Quais são os 4 diferentes métodos de levantamento planimétrico existentes, quando utilizar os mesmos e que elementos que as respectivas plantas topográficas devem ter.
É isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.
Métodos de levantamento planimétrico – Conheça os 6 diferentes métodos de levantamento de dados existentes
Existem 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos, sendo que dependendo dos objetivos do levantamento de dados, um destes 6 diferentes métodos de levantamento deve ser adotado.
De acordo com a NBR 13.133 os métodos de levantamento de dados existentes são:
- Levantamento topográfico expedito;
- Levantamento topográfico planimétrico;
- Levantamento topográfico altimétrico;
- Levantamento topográfico planialtimétrico;
- Levantamento topográfico planimétrico cadastral;
- Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral.
No caso, a NBR 13.1333 trás o seguinte conceito para levantamento topográfico:
Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com eqüidistância também predeterminada e/ou pontos cotados.
Ou seja, todo levantamento topográfico deve possuir 2 etapas:
- Implantação e materialização de pontos de apoio no terreno;
- Levantamento dos dados propriamente ditos.
Sendo que posteriormente será produzida a planta, a qual terá o desenho topográfico.
Vamos conhecer melhor cada um dos diferentes métodos de levantamento planimétrico existentes.
Métodos de levantamento planimétrico – Levantamento topográfico planimétrico
O levantamento topográfico planimétrico também é conhecido como levantamento planimétrico ou levantamento perimétrico, sendo que a NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o mesmo:
Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações. Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.
O grande objetivo de um levantamento topográfico é o levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade.
Ou seja, durante o levantamento topográfico, o profissional deve fazer a medição das mudanças de ângulo e distâncias, obtendo ao final do levantamento o perimetro e a área da propriedade imobiliária.
O profissional também deve informar na planta e no memorial descritivo toda e qualquer mudança de confrontante existente.
Na imagem abaixo você pode ver um exemplo de planta oriunda de um levantamento topográfico planimétrico.
Perceba que a mesma possui todos os elementos essenciais que um planta ou mapa deve ter (Norte, legenda, título, sistema de projeção e escala).
Possuindo ainda uma série de outras informações importantes. São elas:
- Os confrontantes e o local no qual existe mudança de confrontação (através de segmentos de reta existentes nas mudanças de ângulo);
- A numeração dos vértices;
- Dados do responsável técnico;
- A data;
- A localização do imóvel e;
- O desenhista (é normal o desenhista ser um dos colaboradores e o responsável técnico ser o dono da empresa, sendo que a ART ou RRT deve estar no nome do responsável técnico).
Métodos de levantamento planimétrico – Levantamento topográfico planialtimétrico
A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o levantamento topográfico planialtimétrico:
Levantamento topográfico planimétrico acrescido da determinação altimétrica do relevo do terreno e da drenagem natural.
Uma planta topográfica planialtimétrica é uma planta cujo desenho topográfico, além dos elementos planimétricos, também possui os elementos altimétricos.
Segue um exemplo de planta com um desenho topográfico planialtimétrico:
Levantamento topográfico planimétrico cadastral
A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o levantamento topográfico planimétrico cadastral:
Levantamento planimétrico acrescido da determinação planimétrica da posição de certos detalhes visíveis ao nível e acima do solo e de interesse à sua finalidade, tais como: limites de vegetação ou de culturas, cercas internas, edificações, benfeitorias, posteamentos, barrancos, árvores isoladas, valos, valas, drenagem natural e artificial, etc. Estes detalhes devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.
Ou seja, um levantamento topográfico planimétrico cadastral, além dos limites e confrontações, deve realizar o levantamento dos diferentes elementos naturais e/ou artificiais existentes na propriedade imobiliária.
Elementos estes cujo edital de licitação, proposta ou instrumento legal deve discriminar.
Ou seja, se for um serviço o qual esta sendo prestado para um órgão público, o edital deve detalhar os elementos que precisam serem mapeados.
Se, por outro lado, quem estiver contratando o serviço for uma empresa ou profissional liberal, este deve detalhar quais são os elementos que devem serem mapeados.
A planta topográfica planimétrica cadastral também deve trazer a representação dos mesmos. Segue um exemplo de planta com um desenho topográfico planimétrico cadastral:
Fonte: https://sgtopografia.com.br/
Perceba que a mesma trás a representação de uma série de elementos, possuindo uma legenda que explica de maneira detalhada os mesmos.
Métodos de levantamento planimétrico – Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral
A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o levantamento topográfico planialtimétrico cadastral:
Levantamento topográfico planialtimétrico acrescido dos elementos planimétricos inerentes ao levantamento planimétrico cadastral, que devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.
Ou seja, um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral além dos limites e confrontações e dos diferentes elementos naturais e/ou artificiais existentes na propriedade imobiliária, deve faz o levantamento da altimetria da mesma.
a planta planialtimétrica cadastral, por sua vez, deve possuir:
- Os elementos planimétricos;
- O diferentes elementos naturais e/ou artificiais de interesse aos elementos altimétricos e;
- A representação da altimetria da área de interesse.
Segue um exemplo de planta com um desenho topográfico planialtimétrico cadastral.
Perceba que a mesma trás a representação dos diferentes elementos de interesse.
Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.
Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.
Clique neste link e conheça melhor o mesmo.
Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏
Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos
A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.
O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!
Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.
Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: