Poligonais fechadas?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que são e quando utilizar poligonais fechadas. Isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

 

O que são poligonais fechadas?

poligonais fechadas

As poligonais fechadas são um dos 3 tipos de poligonais existentes. No caso, Jordan (1981) em seu livro Tratado general de topografia classifica as poligonais em 3 tipos. São eles:

  • Poligonais abertas;
  • Poligonais fechadas;
  • Poligonais enquadradas.

Filho, C. A. Z. traz a seguinte passagem a respeito de poligonação:

A poligonação é um método muito empregado para a determinação de coordenadas de pontos, principalmente para a definição de pontos de apoio planimétrico. Uma poligonal é uma série de linhas consecutivas para as quais são conhecidos os comprimentos e direções, obtidos através de medições em campo.

O levantamento de uma poligonal é realizado através do método de caminhamento, percorrendo-se o contorno de um itinerário definido por uma série de pontos, medindo-se todos os ângulos e lados e uma orientação inicial. A partir destes dados e de uma coordenada de partida, é possível calcular as coordenadas de todos os pontos que formam esta poligonal.

As poligonais fechadas partem de um ponto com coordenadas conhecidas e retornam ao mesmo ponto. A principal vantagem das mesmas é que permitem a verificação dos erros angulares e lineares.

Poligonais fechadas – Os outros 2 tipos de poligonais existentes

Conforme vimos anteriormente, além das poligonais fechadas, existem as poligonais abertas e as poligonais enquadradas. Vamos entender melhor as mesmas.

 

Poligonais abertas

poligonais abertas

As poligonais abertas partem de um ponto com coordenadas conhecidas e acabam em um ponto cujas coordenadas deseja-se determinar.

Devido a estas características não é possível determinar-se os erros de fechamento. Logo, ao utilizar este tipo de poligonal, você deve tomar todos os cuidados necessários para evitar erros.

 

Poligonais fechadas – O que são poligonais enquadradas

poligonais enquadradas

As poligonais enquadradas partem de dois pontos de coordenadas conhecidas e acabam em outros dois pontos de coordenadas conhecidas. Com isso, as mesmas possibilitam a verificação dos erros de fechamento angular e linear.

 

Quando utilizar poligonais fechadas

poligonais abertas e poligonais fechadas

As mesmas são muito utilizadas na Topografia. Isso porque as mesmas possibilitam a verificação de erros lineares e angulares.

Este método de cálculo de área, juntamente com as poligonais enquadradas, também é muito utilizado em estudos científicos, tanto de dados obtidos com estações totais, como de dados obtidos com receptores GNSS.

Espero que este artigo tenha sido útil e relevante para você.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.