Mira Falante: O Que é e Como Ler?

Publicado por Adenilson Giovanini em

A mira falante é utilizada no nivelamento de precisão juntamente com níveis.

A mesma possui como grande vantagem o fato de possibilitar que partindo-se de um ponto, as alturas dos demais pontos topográficos sejam determinadas.

Este processo é feito com auxílio dos fios estadimétricos do retículo da luneta.

fios estadimétricos luneta

 

Estrutura de uma mira falante

As miras falantes antigamente eram construídas exclusivamente de madeira, porém haja vista o peso com que ficavam, o que tornava trabalhar com as mesmas extremamente cansativo, atualmente são construídas quase que exclusivamente em alumínio.

As mesmas são construídas em peças retangulares devidamente graduadas, divididas em uma série de seções.

Apresentam, geralmente, o comprimento de quatro ou cinco metros e são divididas em uma série de seções, o que facilita o transporte e trabalho com as mesmas.

Também são reforçadas em suas extremidades superior e inferior, sendo que as miras de madeira costumavam serem reforçadas com guarnições metálicas.

No caso das miras de alumínio, as mesmas são reforçadas com peças formadas por um plástico especial super resistente.

 

Numeração e interpretação da mira falante

leitura da mira

Conforme você pode verificar na imagem abaixo, ao olhar para uma mira, parece que a mesma é formada por uma série de “Es“, cada um dos mesmos voltados para o lado inverso do anterior.
mira falante

Na realidade, este formato serve para facilitar a leitura, de certa maneira que cada “E” possui 5 centímetros com cada uma de suas 5 pernas possuindo exatamente 1 cm.

Além disso, a cada metro os “Es” costumam mudar entre as cores vermelha e preta, o que facilita que o usuário identifique em que altura esta vendo a régua.

Além disso, a mira falante normalmente possui números sequenciais de 1 a 39 ou de 1 a 49 (no caso das miras de 5 metros).

Isso é importante porque ao olhar pelo nível o operador verá apenas uma pequena faixa da mira falante.

mira falante com números

 

Com isso, ao visualizar os “Es” na régua o usuário não corre o risco de ler a mira de maneira errada.

 

Interpretação da mira falante

Na imagem abaixo o ponto de intersecção entre os 2 fios estadimétricos dará a altura do ponto.

 

fios estadimétricos luneta

No caso, perceba que o fio está no final da primeira das 5 pernas do segundo E. Como cada perna do E corresponde a 1 cm, a leitura da imagem acima é 0,760 cm.

Aliás, é importante sempre utilizar 3 casas depois da virgula.

Olhe para esta outra mira falante.

leitura da mira 2

Neste caso, perceba que o fio estadimétrico médio está acima do 66. Ou seja, a leitura da mira ficará 0,667.

É importante você mensurar de maneira certeira esta variação dentro de uma mesma cor. Perceba que se nós dividirmos a parte branca em 10 partes, o fio médio ficará mais ou menos sobre a sétima parte.

Ou seja, ele está 66 cm acima mais 7/10 de um centímetro, o que gera a leitura de 0,667 mm.

Vamos fazer mais uma leitura para você ficar afiado.

Olhe para a imagem abaixo:

Ter em conta números frequentes (2/3) or (7/8) 1422.

No caso, se você olhar atentamente perceberá que o fio estadimétrico médio está logo acima do final do segundo quadrado, que no caso é vermelho.

Se dividirmos o mesmo em 10 partes, o fio estadimétrico médio está mais ou menos sobre a segunda parte. Ou seja, 1 metro com 422 mm.

Perceba como que ao estar acima do 14 significa que tem mais de 1 metro e 40 centímetros.

Como tem mais 2 retângulos 1 branco e outro vermelho, são mais 2 cm, como está mais ou menos a 2/10 do terceiro retângulo, teremos mais 2 mm. ou seja, 1, 422 metro.

Ou 1 metro, 42 cm e 2 mm.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.