Baixar efemérides precisas a partir do CDDIS

Publicado por Adenilson Giovanini em

Como baixar efemérides precisas. Isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

Antes disso, deixe-me te mostrar os diferentes tipos de efemérides existentes e quando utilizar cada uma das mesmas.

Baixar efemérides precisas – Os diferentes tipos de efemérides existentes

Veja os diferentes tipos de efemérides existentes e suas características.

Efemérides transmitidas

baixar efemérides precisas - efemérides transmitidas

Também conhecidas como efemérides radiodifundidas, consistem em um conjunto de 16 a 20 elementos que definem a trajetória elipsoidal de cada satélite.

Este tipo de efeméride possibilita o posicionamento em tempo real, porém não é tão preciso quanto as efemérides rápidas e finais.

 

Efemérides ultrarrápidas, previstas

baixar efemérides precisas - efemérides rápidas

Estas efemérides são emitidas pelo IGS (International GNSS Service) em tempo real, que atualiza as mesmas nos seguintes horários: 03, 09, 15 e 21 horas UTC.

Baixar efemérides precisas – Efemérides ultrarrápidas, observadas

baixar efemérides precisas - efemérides observadas

O IGS Publica conjuntamente as efemérides previstas e as efemérides observadas a cada 6 horas. As mesmas são atualizadas nos seguintes horários: 00, 06, 12 e 18 H UTC.

Este tipo de efeméride não deve ser utilizado na prestação de serviços técnicos, pois a precisão possibilitada fica aquém do desejado.

Efemérides rápidas

efemérides rápidas 2

 

As efemérides rápidas são publicadas pela IGS entre 17 e 41 horas após a passagem do satélite, todos os dias, as 17 horas UTC (Tempo universal Coordenado).

A previsão das órbitas dos satélites é de 2,5 cm e a precisão dos relógios e das estações de controle é de 75 picosegundos.

Ou seja, este é o primeiro dos 2 tipos de efemérides que você pode utilizar no seu dia a dia.

Na realidade, as efemérides rápidas possuem uma grande vantagem quando comparadas as efemérides finais. Isso porque as mesmas são liberadas menos de 1 dia após a prestação do serviço.

Como a acurácia possibilitada pelas mesmas está dentro da exigida pela legislação, não tem porque você esperar 12 a 18 dias para utilizar as efemérides finais.

Efemérides finais

efemérides finais

O IGS publica as efemérides finais entre 12 e 18 dias após a observação, todas as quinta-feira.

Isso significa que para utilizar as efemérides finais você precisa esperar a primeira quinta-feira, 12 a 18 dias após a realização do levantamento dos dados.

Conforme informei anteriormente, a acurácia possibilitada pelas efemérides rápidas já está dentro das exigências da legislação.

Logo, a não ser que seja um trabalho muito especifico, ou que você não esteja com pressa, não tem porque esperar 12 a 18 dias pelas efemérides finais.

 

Baixar efemérides precisas – opção 1 – A partir do GNSS calendar

baixar efemérides precisas a partir do gnss calendar

Devido a facilidade de uso, o site GNSS calendar é o meio amplamente utilizado pelos profissionais para baixar dados efemêros.

Para baixar os mesmos os dados efêmeros a partir do site GNSS Calendar é só você acessar o link:

http://www.gnsscalendar.com/

Infelizmente no momento da produção deste artigo, o site GNSS calendar está apresentando problemas para baixar efemérides precisas.

 

Baixar efemérides precisas – Opção 2 – CDDIS

baixar efemérides precisas a partir do cddis

Uma alternativa ao site GNSS calendar é baixar as efemérides através do site CDDIS.

Porém, o processo é um pouco mais complexo do que baixar através do GNSS Calendar. Isso porque você precisará navegar através da árvore e encontrar os dados do dia de interesse.

Assista ao vídeo abaixo, que no mesmo eu mostro o passo a passo de como proceder.

Vídeo a respeito do assunto.

 

Links mencionados no vídeo:

Link de acesso ao CDDIS…

Calculadora do tempo GPS…

Árvore de arquivos…

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.