vezes não possui recursos para comprar os fertilizantes e agrotóxicos necessários, não consegue cultivar corretamente a terra e, com isso, sua produção será bem menor do que poderia ser.

Perceba como a mesma acaba entrando em um circulo vicioso de descapitalização.

Isso porque ao não ter dinheiro para financiar os insumos necessários, produz pouco, ao produzir pouco, acaba não tendo dinheiro para financiar a próxima safra, o que faz com que a mesma fique preza neste circulo de miséria ano após ano.

Para piorar a situação, como a mesma não consegue assegurar sua produção, se acontecer algum evento climático adverso, a mesma corre o risco da situação ficar ainda pior.

Tenha a segurança da propriedade de seu imóvel

Usucapião urbano

Ao comprar um imóvel, muitas vezes a pessoa se descapitaliza e, com isso, acaba optando por não contratar um agrimensor para medir e desmembrar o imóvel.

Como efeito colateral não consegue registrar o mesmo em cartório.

Ou seja, entre posse e propriedade, acaba optando em ficar apenas com a posse e não com a propriedade do imóvel.

Porém, perceba que as vantagens obtidas ao se registrar o imóvel em cartório, tendo-se a propriedade do mesmo são muitas, logo ao comprar um imóvel busque sempre medir e registrar o mesmo.

E você meu amigo agrimensor, eduque e instrua seus clientes a este respeito. Mostre para os mesmos a importância da obtenção da propriedade do imóvel.

Eu digo isso porque muitas pessoas não percebem a grande quantidade de benefícios que obtém ao ter a propriedade do imóvel e não a simples posse.

Logo, repito, sempre que tiver a oportunidade fale a respeito, ajudando as pessoas a entenderem a importância de terem a propriedade do imóvel, mostrando todos os problemas de ter-se a simples posse.

Vá até mesmo em eventos, rádios e ministre palestras em sua região para falar sobre o tema.

Não podemos deixar que as pessoas por desconhecimento deixem de lado o direito de terem a propriedade de seus imóveis.

 

Como obter a propriedade de áreas de posse

usucapião

Toda área de posse pode ser convertida em propriedade mediante processo de usucapião.

Vídeo a respeito do assunto.


Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.