Reocupação Com GPS RTK?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é e como funciona a reocupação com GPS RTK. Isso que você vai aprender com a leitura deste artigo.

O QUE É A REOCUPAÇÃO COM O GPS RTK?

reocupação com GPS RTK

A reocupação com o GPS RTK, consiste no procedimento de reocupar um marco anteriormente levantado.
Por exemplo, no levantamento de um imóvel de médio ou grande porte, o profissional vai no primeiro dia a campo e, enquanto faz o reconhecimento do imóvel a ser mapeado, faz o levantamento dos dados do marco de apoio básico (da base).
No segundo dia, o mesmo volta a campo para fazer o rastreamento dos dados do perímetro do imóvel, instalando o receptor base sobre o marco anteriormente locado e rastreado.
REOCUPAÇÃO COM O GPS RTK – O QUE É O MÉTODO AUTO-BASE?
autobase survey master
O método auto-base consiste em o profissional ao ocupar um marco pela primeira vez, pedir para o software de coleta de dados calcular os dados da posição.
Com isso, o software vai ler algo no entorno de 5 a 15 épocas, calculando uma posição em tempo real.
QUAL A ACURÁCIA DOS DADOS RASTREADOS NO MÉTODO AUTO-BASE?
A acurácia dos dados rastreados no método auto-base fica em algo no entorno de 1 a 3 metros.
Eu já vi inclusive a acurácia vertical ficar em mais de 7 metros.

REOCUPAÇÃO COM O GPS RTK – O QUE É A CORREÇÃO DE VETORES?

A correção de vetores consiste em, na coleta de dados no método RTK, o profissional, após ter coletado os dados do marco de apoio básico com a utilização do método absoluto estático e, ter feito o processamento e ajustamento ou o PPP dos mesmos, informar as coordenadas ajustadas para o marco de base.
Com isso, o software fará a correção das coordenadas dos pontos coletados com o receptor rover.

REOCUPAÇÃO COM O GPS RTK – O QUE É A POSIÇÃO FIXA?

reocupação com GPS RTK - gnss topografia

Ao configurar o receptor base, você pode escolher 2 métodos para a determinação das coordenadas da base, auto posição ou posição fixa.
Na auto posição (ou auto-base), como vimos anteriormente, o receptor base lê algumas épocas e calcula a posição ocupada.
Já o método da posição fixa é utilizado na reocupação de um marco de apoio básico.
No mesmo, uma vez que as coordenadas do marco são conhecidas, o profissional informará para o software de coleta de dados que trata-se de uma posição fixa, informando as coordenadas da mesma.
Com isso, o software vai calcular em tempo real a diferença entre as coordenadas lidas e as coordenadas ajustadas, propagando esta diferença para os pontos coletados com o receptor rover.

A IMPORTÂNCIA DA REOCUPAÇÃO COM O GPS RTK

gps na reocupação com GPS RTK

Perceba que dependendo do serviço que você estiver prestando, será a reocupação do marco de base que garantirá uma alta acurácia.
Por exemplo, na locação das quadras e lotes de um loteamento, é importante que você primeiramente loque e rastreie os dados do marco de base.
Com isso, posteriormente, você reocupará este marco, conseguindo locar as quadras e lotes com uma acurácia centimétrica.

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.