Inteligência Geográfica?
Inteligência geográfica, diante de você encontra-se um artigo com simplesmente tudo que você precisa saber sobre o tema.
Com a leitura do mesmo você aprenderá:
- O que é a inteligência geográfica;
- Quais suas aplicações;
- Quais os benefícios proporcionados pela mesma;
- Quando você deve utilizar a inteligência espacial e;
- O que a mesma fará por sua empresa.
Prossiga a leitura com máxima atenção.
O que é a inteligência geográfica
A inteligência geográfica é uma ferramenta que possibilita uma melhor tomada de decisão por pessoas e empresas que a utilizam.
A mesma é muito mais do que apenas a localização georreferenciada de fenômenos, se preocupando com a compreensão da distribuição espaço temporal e o reconhecimento de padrões.
Com isso, a inteligência espacial possibilita a obtenção de respostas e soluções para problemas do mundo real.
Para possibilitar uma correta tomada de decisões geoespaciais, a mesma se baseia na utilização de:
- Dados georreferenciados;
- Estatísticas espaciais;
- Conhecimentos geográficos;
- Técnicas de processamento de dados geoespaciais e;
- Programação.
Aplicações da inteligência geográfica
A mesma é uma ferramenta que possibilita que empresas conheçam a região em que irão atuar.
Por exemplo, digamos que o senhor Pedro pretende abrir uma padaria. Através da utilização do Geomarketing que se baseia na utilização da inteligência geográfica, o mesmo conseguirá mapear:
- Seus concorrentes;
- A distribuição espacial de potenciais clientes;
- As vias de trafego.
Desta maneira, o mesmo consegue identificar o melhor local para a colocação de sua empresa, maximizando suas vendas.
A inteligência geográfica também possibilita que empresas sejam mais assertivas na implementação de suas estratégias.
Por exemplo, uma cervejaria ao utilizar ferramentas de inteligência geográfica consegue colocar seus produtos em mais pontos de venda, o que resulta em mais vendas.
Perceba que esta mesma estratégia pode ser utilizada pelas diferentes industrias de bens de consumo.
Que a utilização de ferramentas de Geoprocessamento possibilita um melhor mapeamento e uma melhor logística, o que acaba resultando em mais vendas por um menor custo.
Dados utilizados pela inteligência geográfica
A mesma utiliza dados públicos e privados.
Por exemplo, na abertura de um novo negócio, uma empresa pode utilizar dados do IBGE para identificar o perfil dos habitantes de determinado lugar e quantas pessoas vivem no mesmo.
Posteriormente, a mesma pode mapear possíveis concorrentes, geoespacializando os mesmos.
Uma outra informação de suma importância é a dinâmica espacial. Por exemplo, temos cidades nas quais existem bairros destinados a moradia, sendo que as pessoas precisam se deslocar para o centro, onde o comércio se concentra e, também, para a zona industrial.
Desta maneira, as vias e os polos geradores de trafego precisam ser levados em consideração.
Ou seja, perceba que normalmente utiliza-se tanto dados disponibilizados por órgãos públicos, como dados próprios, sendo que estas diferentes informações são inseridas em um software de Geoprocessamento.
Posteriormente, utiliza-se metodologias e algoritmos para a obtenção de conhecimentos estratégicos.
Perceba que a utilização de ferramentas de Geoprocessamento de maneira estratégica possibilita:
- A realização de ações de marketing mais certeiras;
- Um planejamento mais eficiente das vendas;
- A compreensão de hábitos do público-alvo e;
- A identificação da viabilidade de um negócio.
Benefícios proporcionados pela inteligência geográfica
A inteligência geográfica transforma informações estatísticas em conhecimento estratégico, possibilitando uma melhor tomada de decisões por empreendedores e gestores.
Com isso, a mesma possibilita que empreendedores tenham mais segurança ao empreender e que empresas aumentem suas vendas e lucros ao mesmo tempo que diminuam seus custos.
Quando você deve utilizar a inteligência geográfica
A inteligência geográfica e a utilização do Geomarketing se aplicam a diferentes situações. Como exemplos temos:
- Abertura de um novo negócio;
- Atração de prospects e geração de leads;
- Conhecimento do mercado de atuação da empresa.
Perceba que conhecer seu mercado de atuação, conhecendo seu público e seus concorrentes é essencial para uma gestão estratégica que culminará no aumento das vendas e dos lucros.
Lembre-se da famosa frase de Sun Tzu:
Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…
Desta maneira, a utilização de ferramentas de inteligência espacial constitui um ativo utilizado por empresas que se destacam, possibilitando que as mesmas sejam mais estratégicas e assertivas.
Um exemplo disso é a Aurora alimentos que possui um departamento de Geoprocessamento.
Departamento este que possibilita uma gestão geoespacial inteligente, possibilitando que a empresa economize milhões de reais anualmente em suas operações logísticas.
O que a inteligência geográfica fará por sua empresa
De acordo com a empresa Geofusion, a análise geográfica indica os lugares onde o negócio pode ser impulsionado, além de identificar a localização do público-alvo.
Isso ajuda a empresa a ajustar a oferta de produtos em determinados locais, mostrando também onde a concorrência está localizada e os melhores pontos para realizar promoções.
Essa avaliação revela a produtividade e a evolução dos pontos de venda, facilitando o gerenciamento de esforços por região. Desse modo, é possível otimizar toda a operação, reduzindo os custos e aumentando os lucros.
Continue aprendendo sobre dados Geoespaciais
Aqui no blog eu possuo dezenas de artigos sobre Geotecnologias. Separei 3 deles para você:
> Sistemas de Informações Geográficas – o que são, softwares e aplicações…
> Geoprocessamento Ambiental: o que é…
> Geotecnologias: o que são e quais as existentes…
Também possuo uma série de cursos e de livros práticos.
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Principais Conteúdos Abordados no Curso Online de QGIS
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Módulo 2: criando mapa de uso e ocupação do solo de propriedade rural
Módulo 3: cálculo de áreas, perímetros e distâncias de linhas no QGIS
Módulo 4: criando memorial descritivo de áreas e quadro analítico de forma automática no QGIS
Módulo 5: criando uma planta de macrozoneamento para licenciamento ambiental
Módulo 6: criando um mapa de proteção de área permanente (APP’s) de uma propriedade rural
Módulo 7: criando um mapa hipsométrico da sua área de interesse
Módulo 8: criando uma planta topográfica georreferenciada no QGIS
Módulo 9: layout de mapas – criando um mapa de bacias e sub bacias hidrográficas
Módulo 10: delimitação de bacias hidrográficas
Módulo 11: demarcação urbanística no QGIS
Módulo 12: mapa de classes de declividade (com MDE – Alos Palsar)
Módulo 13: mapa de prospecção de áreas para instalação de usinas solares fotovoltaicas
Módulo 14: elaborar mapa de classes de solo
Módulo 15: elaborar mapas de classes de fatores limitantes à mecanização agrícola dos solos