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Desdobro Registro de Imóveis?

Desdobro registro de imóveis, você acabou de colocar suas 2 mãos em um guia definitivo sobre o tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

No caso, estou ranqueando este artigo para o termo “desdobro registro de imóveis“. Por causa disso, algumas frases podem ficar um pouco esquisitas.

 

Desdobro registro de imóveis

Quando se fala no parcelamento do solo, o desdobro registro de Imóveis é apenas um dos tipos de parcelamento do solo existentes.

Olhe para o mapa mental abaixo:

Perceba que o parcelamento do solo se divide em:

Perceba que o loteamento, por sua vez, se divide em loteamento de imóveis rurais e loteamento de imóveis urbanos.

Caso deseje aprender a respeito do loteamento é só você ler este artigo.

O desmembramento, também se divide em desmembramento de imóveis rurais e desmembramento de imóveis urbanos.

Neste artigo aqui do blog eu abordo o desmembramento de imóveis rurais.

E neste outro artigo, o desmembramento de imóveis urbanos.

 

 

 

Desdobro registro de imóveis – O que é um desdobro de terreno

Antes de você entender como proceder no desdobro registro de imóveis, precisa entender o que é o desdobro de um imóvel, qual a legislação a respeito e quis os órgãos envolvidos no mesmo.

No caso, o desdobro é a divisão de um lote em 2 ou mais lotes.

Ou seja, o desdobro é aplicável a lotes urbanos.

Quais são os órgãos envolvidos no desdobro registro de imóveis

O desdobro registro de imóveis exige procedimentos junto à prefeitura e junto ao cartório de registro de imóveis.

Nos próximos tópicos eu entrarei a fundo no tema, mostrando como proceder.

 

Quais os documentos necessários para o desdobro registro de imóveis

Existem 5 documentos que são necessários para desdobro de um imóvel. São eles:

  1. Requerimento com firma reconhecida assinado pelo proprietário do imóvel ou procurador, solicitando a averbação do desmembramento, bem como abertura de matrículas individuais para os imóveis originados do desmembramento;

  2. Memorial descritivo com aprovação da Prefeitura.

  3. Planta aprovado pela Prefeitura.

  4. ART ou RRT.

  5. Certidão de aprovação do desmembramento emitida pela Prefeitura.

 

Qual a legislação a respeito do desdobro registro de imóveis

Existem 2 leis principais que definem como que você deve proceder. São elas:

A Lei dos registros públicos, entre outras coisas:

Já a Lei do parcelamento do solo urbano dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras Providências.

 

 

As 7 etapas do desdobro registro de imóveis

O desdobro registro de imóveis pode ser dividido em 7 etapas.

 

Etapa 1 – Reunião com o cliente

 

Nesta etapa, você pedirá a matrícula para o mesmo, pois o que lhe interessa é a realidade jurídica e não a realidade física.

Ou seja, para ser desmembrado, o imóvel precisa estar cadastrado junto ao registro de imóveis, possuindo matrícula.

Caso o imóvel não possua matrícula, o mesmo precisará primeiramente ser regularizado, o que pode ser feito via usucapião extrajudicial.

 

Etapa 2 do desdobro registro de imóveis – Verificação da legislação municipal

 

Conforme informei anteriormente o desdobro precisa obedecer a legislação municipal quanto:

Logo, sempre se informe a este respeito juntamente a prefeitura.

 

Desdobro registro de imóveis – Etapa 3 – Medição da área a campo

Uma vez que você tenha acertado todos os detalhes com o cliente, precisará ir a campo e fazer a medição da área da propriedade mãe.

Caso o imóvel situe-se distante da sede da empresa, você pode levar seu notebook de campo junto e ainda a campo, fazer a divisão de área.

Com isso, você precisa voltar outro dia até o imóvel, aproveitando a ida a campo para locar os pontos definidores dos limites das novas áreas, materializando os mesmos com marcos topográficos.

 

Etapa 4 – Produção das peças técnicas e do documental necessário

Nesta etapa, você produzirá 1 ou 2 plantas, dependendo do que a legislação municipal diz a respeito.

Também emitirá a ART, produzirá o memorial descritivo, o requerimento de desdobramento e os demais documentos exigidos pelo profissional de registro.

Plantas necessárias no desdobro registro de imóveis

A partir do advento da lei do parcelamento do solo urbano, os profissionais de registro passaram a exigir 2 plantas:

Por exemplo no caso do desdobro e um lote em 2 lotes de mesmo tamanho, a primeira das plantas resultantes será similar a do desenho abaixo.

Já a segunda planta será uma planta da área que foi desmembrada.

Na realidade, antes de prestar o serviço e produzir as plantas, você precisa consultar a legislação municipal.

Isso porque as etapas e as plantas necessárias variam de município para município.

Ou seja, sempre que for fazer o desdobro em um município diferente, você precisará consultar a legislação municipal.

Também é aconselhável que você peça modelos das plantas necessárias.

Ao fazer isso, você produzirá plantas de acordo com as exigências municipais, o que evitará perda de tempo e retrabalho.

Eu digo isso porque alguns municípios podem solicitar 2 plantas, como as dos exemplos acima.

Já outros municípios costumam solicitar apenas 1 planta, a qual deve ser similar a do exemplo abaixo.

Ou seja, sempre consulte a legislação municipal e peça modelos de plantas.

 

Etapa 5 do desdobro registro de imóveis – Protocolação junto a prefeitura

Nesta etapa, você procederá junto a prefeitura, normalmente, junto a secretaria de planejamento.

Caso a solicitação de desdobramento esteja dentro da legislação vigente, o respectivo órgão da prefeitura emitirá a certidão de aprovação do desdobro registro de imóveis.

Certidão esta que você precisará apresentar para o profissional de registro.

Etapa 6 Procedimento junto ao registro de imóveis

Nesta etapa do desdobro registro de imóveis você levará o documental (plantas, memorial descritivo, requerimento de desmembramento, certidão emitida pela prefeitura, ART e demais documental) até o registro de imóveis, dando entrada no processo de desdobro.

Importante: se informe junto ao profissional de registro sobre quais documentos são necessários.

Cada município possui suas especificidades cadastrais, sendo que o profissional de registro possui liberdade para solicitar tantos documentos quantos achar necessário.

Ou seja, o documental costuma variar de cartório para cartório.

Etapa 7 – Procedimentos do oficial de registro

O profissional de Registro fará uma análise detalhada:

Isso porque o mesmo precisa ter certeza que não existe a indexação de áreas de um imóvel de terceiro ou, enfim, de qualquer outra divergência que evite o desdobro terreno.

Uma vez que verifique que está tudo ok, o mesmo procede a averbação de subdivisão e encerramento da matrícula originária, abrindo as novas matrículas dos imóveis desdobrados.

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Você possui alguma destas dúvidas:

  • Quais são as diferentes leis sobre o assunto e quais seus impactos no nosso dia a dia?

  • Em quais circunstâncias que o desmembramento de imóveis rurais e urbanos pode ser feito?

  • Quais são as plantas que precisam serem produzidas?

  • Que peças técnicas são necessárias?

  • Quais são os órgãos envolvidos e como proceder junto aos mesmos?

  • Quais as diferentes frações de parcelamento existentes?

  • Quando que é necessária a elaboração de um projeto de parcelamento do solo?

  • Como fazer o loteamento e regularizar chácaras rurais?

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