Ícone do site Adenilson Giovanini

Datum altimétrico e datum planimétrico?

O que é um datum planimétrico e o que é um datum altimétrico, quais suas caracteristicas e especificidades. É isso que você vai aprender com a leitura deste artigo.

Porém, primeiramente você precisa entender o que é um elipsóide, um geóide e um datum. Por causa disso, eu primeiramente trarei estes conceitos, fortalecendo suas fundações.

 

Datum planimétrico e datum altimétrico – O que é o geoide?

O geoide é a figura matemática que melhor descreve a forma da terra. O mesmo possui o seguinte conceito:

Nível médio dos mares, suposto em equilibrio, prolongado para o centro dos continentes e sobre a influência da força da gravidade e da massa da terra.

Dica de amigo: na realidade, o geoide não é tão irregular quanto a imagem acima mostra. Esta imagem foi distorcida para que as pessoas consigam entender melhor o mesmo.

 

Datum planimétrico e datum altimétrico – O que é o Elipsoide?

 

O elipsoide é um modelo matemático dotado de 2 parâmetros:

O mesmo precisou ser criado, pois o geoide era demasiadamente complexo para ser utilizado no dia a dia.

Com isso, o mesmo precisa de fórmulas que tornavam o mesmo difícil de ser utilizado.

 

Datum planimétrico e datum altimétrico – O que é um Datum

Um datum é um conjunto de pontos e seus respectivos valores de coordenadas, que definem as condições iniciais para o estabelecimento de um sistema geodésico.

Um sistema geodésico, por sua vez, é um conjunto de estações geodésicas (marcos) e suas coordenadas.

Um Datum é constituído pela adoção de:

O critério para a escolha do ponto geodésico de origem é a máxima coincidência entre a superfície do geóide e do elipsóide. Portanto, um mesmo ponto do terreno terá valores de coordenadas diferentes quando referido aos diferentes data (plural de datum).

Datum Planimétrico

É o ponto de referência geodésico inicial, que representa a base dos levantamentos horizontais. O mesmo é definido por um conjunto de parâmetros, sendo um ponto de referência para todos os levantamentos cartográficos sobre uma determinada área.

A localização ideal do ponto seria onde houvesse coincidência entre o geoide e o elipsoide (h=0).

 

Tipos de data planimétricos

Existem dois tipos de Data horizontais:

Existe uma grande quantidade de elipsoides representativos da forma do planeta sendo atualmente utilizados. Os mesmos foram definidos em diferentes ocasiões e por diferentes autores.

Os data mais comuns utilizados aqui no Brasil são:

O WGS84 é um Datum global e geocêntrico, o mesmo adotou o elipsóide GRS80, que ajusta-se à terra como um todo, sendo que o mesmo possui a origem de seus eixos coordenados no centro de massa da Terra.

No datum global, o elipsóide é fixado ao planeta pelo Equador e pelo Meridiano de Greenwich, não necessitando de ponto geodésico origem, nem de Azimute inicial. Veja no quadro abaixo alguns Data.

 

Datum planimétrico e datum altimétrico – Porque existem tantos data planimétricos em uso?

 

Ao longo do tempo, foram testados vários elipsoides de revolução para melhor definir a forma da terra. Como os instrumentos geodésicos foram melhorando conforme a tecnologia evoluía, os mesmos se tornaram cada vez mais precisos.

É por isso que, com o tempo, surgiu a necessidade de mudança do datum oficial brasileiro.

Entretanto, cada parte do planeta possui suas particularidades físicas, de certa maneira que se faz necessária a existência dos 2 tipos de elipsoides:

 

Datum planimétrico e datum altimétrico – Datum Altimétrico

É a superfície formada pelo nível médio do mar, definida através de um mareógrafo estável, a partir de longos períodos de observação para estabelecer a altitude zero.

No Brasil, o ponto de origem do datum altimétrico situa-se em Imbituba, Santa Catarina, uma vez que neste local o nível médio do mar apresenta menor variação.

Na imagem abaixo, você pode ver fotos da régua e do marégrafo que estão no Porto de Imbituba.

 

Próximo ao marégrafo, em local seguro existe um marco topográfico, que é o ponto de origem da rede altimétrica (RN 4X), sendo que o mesmo possui 8,6362 metros em relação ao nível médio do mar local.

 

O Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) é constituído por cerca de 70.000 estações implantadas pelo IBGE em todo o Território Brasileiro, sendo divididas em três redes:
Rede planimétrica: latitude e longitude de alta precisão;
Rede altimétrica: altitudes de alta precisão e;
Rede gravimétrica: valores precisos de aceleração gravimétrica.

Vídeo a respeito do assunto.

 

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

Sair da versão mobile