Auto Base e Posição Fixa no Survey Master?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Auto Base e Posição Fixa são os 2 métodos utilizados para a determinação da posição do receptor Base na coleta de dados RTK com o Survey Master.

Coleta de Dados RTK Com o Survey Master: Método 1 – Auto Base

método auto base survey master

O método Auto Base é utilizado para a determinação das coordenadas do marco de base a primeira vez que você loca o GPS no mesmo.

Quando você utiliza este método para a determinação das coordenadas da base, o que o Survey Master faz é coletar algumas épocas, determinando a posição ocupada pelo receptor base.

Qual a Acurácia Desta Posição?

Horrível. Eu já vi casos em que a diferença entre a altitude calculada em tempo real e a altitude oriunda do PPP IBGE foi superior a 8 metros.

O objetivo do método Auto Base não é a determinação de uma posição acurada, e sim, uma rápida determinação da posição ocupada pelo receptor base.

Ou seja, posteriormente você precisará fazer o PPP ou o processamento e ajustamento dos dados da base.

Feito isso, acessar a guia elemento e fazer a correção dos vetores, mudando a base de Auto Posição para Posição Fixa e informando as coordenadas oriundas do PPP IBGE.

 

Coleta de Dados RTK Com o Survey Master: Método 1 – Posição Fixa

método posição fixa survey master

O método posição Fixa é utilizado na reocupação de um marco ou piquete.

Ou seja, trata-se de um ponto o qual foi rastreado anteriormente, sendo que os dados passaram pelo devido tratamento (PPP IBGE ou ajustamento de dados), tendo-se a determinação das coordenadas do ponto com uma alta acurácia.

Com isso, ao fazer a reocupação do ponto ao invés de utilizar o Método Auto Posição, você utilizará o Método Posição Fixa.

Ao fazer isso, o Survey Master vai propagar para o receptor rover a diferença entre as coordenadas rastreadas e as coordenadas ajustadas, possibilitando que você faça a coleta e a locação de dados no método RTK com uma alta acurácia.

EXTRAPOLE ESTES CONHECIMENTOS PARA OUTROS SOFTWARES

Perceba que este princípio também se aplicam aos demais softwares de coleta de dados. Os nomes vão ser um pouco diferentes. Porém o objetivo sempre será o mesmo.

Existe um método cujo objetivo é uma rápida determinação da posição ocupada pelo receptor…

E o método que possibilita a coleta de dados com uma alta acurácia.

Tome cuidado quanto a isso, sabendo utilizar o GPS RTK com perícia no seu dia a dia.

Lembrando que os profissionais que compram o kit RTK comigo recebem todo o suporte necessário, aprendendo a ter o máximo de produtividade na utilização do kit RTK.
Acesse o link abaixo e conheça melhor os kits RTKs que nós temos para a venda:
https://adenilsongiovanini.com.br/equipamentos/index.php/kit-rtk/

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.