Georreferenciamento incra – Qual a melhor técnica?

georreferenciamento incra
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Uma dúvida frequente quando se fala em georreferenciamento incra é que técnica utilizar. Esta é uma pergunta que seguidamente algum profissional me faz, juntamente com alguma variação da mesma como, por exemplo:

Adenilson, que método você me aconselha utilizar para levantar os dados?

 “Que método devo utilizar para levantar dados em trechos de córregos?

Ou ainda:

Como levantar dados em locais de mata fechada?

Existem basicamente 2 estratégias para a realização de um georreferenciamento incra. São elas:

Georreferenciamento incra – Estratégia 1 – Levantamento dos dados em 2 dias

proced

Eu confesso que no meu dia a dia costumo fazer o levantamento dos dados em 2 dias. Isso porque gosto de no primeiro dia ir a campo para conhecer a propriedade, obter os dados da base, percorrer o perímetro da mesma e locar os marcos no mesmo.

Além disso, na reunião com o cliente eu normalmente entrego um chacklist para ele ir obtendo os dados dos confrontantes. Desta maneira neste primeiro dia eu normalmente já aproveito para conversar com algum confrontante que não tenha passado os dados dele para o meu cliente.

Este procedimento é muito bom porque me possibilita identificar confrontantes que não queiram assinar ou que morem em um município distante ou até mesmo em outro estado.

No vídeo abaixo explico melhor como costumo proceder.

 

Georreferenciamento incra – Estratégia 2 – Levantamento dos dados em 1 único dia

OBTER_DADOS

O outro procedimento que você pode adotar em processos de georreferenciamento incra é ir a campo em um único dia. Eu utilizo este método somente em propriedades de pequeno porte. Isso porque quando se vai a campo em um único dia os riscos são maiores. 
Eu aconselho que sempre que for a campo em um único dia, que você leve alguns marcos a mais do que o número de vértices que o dono da propriedade disse que a mesma possuía.
Outro sim, a ida a campo em um único dia economiza tempo e dinheiro. Por isso, é o procedimento mais adequado em propriedades de pequeno porte. Você precisa apenas ter certo cuidado. 

Adote a seguinte regra neste momento:

Sempre esteja preparado para a mais poderosa das guerras,  mesmo que ela pareça ser apenas uma peleia de canivete!

 

Georreferenciamento incra – Dica extra 1 – Qualidade em primeiro lugar

qualidade no georreferenciamento incra

Isso mesmo, sempre tenha esta frase em mente. Eu digo isso porque por mais que tenhamos todo o cuidado do mundo estamos utilizando o posicionamento pelo gnss e ninguém está livre de sofrer os efeitos das diferentes fontes de erros inerentes ao posicionamento.
Prepare-se desde agora tanto psicologicamente como financeiramente, pois em algum momento você obterá dados com problemas.
Eu digo isso porque as fontes de erro são muitas. Como exemplos temos:

Cintilação ionosférica

Já me aconteceu de ir a campo, instalar a base, obter os dados da mesma com a utilização do método estático e mesmo tendo feito tudo de acordo com o script eu ter que voltar a campo outro dia por causa de uma cintilação ionosférica.

DOP ruim

Esta é uma outra fonte de erro que pode fazer com que a acurácia dos dados não esteja de acordo com a prevista pela legislação. Eu mesmo já sofri este problema onde que fiz o levantamento dos dados em um dia cujo DOP estava ruim e com muitos satélites próximos ao horizonte. Isso fez com que a acurácia dos dados ficasse fora do tolerado pela legislação.
Enfim, são tantas fontes de erros que, como disse, mesmo tomando todo o cuidado possível, em algum momento você terá dados problemáticos. 
Leve isso em consideração inclusive na hora de precificar seus serviços. Cobre um pouco mais e mantenha alguma gordura em caixa pois desta maneira você estará preparado para as eventualidades.

Georreferenciamento incra – Dica extra 2 – Aproveite ao máximo a ida a campo

georreferenciamento incra de propriedade

Este é um procedimento que eu costumo adotar seguidamente. Confesso que não no georreferenciamento, mas sim, principalmente na divisão de área.
Perceba que se você precisa locar vários marcos em diferentes propriedades, que você pode tentar fazer isso em um único dia.
E não apenas isso, serviços pequenos no geral. Tente juntar vários e aproveitar uma ida a campo para realizar todos eles. 
Bom, mas não quero me tornar muito cansativo por isso vou ficar por aqui. Mas eu gostaria de lhe indicar 2 artigos brilhantes sobre georreferenciamento incra. São eles:
Software de Georreferenciamento. Existe algum Grátis?

Planilha ods – O guia definitivo

 

Ah… não se esqueça de deixar o seu comentário aqui embaixo. Combinado?

 

 

 

 

About The Author

Adenilson Giovanini

Especialista em Geotecnologias, Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais.

  • jorge pinto

    Adenilson, muito bom o artigo. Sou iniciante, fiquei com uma duvida. instalado o receptor na base deixa-se o mesmo rastreando satélites no método estático-rápido, ai parto para marcar os vértices no perímetro com o rover. Pergunto se não conseguir fechar todos os vértices no mesmo dia, como devo proceder?