Máscara de Elevação GNSS: Quando Utilizar?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é uma máscara de elevação? Quanto utilizar? Que cuidados que você precisa ter na utilização de máscaras de elevação?

Neste post eu irei responder estas perguntas.

 

O que é uma máscara de elevação?

porque utilizar uma máscara de elevação

Uma máscara de elevação nada mais é do que um ângulo a partir do horizonte no qual os satélites não são rastreados.

Durante a propagação do sinal emitido pelo satélite, o mesmo sofre interferência da troposfera e da ionosfera. Conforme você pode visualizar na imagem acima, conforme o satélite se aproxima do horizonte, o tamanho das camadas de ionosfera e de troposfera pelos quais o sinal sinal emitido precisa atravessar é bem maior.

Isso faz com que a interferência sofrida seja maior, de certa maneira que os sinais dos satélites que estão no horizonte degradam a acurácia dos dados.

A utilização de uma máscara de elevação, exclui os satélites que estão no horizonte do rastreamento de dados, evitando a degradação da acurácia dos dados.

Ou seja, ao utilizar-se uma máscara de elevação, excluindo-se os satélites que estão mais no horizonte, a acurácia acaba melhorando.

 

Quanto utilizar uma máscara de elevação?

que ângulo de máscara de elevação utilizar

Sempre que você for rastrear dados com receptores GNSS, é aconselhável a utilização de uma máscara de elevação.

Porém, o ângulo exigido pela legislação varia de aplicação para aplicação.

Por exemplo, no georreferenciamento de imóveis rurais, é aconselhável que você utilize 15 graus de máscara de elevação na base e 10 graus de elevação no hover.

Na realidade, você pode utilizar 15 graus para a grande maioria das aplicações. Com isso, garante uma melhor acurácia dos dados.

Perceba que até poucos anos atrás, as únicas constelações existentes eram a GPS e a GLONASS. Com isso, o risco do DOP ficar alto era maior.

Porém, atualmente temos várias constelações ativas, de certa maneira que é extremamente difícil ter-se uma má geometria dos satélites.

Ou seja, o risco do DOP ficar ruim, praticamente não existe mais.

 

Que cuidados que você precisa ter

posicionamento pelo gnss

Uma vez que você definiu uma máscara de elevação a campo, os dados dos satélites existentes dentro daquele ângulo não serão rastreados. Ou seja, uma vez que você definiu um ângulo não tem como voltar atrás.

Uma dica importante neste sentido, é que é possível definir-se a máscara de elevação no Software de processamento e ajustamento de dados.

Ou seja, você pode deixar uma máscara maior a campo e, posteriormente, ao fazer o processamento e o ajustamento dos dados, definir uma máscara maior.

No vídeo do link abaixo eu mostro como ver como o DOP irá ficar antes mesmo de fazer o rastreamento dos dados a campo.

 

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.