Em 1949 estabeleceu-se no Brasil o Sistema Geodésico de Referência (SGR) Datum Córrego Alegre.
O mesmo tinha como vértice o ponto Córrego Alegre e o elipsoide Internacional de Hayford de 1924 como superfície de referência, sendo seu posicionamento e orientação determinados astronomicamente.
Criação e implementação do Córrego Alegre
De acordo com Sampaio e Sampaio, na época, vários ajustes eram necessários para se definir um sistema geodésico, sendo que como em 1950 a tecnologia da computação estava dando seus primeiros passos, estes ajustes eram feitos em calculadoras mecânicas, com o uso das tábuas de logaritmo.
Foram estas as tecnologias utilizadas para o estabelecimento do Datum Córrego Alegre de 1949.
A escolha do vértice Córrego para ponto datum, apoiado no elipsoide internacional de Hayford para superfície matemática de referência foi baseada em determinações astronômicas realizadas na implantação da cadeia de triangulação em Santa Catarina.
Suas especificações foram definidas como (IBGE, 2013a):
- Superfície de referência: Elipsoide Internacional de Hayford 1924;
- Semi-eixo maior : 6378388 metros;
- Achatamento : 1/297;
- Ponto Datum : Vértice Córrego Alegre.
Coordenadas:
- Latitude = = 19º 50’ 15,14’’ S e;
- longitude = 48º 57’ 42,75” W.
Orientação elipsoide-geoide no ponto datum:
- Fi = Å =0 (componentes do desvio da vertical)
- N = 0 metros (ondulação geoidal)
Córrego Alegre – O que é um Sistema Geodésico de Referência (SGR) e qual sua importância
O desenvolvimento do Sistema Geodésico Brasileiro – SGB (IBGE, 2013b), é composto por redes de altimetria, planimetria e gravimetria (Sampaio. Et. Al).
Do ponto de vista prático, um SGR permite que se faça a localização espacial de qualquer feição sobre a superfície terrestre.
O mesmo é definido a partir da adoção de um elipsoide de referência posicionado e orientado em relação à superfície terrestre.
A evolução tecnológica propiciou o melhoramento dos diversos SGRs existentes, tanto no aspecto de definição quanto no de realização do sistema.
Sob este ponto de vista, tanto as instituições e empresas voltadas à produção cartográfica quanto os usuários de dados georreferenciados utilizam informações baseadas nos diferentes sistemas de referência e suas realizações que coexistem no Brasil.
Logo, é de extrema importância o conhecimento das características e restrições de cada um destes sistemas.
Data adotados como oficial pelo Brasil
Historicamente o Brasil adotou, como referencial geodésico para seu território, os seguintes Data:
- Córrego Alegre – 1° Sistema adotado;
- Astro Datum Chuá;
- SAD 69; e
- SIRGAS 2000.
É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.
Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.
Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.
Clique neste link e conheça melhor o mesmo.
Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏
Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos
Você quer dominar a Topografia Cadastral?
Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.
O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: