Batimetria: o que é e para que serve?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Batimetria ou levantamento batimétrico é a medição da profundidade de uma determinada massa de água, como, por exemplo:

  • Mares;
  • Rios;
  • Lagos e;
  • Barragens.

O termo Batimetria vem do grego Bathus que significa profundo, e Metron que significa medida. Ou seja, é literalmente a medição da profundidade.

Equipamentos utilizados na batimetria

batimetria
Os equipamentos utilizados para a medição de profundidades são determinados ecobatímetros. Um ecobatímetro utiliza o som de base para a determinação da profundidade de um determinado lugar.

Desta maneira, a onda sonora é refletida no fundo da massa de águas e, quando volta, é captada através de um equipamento denominado transdutor, que consiste basicamente de um material piezoelétrico que converte as ondas de pressão do eco em sinais elétricos.

Perceba que o funcionamento de um ecobatímetro é muito simples, sendo que os mesmos são formados por uma fonte emissora de sinais acústicos e um relógio interno, que mede o intervalo entre o momento da emissão do sinal e o instante em que o eco retorna ao sensor.

Naturalmente, existe uma série de cuidados que são necessários para que a acurácia dos dados obtidos não seja prejudicada. Também existem métodos desenvolvidos com intuito de melhorar a qualidade dos dados obtidos.

Os ecobatímetros fornecem informações pontuais de profundidade no local imediatamente abaixo do transdutor. Veja o detalhe na imagem abaixo:

funcionamento de um ecobatímetro

O resultado da obtenção de dados batimétricos é similar a um modelo digital produzido a partir de curvas de níveis.

Isso porque pontos de mesma profundidade (isobáticos) são unidos em curvas batimétricas.

Veja na imagem abaixo o resultado de um levantamento batimétrico:

Batimetria - resultado de um levantamento batimétrico

Cuidados importantes ao se realizar levantamentos batimétricos

topografia e levantamento batimétrico
Ao se realizar um levantamento batimétrico existe uma série de cuidados que o profissional precisa ter.

Por exemplo, se o mesmo utilizar um ecobatímetro de mono-feixe, você precisa que estar ciente que a capacidade do mesmo é sub-métrica. Ou seja, só pode ser utilizado em águas rasas.

Os ecobatímetros multi-feixe, por outro lado, são indicados para levantamentos de massas de água com grande profundidade, podendo serem utilizados até mesmo para o levantamento do fundo marinho, possibilitando leituras precisas.

Outro cuidado que precisa ser tomado é quanto a velocidade de deslocamento do barco. Isso porque dependendo das características do ecobatímetro, o barco possui um limite de velocidade, o qual não pode ultrapassar.

Enfim, existe uma série de cuidados que são necessários ao se realizar uma batimetria.

Além disso, o usuário necessita de um programa hidrográfico, como por exemplo o Trimble HYDROPro Navigation, que possibilita a aquisição automática de informações originadas de diferentes sensores, dentre eles:

  • A posição da embarcação (latitude e longitude) obtida através de Receptor GNSS ou Estação Total;
  • As profundidades fornecidas pelo ecobatímetro e;
  • As correções referentes ao movimento da embarcação (altitude) fornecida por um outro sensor inercial.

 

Aplicações da batimetria

Batimetria - cuidados ao se realizar levantamento batimétrico
Existe uma grande quantidade de aplicações nas quais a batimetria pode ser utilizada.

As mesmas vão muito além de estudos de caso que envolvam o simples barramento de massas de água.

Vamos ver algumas das aplicações desta incrível tecnologia.

Batimetria na Agricultura

A realização de um levantamento batimétrico ajuda os agricultores a determinarem com precisão o volume de água dos reservatórios.

Com isso, os mesmos conseguem planejar melhor a irrigação de suas lavouras.

Licenciamento ambiental

Existem situações nas quais os órgãos governamentais solicitam estudos batimétricos como pré-requisito para a construção de barragens.

Com a realização de tais estudos é possível a construção de mapas batimétricos, os quais informam uma série de dados que servem de base para o processo de tomada de decisões.

Por exemplo:

  • Qual profundidade da massa de água e;
  • Quais as características da superfície batimétrica.

 

Batimetria na Mineração

Ter boas reservas hídricas é de grande importância para as mineradoras. Isso porque a água é utilizada em grandes quantidades em processos de mineração.

Com isso, a batimetria é uma grande aliada das mineradoras, pois possibilita que as mesmas calculem a capacidade de extração mineral que determinada localidade suporta.

Navegação e portos

Reformas de cais e obras em portos necessitam de trabalhos batimétricos que servirão de base para o monitoramento do ambiente aquático e para a elaboração de projetos.

No caso da navegação a técnica pode ser utilizada para garantir maior segurança e eficiência no tráfego de embarcações.

Estudos

A realização de trabalhos batimétricos fornece informações importantes que servem para diferentes projetos, como por exemplo de:

  • Engenharia;
  • Exploração marinha;
  • Pesquisas arqueológicas submarinas;
  • Estudos oceanográficos e hidrográficos.

Batimetria – Obras de dragagem

A batimetria pode ser utilizada como ferramenta de suporte para uma melhor tomada de decisão e acompanhamento de obras de dragagem, possibilitando uma correta retira dos sedimentos do fundo do leito.


 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.