Ícone do site Adenilson Giovanini

Fotografias Aéreas e Imagens de Satélite?

Fotografias aéreas e imagens de satélite, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema. Com a leitura do mesmo você aprenderá:

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

Fotografias aéreas e imagens de satélite

Para que possamos entender melhor a diferença entre fotografias aéreas e imagens de satélite, precisaremos mergulhar de cabeça na ciência do sensoriamento remoto.

No caso, o sensoriamento remoto é o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos sem a necessidade de contato direto com os mesmos.

Alvos estes que podem ser objetos, áreas ou fenômenos naturais ou artificiais.

Para a obtenção das informações necessárias, o sensoriamento remoto registra a interação da radiação eletromagnética com o alvo.

Com isso, uma vez que o espectro eletromagnético é conhecido, o resultado da interação do mesmo com o alvo revelará uma série de informações sobre o mesmo.

 

Fotografias aéreas e imagens de satélite – Os 3 tipos de sensoriamento remoto existentes

 

Para entendermos a diferença entre fotografias aéreas e imagens de satélite, precisamos entender quais são os 3 tipos de sensoriamento remoto existentes. São eles:

Os representantes mais comuns do sensoriamento remoto a nível sub-orbital são os aviões e os drones, os quais obtém fotografias aéreas, utilizadas principalmente na produção de mapas. Neste nível, opera-se também algumas câmeras de vídeo e radares.

No nível orbital estão os balões meteorológicos e os satélites. Os balões meteorológicos são utilizados nos estudos do clima e da atmosfera terrestre, assim como em previsões do tempo.

Já os satélites podem produzir imagens para uso meteorológico, mas também são úteis nas áreas de mapeamento e estudo de recursos naturais.

Ao nível terrestre, a utilização de espectrômetros possibilita que os cientistas estudem o comportamento espectral dos alvos, realizando pesquisas básicas sobre como os objetos absorvem, refletem e emitem radiação.

Os resultados destas pesquisas geram informações sobre como os objetos podem ser identificados pelos sensores orbitais.

Perceba que no que se refere as fotografias aéreas e imagens de satélite, as fotografias aéreas são obtidas a nível sub-orbital, enquanto que as imagens de satélite são obtidas a nível orbital.

 

Principais satélites de sensoriamento remoto existentes

Lembrando que aqui no blog eu possuo artigos a respeito dos principais satélites existentes. Seguem os links de acesso aos mesmos:

> Beidou: Histórico, Características e aplicações…

> Sentinel: Conheça Este Fabuloso Satélite…

> RapidEye: Histórico, Características e Aplicações…

> Alos: Conheça este fabuloso satélite e suas imagens…

> CBERS 4 e CBERS 4a: História e Aplicações…

> Landsat: histórico e aplicações…

> Ikonos: imagens, características e aplicações….

> GeoEye: um poderoso satélite com resolução espacial submétrica…

> QuickBird: Um satélite com uma alta resolução…

> Wordview: tudo que você precisa saber a respeito…

 

Fotografias aéreas e imagens de satélite – O que é uma fotografia aérea

Uma fotografia aérea é uma fotografia, a qual foi obtida por meio da utilização de uma câmera rigorosamente calibrada.

Câmera esta com distância focal e demais parâmetros conhecidos.

A mesma obterá uma foto aérea a qual possui projeção cônica, sendo que após passar por uma série de tratamentos oriundos da ciência da fotogrametria, todos os pontos da fotografia passarão a ter uma projeção ortogonal.

Fotografias aéreas e imagens de satélite – Para que serve uma foto aérea

A utilização das ciências da fotogrametria e do sensoriamento remoto apresentam muitas vantagens quando comparadas a topografia clássica.

Isso porque a tirar fotografias aéreas. Ou seja, obter dados de maneira remota, um drone ou avião consegue obter dados de uma área muito maior em um intervalo de tempo muito menor do que utilizando-se a topografia clássica.

Naturalmente, existe toda uma série de fontes de erros, sendo que o profissional deve ter toda uma série de cuidados durante a obtenção da fotografia aérea.

Posteriormente, o mesmo também precisa fazer uma série de tratamentos em um software de processamento de imagens.

 

Fotografias aéreas e imagens de satélite – Histórico e evolução da aerofotografia

As primeiras fotografias aérea foram tiradas pelo fotógrafo francês e balonista Gaspard-Félix Tournachon, conhecido como “Nadar”, sedo que a primeira de todas foi tirada pelo mesmo em 1858 sobre Paris na França.

No entanto, as primeiras fotografias que ele produziu já não existem, sendo que a fotografia aérea mais antiga a sobreviver ao tempo é intitulada “Boston, as the Eagle and the Wild Goose See It.” (do inglês: Boston, como as águias e os gansos a veem) tirada por James Wallace Black e Samuel Archer King em 13 de Outubro de 1860, que retrata Boston de uma altura de 630 m.

Sim, a mesma foi tirada a partir de uma câmera montada em uma ave. Aliás, por muito tempo, fotografias aéreas foram obtidas a partir de câmeras fotográficas especiais instaladas em pássaros, como pombos.

Somente com o tempo é que passou-se a usar balões, pipas e posteriormente aviões.

Para você ter uma ideia, o primeiro registro da utilização de aviões para a obtenção de uma foto aérea é de 1913.

Neste ano, o Capitão Tardivo, oficial britânico apresentou um trabalho descrevendo o processo em uma reunião da Sociedade Internacional de Fotogrametria em Viena, Áustria.

 

Fotografias aéreas e imagens de satélite – Produtos oriundos do mapeamento aerofotogramétrico com drones

Entre os diferentes produtos oriundos da realização de mapeamentos aerofotogramétricos são:

Neste artigo eu explico o que é cada um destes diferentes produtos fotogramétricos.

Além disso também existem os seguintes produtos:

Para a geração de ortofotomapas e demais produtos oriundos dos mesmos faz-se necessária a utilização de softwares específicos, sendo que os softwares mais populares são:

 

Domine a Operação de Drones Através de um Livro Formado Por Exemplos Práticos e Estudos de Caso

A 1 clique de distância de você encontra-se um livro com os Conhecimentos Que Você Precisa Para Operar Drones Com Grande Velocidade e Com Segurança!

O mesmo é formado por 9 capítulos estrategicamente estruturados.

Se você quer (ou precisa) dominar a operação de drones, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro e os 3 bônus que você ganhará juntamente com o mesmo é só clicar no botão abaixo:

 

 

Sair da versão mobile