Rinex: o que é este formato de arquivo

Publicado por Adenilson Giovanini em

O rinex é o formato de dados oficial utilizado na Geodésia e no Posicionamento Pelo GNSS.

Porém, qual a estrutura e porque foi necessária a criação deste formato de arquivo?

Isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

 

O porque da existência do formato rinex

rinex

Cada marca de receptor GNSS possui seu próprio formato de arquivo nativo.

Como existem diversas marcas de receptores GNSS no mercado, com o tempo surgiu a necessidade da existência de um formato de dados oficial, o qual fosse aceito por todos os softwares e órgãos públicos e privados.

Isso levou a criação do formato RINEX (Receiver Independent Exchange Format RINEX, cuja tradução literal é Formato de troca independente do receptor).

Conforme o próprio nome informa, este é um formato de intercâmbio de dados, para dados brutos do sistema de navegação por satélite.

Ou seja, após a coleta dos dados, é indicado que o profissional faça a transformação dos dados do formato nativo para o formato rinex. Isso permite que o usuário obtenha um resultado mais preciso ao fazer o pós processamento dos dados GNSS.

 

Formato Rinex e a determinando posições com uma melhor acurácia

acurácia

Diferentemente do que a maioria dos profissionais acredita, o que um satélite fornece não é a coordenada do receptor e sim uma série de parâmetros a respeito do próprio satélite.

Os parâmetros disponibilizados são:

  • A posição do satélite;
  • A velocidade do mesmo;
  • Outras grandezas físicas relacionadas ao satélite.

Utilizando-se destas informações, o receptor utiliza os dados informados pelos diferentes satélites rastreados para triangular a posição instantânea do receptor GNSS.

Como existem diferentes fontes de erro interferindo no rastreamento de dados, embora os receptores calculem as posições em tempo real, para aplicações que exijam uma melhor acurácia é interessante armazenar as diferentes informações disponibilizadas pelos satélites.

Isso possibilita que tendo-se as correções fornecidas pelos dados efêmeros, o profissional consiga fazer um correto tratamento dos dados rastreados.

O formato RINEX armazena em sua estrutura as diferentes informações disponibilizadas pelos satélites. Isso possibilita que seja feito o processamento off-line dos dados.

 

RINEX – o formato de dados que evolui

formato rinex

O formato RINEX foi projetado para evoluir ao longo do tempo, adaptando-se a novos tipos de medições e novos sistemas de navegação por satélite.

A primeira versão do mesmo foi desenvolvida por W. Gurtner em 1989 e publicada por W. Gurtner e G. Mader no CSTG GPS Bulletin de setembro / outubro de 1990.

Em 1993 foi disponibilizado o RINEX 2, que foi revisado e adotado várias vezes.

A versão mais recente é a 3,05, disponibilizada em dezembro de 2020.

 

Dados contidos no formato rinex

dados contidos no formato rinex

Fonte: https://slideplayer.es/slide/3018211/

O formato RINEX 3,04 permite o armazenamento de:

Formato Hatanaka

formato Hatanaka

Conforme o tempo passou, o número de constelações e de satélites rastreados aumentou significativamente. Isso fez com que o tamanho do arquivo gerado ficasse excessivamente grande.

O formato Hatanaka é um esquema de compactação utilizado para reduzir o tamanho dos arquivos RINEX.

O arquivo resultante da compactação Hatanaka é o CompactRINEX ou CRINEX, que é um arquivo baseado em ASCII.

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.