Ícone do site Adenilson Giovanini

Mapa UTM: O Que é a Projeção UTM?

Mapa UTM, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema.

Veja um resumo do conteúdo abordado no mesmo:

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

Mapa UTM – O que é a projeção UTM


A Projeção UTM é um método utilizado para projetar os dados para o plano. A Sigla UTM significa Universal Transversa de Mercator, onde:

Universal: está ligado ao modelo matemático utilizado para a projeção da terra;

Tranversa: a projeção é transversa, pois o eixo do cilindro utilizado é perpendicular em relação ao semi-eixo menor do elipsoide terrestre.

Mercator: se refere a Gerhard Mercator, geógrafo, cartógrafo e matemático que idealizou o sistema de coordenadas UTM.

Na imagem abaixo você pode visualizar uma imagem típica da projeção UTM.

Perceba que conforme mostrei anteriormente, o cilindro corta em uma posição transversa ao eixo do elipsoide. Com isso, temos 60 fusos de 6 graus de longitude e zonas de 8 graus de longitude.

As imagens foram retiradas deste post.

 

Mapa UTM – Características da Projeção UTM

Entre as principais características da projeção UTM temos:

1) A superfície de projeção é um cilindro secante cujo eixo é perpendicular ao eixo polar terrestre. Veja o detalhe na imagem abaixo:

Ao cortar o elipsoide desta maneira, a mesma é uma projeção conforme. Ou seja, mantém os ângulos e a forma das pequenas áreas.

2) O Cilindro de projeção é secante ao elipsoide de revolução. Veja o detalhe na imagem abaixo, que possui as linhas de secância e as regiões de ampliação e de redução.

Perceba que devido a isso, ocorrem deformações de projeção, existindo uma região central na qual ocorre redução da área, sendo que no meridiano central o fator de redução (fator K da UTM) é de 0,9996.

Também ocorrem 2 regiões periféricas nas quais a área sofre um aumento, sendo que no limite do fuso UTM chega a 1,0009737.

 

3) Como uma circunferência completa possui 360°, o elipsoide terrestre é dividido em 60 fusos, que possuem de 6° de amplitude cada um.

4) A origem do sistema cartesiano de coordenadas é formada pelo meridiano central do fuso (Palavra central na imagem abaixo) e pela linha do Equador.

Olhe para a imagem abaixo e perceba que a projeção UTM possui 2 hemisférios, norte e sul.

Perceba que o hemisfério Sul varia de 0 Km no extremo sul da projeção e 10.000 Km (ou 10 milhões de metros) ao chegar na linha do equador.

Já no hemisfério norte, a projeção UTM começa em 0 Km e varia até 10.000 KM, no extremo norte da projeção UTM.

5) Em latitude, os fusos são limitados ao paralelo de 84 N e 80 S. Isso porque as deformações tornam-se demasiadamente acentuadas para latitudes superiores.

Com isso, nas regiões polares é utilizada a projeção Universal Polar Estereográfica.

Outro sim, como são 60 fusos para toda a terra, cada fuso é numerado a partir do antimeridiano de Greenwich para a direita. Veja o detalhe na imagem abaixo.

Para isso, o sistema UTM divide a terra em 60 fusos de 6° de longitude cada.

 

Mapa UTM – O problema da projeção de dados

Conseguir determinar coordenadas em Latitude e Longitude sobre a forma elipsolidal, como é o caso de um globo é uma tarefa razoavelmente simples.

Porém, calcular distâncias ou criar um mapa em um papel que é plano e não esférico como o globo não é algo simples e muito menos trivial através das coordenadas de latitude e longitude.

Isso porque é impossível projetar-se dados da forma esferoidal para a forma planar sem que exista algum tipo de distorção.

Foi por causa disso que o sistema de coordenadas UTM foi proposto.

Como vimos antes, o mesmo divide o globo em 60 fusos, de certa maneira que as distorções são minimizadas.

 

Mapa UTM – Fusos UTM no Brasil

 

Conforme você pode ver na imagem acima, no Brasil estão os fusos de numeração de 18 a 25, em ordem crescente do Acre em direção ao Oceano Atlântico. A simbologia adotada para as coordenadas UTM é:

Logo, uma localidade qualquer será definida no sistema UTM pelo par de coordenadas E e N, sendo que usa-se o sinal (+) para longitudes a leste de Greenwich e (-) para longitudes a oeste de Greenwich.

 

Mapa UTM – Baixe a grade com os fusos UTM

 

Clique nos links abaixo e baixe a grade com os fusos UTM. Assim sempre que tiver dúvidas quanto em qual fuso determinado local se encontra, você poderá utilizar a grade de fusos UTM para descobrir:

Grade UTM em Shapefile

Grade UTM em KML

Fontes:

IBGE: Noções Básicas de Cartografia

UERJ – Departamento de Engenharia Cartográfica

UFG – Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento

 

Continue seus estudos sobre Projeção Cartográfica

Aqui no blog, eu possuo centenas de artigos sobre Cartografia e geotecnologias. Separei mais alguns que abordam diferentes métodos de projeção de dados para você continuar seus estudos.

> Projeção de Lambert: o que é e características…

> Projeção UTM: o que é, características e aplicações…

> Projeção Cartográfica: classificação e aplicações…

> Fator K da Projeção UTM: o que é e qual o seu impacto…

> Projeção Conforme: o guia definitivo a respeito…

> Projeção cilíndrica: o que é suas classificações…

Também possuo uma playlist no youtube na qual passo dicas geniais de Geoprocessamento.

A mesma se chama minicurso ArcGIS, porém, somente em 2 ou 3 aulas que abordo procedimentos no ArcGIS. No geral, passo conhecimentos de Geoprocessamento que servirão para você, pouco importa o software que você utiliza.

Clique neste link para acessar a mesma.

Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

Sair da versão mobile