6 sacadas geniais que irão turbinar suas vendas!

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Você gostaria de aumentar drasticamente suas vendas colocando o seu negócio no caminho do sucesso?

Talvez ter um número tão grande de clientes que mal consegue dar contas?

Imagine como seria maravilhoso se isso acontecesse!

Imagine-se você tendo um negócio de sucesso!

Atraindo uma forte chuva de clientes e fazendo uma avalanche de vendas!

Neste artigo eu vou compartilhar com você 6 sacadas que se você implementar irão propiciar exatamente isso.

Eu decidi compartilhar estes conhecimentos com você porque quando abri meu negócio, no final de 2014 tive sérios problemas para atrair clientes para o mesmo.

E você sabe o que é isso, sabe o que é os dias passarem, você sem clientes e as contas vencendo?

Você tem ideia do desespero no qual eu fiquei?

Isso me levou a posteriormente investir pesado na obtenção de conhecimentos de marketing e de vendas.

Para você ter uma ideia, eu já investi R$ 11.497 reais em 3 cursos sobre o assunto onde que paguei R$ 6.000,00 reais por somente 1 curso. Isso sem falar dos livros que comprei, das palestras que assisti e das centenas de vídeos que assisti no youtube.

Isso só aconteceu, pois no início de 2015 eu percebi que precisava me tornar perito em minha área de atuação e em marketing, ou seja, que precisava saber atrair o cliente até o meu negócio e prestar serviços de altíssima qualidade para estes clientes.

Eu estou focando constantemente em evoluir nestes 2 sentidos estudando muito sobre Topografia, georreferenciamento e Geotecnologias, porém estudando muito também sobre marketing e vendas para saber vender meu peixe.

Você deve imaginar os conhecimentos geniais que eu obtive ao longo dos últimos anos.

Mas antes de eu compartilhar estas 6 sacadas geniais com você deixe-me lhe indicar outros 2 artigos geniais sobre o assunto. São eles:

Quer vender mais? Limpe os dentes do seu negócio!

Os 4 fatores que fazem o cliente comprar de você e não do seu concorrente

 

Sacada 1 – As únicas 3 maneiras de aumentar suas vendas

A primeira sacada que eu quero compartilhar com você é que existem somente 3 maneiras de aumentar seus lucros. São elas:

 

Aumentar a margem de lucro por item vendido

aumentar margem de lucro

Isso mesmo, experimente aumentar de 10 a 30% o preço cobrado pelos serviços que você presta. Alguns clientes talvez até reclamem do preço, porém dados estatísticos mostram que o aumento no lucro mais do que compensa a queda no número de vendas. 

Dica de amigo: faça isso com um de seus serviços com intuito de obter o feedback do mercado, buscando se possível não ultrapassar o próximo número inteiro. Por exemplo, se você cobra R$ 1.700,00 reais por um serviço aumente o valor dele de certa forma que o mesmo não chegue a R$ 2.000,00 reais. Você pode aumentar para R$ 1.997,00 reais. 

Eu digo isso porque ao cobrar R$ 2.013 reais a percepção de aumento de preço será muito maior do que se você cobrar 1.997, justamente por causa da barreira do próximo número inteiro. 

A mesma coisa acontece se ao invés de cobrar R$ 1.000,00 reais, você cobrar 997. As vendas serão muito maiores, pois a percepção será de que o valor é bem menor.

Aumentar a quantidade de itens vendidos por cliente

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Esta é a que considero a melhor opção, pois não exige investimentos adicionais em marketing. Basicamente o que você tem que fazer é oferecer novos produtos e serviços para as pessoas que já confiam em você.

Uma das minhas estratégias favoritas que envolve este tópico é a estratégia tripware. 

A mesma é baseada no principio de que a primeira venda é a mais difícil, com isso, as empresas oferecem um primeiro serviço que é barato e em seguida fazem uma oferta upsel. O primeiro serviço normalmente não custa mais do que R$ 50 reais, já o segundo custa mais de 500 reais, podendo custar até R$ 100.000,00 reais se for o caso.

Como disse, o objetivo com o serviço mais barato é quebrar a barreira da primeira venda oferecendo algo de altíssima qualidade e com isso ganhar a confiança do cliente. Perceba que o foco não é o lucro da primeira venda, mas sim o da segunda venda.

Outra estratégia que você pode utilizar é na venda de um serviço de grande valor agregado oferecer um serviço de pequeno valor como oferta upsel. As empresas que vendem carros fazem muito isso, na venda de um carro de R$ 40.000 reais elas oferecem alguns opcionais que valem 2.000 reais.

O objetivo disso é simplesmente aproveitar que a pessoa fez a primeira compra para tentar vender outros produtos para a mesma, isso porque após comprar o primeiro produto a pessoa compra com uma facilidade bem maior os outros produtos.

Isso sem falar que as empresas costumam ancorar o preço, perceba que para quem fez uma compra de R$ 40.000 reais comprar coisas que valem somente R$ 2.000 reais parece pouco.

Algumas pizzarias utilizam uma estratégia um pouco diferente. Na compra de uma pizza gigante por digamos R$ 48,00 reais elas oferecem uma pizza broto por apenas R$ 12,00 reais. 

Agora imagine que 30% dos clientes comprem a pizza broto e que a pizzaria lucra 1 real em cima de cada pizza broto. Se a pizzaria vender 100 pizzas por dia isso significa que no final do mês a mesma terá lucrado R$ 900,00 reais a mais.

Você pode fazer a mesma coisa, por exemplo, na venda de um processo de georreferenciamento de imóveis rurais, pode oferecer uma atualização cadastral ou algum outro serviço de menor valor agregado. 

Na realidade os exemplos que eu dei para você são de funis avançados de venda. Isso mesmo, você deve pensar seriamente na construção de um funil avançado de vendas com vários serviços. Isso porque dados estatísticos mostram que é, em média 17 vezes mais fácil vender para alguém que já comprou de você do que para outras pessoas.

Pare, se reúna com sua equipe e planeje o seu funil de vendas. Você pode adaptar uma das estratégias acima. A ideia é que o seu negócio possua um mix de serviços adequado a seus clientes e que a partir deste mix você produza um funil avançado de vendas através do qual irá fazer várias vendas para o mesmo cliente.

Desta maneira você pode, por exemplo, ao final da venda de um processo de licenciamento ambiental conscientizar o cliente sobre a importância de fazer o georreferenciamento de imóveis rurais (lembre-se, você é um consultor de vendas, você ganha o cliente informando ele!) e tentar vender este serviço para ele.

 

Atrair novos clientes para o seu negócio

atrair clientes

Uma última opção é investir em marketing atraindo novos clientes para o seu negócio.

Normalmente as empresas focam bastante nesta opção e se esquecem que as maneiras mais fáceis de se obter uma injeção rápida de caixa são as 2 outras maneiras.

Meu conselho é que você utilize as 3 opções e que, além disso, foque bastante na segunda opção, pois é bem mais fácil vender para quem já te conhece. Eu mesmo tenho uma boas recorrência de vendas em meus treinamentos justamente porque a maioria dos clientes adquire um, gosta e acaba adquirindo outros.

 

Sacada 2 – Não pratique o marketing da esperança

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Um dos maiores erros cometidos por quem é empreendedor é praticar o marketing da esperança.

Ok Adenilson e o que é marketing da esperança?

Simples:

É ficar o dia inteiro parado na porta da  empresa na esperança de que algum cliente apareça!

Perceba que esta é de longe a pior das estratégias, pois você ficará na inação e o resultado invariavelmente será seu negócio as moscas.

Saia de sua zona de conforto e encontre maneiras criativas de atrair clientes para o seu negócio.

 

Sacada 3 – Esteja aonde o seu cliente estiver

estar aonde cliente estiver

Na realidade você precisa estar aonde o seu cliente está. Por exemplo, se o seu cliente é agricultor esteja aonde ele está, vá até as comunidades, faça palestras informativas passando muito conteúdo útil e relevante, enfim esteja aonde o seu cliente está, pois quem é visto é lembrado.

Se o seu cliente está na internet, da mesma maneira, utilize as redes sociais para informar e para engajar os mesmos.

Enfim, saia da inércia e vá para a ação.

 

Sacada 4 – Vá para a rua

vá para a rua

Uma outra ideia é distribuir panfletos e conversar com potenciais clientes, apresentando a sua empresa para os mesmos. talvez até prestando algum serviço de graça para o mesmo. Eu conheço uma veterinária em Florianópolis que utiliza esta estratégia, aos sábados de manhã ela dá consulta gratuita para quem tem um animalzinho mas não tem condições de pagar por uma consulta para ele.

Adivinha como eu descobri ela?

Simples, através do primeiro princípio do marketing, o poderoso marketing boca a boca. Um conhecido falou a respeito do que ela fazia e disse que ela era uma ótima profissional. Perceba que instantaneamente eu passei a confiar nela, pois alguém de minha confiança a indicou.

Enfim, você precisa fazer com que sua empresa esteja na mente do seu público alvo.

 

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Sacada 5 –  Tenha uma verba e um calendário constante de marketing

calendario de marketing

Eu vejo a grande maioria dos profissionais tratarem o marketing de seus negócios como algo opcional e inevitavelmente somente quando a situação se complica é que pensam em investir em marketing. O que acontece é que acabam dando tiro para todo lado na esperança de atrair clientes e com isso colocam o dinheiro que não tem fora o que piora ainda mais a situação.

Diante disso a pergunta que te faço é: você possui um calendário e uma verba de marketing para os próximo meses?

Perceba que se você não estiver se preparando com meses de antecedência, outras prioridades surgirão e você deixará o marketing de lado.

Eu mesmo possuo uma verba mensal de marketing. No último mês minha verba somente com facebook ads foi de R$ 1.500 reais e ao longo dos próximos meses está verba será ainda maior.

Costumo dizer que uma empresa é um míssil teleguiado sendo que eu mesmo tenho o calendário do ano inteiro definido sabendo exatamente o que farei e como farei.

Provavelmente no decorrer do próximo ano acontecerá em sua cidade e nas cidades vizinhas uma série de eventos e você pretenda participar deles, pois seu público alvo estará lá.

Perceba que você precisa saber com meses de antecedência que eventos irão acontecer e ter a verba que utilizará definida logo pause agora a leitura deste artigo e crie imediatamente seu calendário de marketing definindo as verbas necessárias.

Outra coisa que eu mesmo faço é sempre que insiro um novo serviço no meu negócio definir qual será a verba de guerra e o calendário de implementação. Com isso eu sei se estou dentro do orçamento ou se corro o risco de explodir o mesmo.

Outra grande vantagem é que ao ter um cronograma definido com uma data meta eu não corro o risco daquele projeto se tornar o “projeto aposentadoria” que é algo que acaba por nunca sair do papel.

Sacada 6 – Jogue o jogo da abundância

abundância

Uma sacada que eu utilizo no meu negócio é a criação de valor extremo junto ao público alvo. Além disso, sempre procuro entregar muito mais do que prometi.

Eu sei que dependendo do negócio é complicado criar valor, porém utilize sua criatividade identificando as dores do seu público alvo e solucionando as mesmas.

Na realidade mesmo que você seja um especialista e consiga convencer as pessoas que de fato é, se elas não confiarem em você não irão adquirir seus serviços.

Se você presta serviços além de mostrar que entende do que faz precisa conquistar a confiança de seu público alvo sendo que conforme vimos anteriormente a melhor forma de conseguir isso é contando uma história.

Preste atenção, vou reforçar o que já disse em outros artigos, pois assim talvez a ficha caia para você. Na realidade se você presta serviços seu público alvo precisa perceber que você é uma autoridade, precisa confiar em você e precisa ter a dor para a qual você oferece a solução.

estes são os 3 passos para você vender qualquer coisa para qualquer pessoa. Anote estas 3 palavras:

Autoridade, confiança e ter a dor que o seu produto sana.

Perceba que antes da compra sempre vem a confiança sendo que todo vendedor precisa primeiramente conquistar a confiança de seu potencial cliente. Se você não conseguir obter a confiança suas chances de realizar a venda diminuirão drasticamente.

Agora, você precisa parar e planejar como irá implementar estes conhecimentos no seu negócio, pois o conhecimento pelo conhecimento não faz diferença, a diferença está em aplicar estes conhecimentos entrando em ação.

Pare tudo que você está fazendo e decida pelo menos 2 ações de marketing com base no que apresentei aqui.

Faça isso, pois senão o meu tempo e o seu foram desperdiçados.

Eu digo isso porque quero que você tenha resultados. pode contar comigo.

Ah, também não se esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo. Combinado?

 

 

About The Author

Adenilson Giovanini

Especialista em Geotecnologias, Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais.