Ambiguidades GNSS?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS DA CORREÇÃO DAS AMBIGUIDADES GNSS?

O GRANDE BENEFÍCIO proporcionado pela correção das ambiguidades é que os DADOS RASTREADOS TERÃO UMA GRANDE ACURÁCIA.

Isso tanto, no rastreamento de dados em tempo real, como no rastreamento de dados com a utilização do método pós processado.

AMBIGUIDADES GNSS – PORQUE FAZER A CORREÇÃO DAS AMBIGUIDADES?

Ambigudades GNSS

Como você deve saber, existe toda uma série de erros inerentes ao Posicionamento pelo GNSS.

Erros estes que tornam impossível o rastreamento de dados precisos. Por isso que no posicionamento pelo GNSS utiliza-se o tratamento estocástico dos dados.

Diante de tais erros, existe toda uma série de métodos e de técnicas que são utilizados com intuito de melhorar a qualidade dos dados rastreados.

Uma destas técnicas é a correção das ambiguidades.

COMO FUNCIONA A CORREÇÃO DAS AMBIGUIDADES?

como funciona a corrção das ambigudades GNSS

A correção das ambiguidades GNSS se baseia no rastreamento de dados de maneira relativa.

Ou seja, 2 ou mais receptores precisam rastrear dados ao mesmo tempo.

Um destes receptores, o qual é conhecido como receptor base, fará o rastreamento de dados no método absoluto estático.

O outro receptor, o qual é conhecido como receptor rover, fará o rastreamento de dados no método cinemático em tempo real (Real Time Kinematic – RTK)ou pós processado (absoluto estático ou absoluto estático rápido).

Como são métodos de obtenção de dados distintos, o procedimento necessário para a correção das ambiguidades também é diferente.

Para ambos os métodos, você precisará fazer o ajustamento ou o PPP dos dados rastreados pelo receptor base.

Uma vez que você tenha coordenadas de confiança do receptor base, fará o tratamento dos dados coletados com o receptor rover.

AMBIGUIDADES GNSS – CORREÇÃO DAS AMBIGUIDADES NA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO CINEMÁTICO EM TEMPO REAL

Quando os dados forem coletados no método RTK, você precisará acessar a ferramenta de gerenciamento de dados do software de coleta de dados e informar as coordenadas ajustadas para o receptor base.

Com isso, o mesmo propagará a diferença entre a coordenada rastreada e a coordenada informada, corrigindo as coordenadas rastreadas com o receptor rover.

CORREÇÃO DAS AMBIGUIDADES GNSS NA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO POS PROCESSADO

Para os dados coletados no método pós processado, você precisará utilizar um software de processamento e ajustamento de dados para a correção dos vetores.

 

AMBIGUIDADES GNSS – PREMISSA BÁSICA PARA A CORREÇÃO DAS AMBIGUIDADES

posicionamento relativo

A premissa básica para a correção das ambiguidades GNSS é o rastreamento de dados de maneira relativa.
Ou seja, o receptor base e o receptor rover precisam rastrear dados ao mesmo tempo.

Naturalmente, os dados rastreados precisam estar de acordo com as normas técnicas vigentes, haja vista o serviço que você está prestando.

Eu digo isso porque este é um erro que muitos profissionais cometem.

Os mesmo vão prestar um serviço e não fazem a coisa mais essencial, que é estudar as normas técnicas, buscando entender quais os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente.

Por exemplo, o profissional presta serviços de georreferenciamento de imóveis rurais com um intervalo de rastreamento de dados que não está de acordo com a NTGIR e seus manuais técnicos.

Tenha cuidado quanto a isso.

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.