Fusão de Área no Georreferenciamento?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Quando se fala em fusão de área, algo comum em processos de georreferenciamento é fazer-se o levantamento de imóveis rurais compostos por mais de 1 matricula.

Nestes casos, normalmente as áreas destas matriculas são continuas. Porém, o problema é que muitas vezes, o proprietário não quer fazer a fusão de área porque utiliza as mesmas para outras finalidades, como por exemplo para:

  • Tirar financiamentos junto a diferentes instituições financeiras;
  • Dar de garantia em alguma compra.

Desta maneira, acaba sendo vantajoso para o mesmo não fazer a fusão de área. Diante disso, o topógrafo fica com a dúvida quanto a como proceder.

Se é possível fazer-se o georreferenciamento destas áreas de maneira separada, ou se existe a obrigatoriedade da fusão das mesmas.

Neste artigo eu irei responder esta dúvida e passar mais algumas dicas geniais.

Antes disso, deixe-me lhe indicar outros 2 artigos épicos sobre o Georreferenciamento de imóveis Rurais.

 

Fusão de área: é preciso em processos de Georreferenciamento?

Fusão de área no Georreferenciamento

Indo direto ao ponto, não existe nenhuma lei que obrigue o proprietário a fazer a fusão de área de suas propriedades.

Desta maneira, o mesmo é que deve definir se irá ou não fazer a fusão de suas propriedades.

Ou seja, se irá fazer apenas 1 ou vários geos.

Veja bem, o que a lei diz é que levando em consideração o tamanho da propriedade, caso a mesma tenha determinada área ou maior, deve ser georreferenciada até determinada data ou passará a sofrer uma série de sansões.

Ou seja, é aconselhável que o proprietário encaminhe o georreferenciamento de seu imóvel sempre que o vencimento do prazo para o georreferenciamento da mesma esteja perto.

Na realidade o proprietário não é obrigado a ter sua propriedade georreferenciada nesta respectiva data, porém é altamente aconselhável que a tenha.

Isso porque do contrário o mesmo sofrerá diversas sansões, como por exemplo, não poderá tirar financiamentos, arrendar e propor em arrendamento e nem mesmo assegurar sua plantação.

Logo, voltando ao nosso estudo de caso, o proprietário é quem deve decidir se irá ou não fazer a fusão de suas propriedades.

 

Dica extra – Procedimento junto ao registro de imóveis

Dica extra sobre fusão de área - Procedimento junto ao registro de imóveis

Uma outra dúvida comum no que se refere a fusão de área é quanto ao procedimento junto ao registro de imóveis.

Isso porque alguns profissionais de registro exigem que primeiro seja feito a fusão das áreas, para somente depois fazer-se o georreferenciamento das mesmas.

Ou seja, o profissional deve primeiramente encaminhar a fusão das áreas, com a produção das plantas especificas de cada área, de uma planta com as áreas fundidas, do memorial descritivo e emissão de ART.

Posteriormente, com as áreas fundidas em uma nova matricula é que o profissional deve encaminhar o georreferenciamento do imóvel rural.

Naturalmente, o mesmo precisará da emissão de uma nova ART, da planta, do memorial descritivo e dos demais documentos exigidos em processos de georreferenciamento.

Já outros profissionais de registro aceitam que a fusão de área e o georreferenciamento sejam feitos em um único processo.

Nestes casos, o profissional deve apresentar as plantas individuais das áreas, a planta final com as áreas fundidas, memorial descritivo, ART e demais documentos exigidos em processos de georreferenciamento.

Diante disso, uma pergunta que muitos profissionais já me fizeram é:

Quais destes 2 profissionais está certo?

Simples, os 2!

Calma, eu já explico. A legislação em seu teor deixa claro que o profissional de registro tem toda a liberdade da qual necessita para garantir que o direito a propriedade não corra riscos.

Desta maneira, se o mesmo acredita que necessita de mais informações a respeito da área, para que possa se guiar melhor em sua tomada de decisão, tem todo o direito de pedir que o proprietário e o agrimensor apresentem estas informações.

Ou seja, na prática, quando algum aluno me pergunta como que deve proceder para fazer a fusão de matriculas, eu explico que o mesmo deve ir conversar com o profissional de registro para saber qual procedimento adotar.

Lembrando que eu possuo uma série de cursos e de livros práticos. Se você que MERGULHAR FUNDO e aprender com exemplos práticos, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Método Georreferenciamento Sem Mistérios, que é um Curso de Georreferenciamento de Imóveis Rurais Online Passo a Passo e o Livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática que é o livro de Georreferenciamento mais completo do Brasil.

É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.