INCRA Georreferenciamento: A Melhor Técnica?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O incra georreferenciamento é um tema bem complexo. Aqui no blog mesmo, possuo mais de 40 artigos sobre o tema.

Para navegar pelos mesmos é só acessar este link.

Outro sim, resolvi produzir este artigo para responder uma dúvida Uma dúvida frequente quando se fala em incra georreferenciamento.

No caso, que técnica utilizar. Isso mesmo, esta é uma pergunta que seguidamente algum aluno do Método Georreferenciamento Sem Mistérios me faz, juntamente com alguma variação da mesma como, por exemplo:

Adenilson, que método você me aconselha utilizar para levantar os dados?

Que método devo utilizar para levantar dados em trechos de córregos?

Ou ainda:

Como levantar dados em locais de mata fechada?

Bom, existem basicamente 2 estratégias que você pode utilizar em processos de incra georreferenciamento. São elas:

  • Estratégia 1 – Levantamento dos dados em 2 dias e;
  • Estratégia 2 – Levantamento dos dados em 1 único dia.

Vamos ver melhor cada uma delas.

 

Incra Georreferenciamento – Estratégia 1 – Levantamento dos dados em 2 dias

proced
Eu confesso que no meu dia a dia, costumo fazer o levantamento dos dados em 2 dias.

Isso porque gosto de no primeiro dia ir a campo para conhecer a propriedade. Já aproveito para rastrear os dados da base, percorrer o perímetro da mesma e locar os marcos no mesmo.

Além disso, na reunião com o cliente, normalmente entrego um chacklist para ele ir obtendo os dados dos confrontantes.

Desta maneira, neste primeiro dia, já aproveito para conversar com algum confrontante que não tenha passado os dados dele para meu cliente.

Este procedimento é muito bom porque me possibilita identificar confrontantes que não queiram assinar, que morem em um município distante ou até mesmo em outro estado.

Incra Georreferenciamento – Estratégia 2 – Levantamento dos dados em 1 único dia

OBTER_DADOS

O outro procedimento que você pode adotar em processos de incra georreferenciamento é ir a campo em um único dia. Eu utilizo este método somente em propriedades de pequeno porte.

Isso porque quando se vai a campo em um único dia os riscos são maiores.

Eu aconselho que sempre que for a campo em um único dia, que você leve alguns marcos a mais do que o número de vértices que o dono da propriedade disse que a mesma possuí.

Este procedimento evitará que você tenha que voltar a campo um outro dia por causa de 1 ou 2 marcos.

Outro sim, a ida a campo em um único dia economiza tempo e dinheiro. Por isso, é o procedimento mais adequado em propriedades de pequeno porte. Você precisa apenas ter bastante cuidado.

Adote a seguinte regra neste momento:

Sempre esteja preparado para a mais poderosa das guerras, mesmo que ela pareça ser apenas uma peleia de canivete!

 

Incra Georreferenciamento – Dica extra 1 – Qualidade em primeiro lugar

qualidade no georreferenciamento incra

Isso mesmo, sempre tenha esta frase em mente. Eu digo isso porque por mais que tenhamos todo o cuidado do mundo, estamos utilizando o posicionamento pelo GNSS e ninguém está livre de sofrer os efeitos das diferentes fontes de erros inerentes ao mesmo.

Prepare-se desde agora tanto psicologicamente como financeiramente, pois em algum momento você obterá dados problemáticos.

Eu digo isso porque as fontes de erro são muitas. Como exemplos temos:

 

Cintilação ionosférica

Já me aconteceu de ir a campo, instalar a base, obter os dados da mesma com a utilização do método estático e, mesmo tendo feito tudo de acordo com o script, ter que voltar a campo outro dia por causa da cintilação ionosférica.

 

DOP ruim

Esta é uma outra fonte de erro que pode fazer com que a acurácia dos dados não esteja de acordo com a prevista pela legislação.

Eu mesmo, já tive problemas, onde que fiz o levantamento dos dados em um dia cujo DOP estava ruim. Isso fez com que a acurácia dos dados ficasse fora do tolerado pela legislação.

Enfim, são tantas fontes de erros que, como disse, mesmo tomando todo o cuidado possível, em algum momento você terá dados problemáticos.

Leve isso em consideração inclusive na hora de precificar seus serviços. Cobre um pouco mais e, mantenha alguma gordura em caixa, pois, desta maneira, você estará preparado para as eventualidades.

 

Incra Georreferenciamento – Dica extra 2 – Aproveite ao máximo a ida a campo

georreferenciamento incra de propriedade

Este é um procedimento que eu costumo adotar seguidamente. Confesso que não no georreferenciamento de imóveis rurais, mas sim, principalmente na divisão de área.

Perceba que se você precisa locar vários marcos em diferentes propriedades, que você pode tentar fazer isso em um único dia.

E não apenas isso, serviços pequenos no geral. Tente juntar vários e aproveitar uma ida a campo para realizar todos eles.

Continuando.

Como você deve ter percebido, o georreferenciamento de imóveis rurais possui muitos detalhes, sendo fácil cometer-se erros e perder-se dinheiro.

Caso você deseje dominar o mesmo do inicio ao fim, rapidamente e sem sofrimentos, tenho uma ótima notícia para você.

Me refiro ao Método Georreferenciamento Sem Mistérios. Para conhecer melhor o mesmo é só acessar este link.

Para finalizar o artigo gostaria de lhe indicar 2 artigos brilhantes sobre o incra georreferenciamento. São eles:

> Software de Georreferenciamento. Existe algum Grátis?

> Planilha ods: O guia definitivo…

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.