Ícone do site Adenilson Giovanini

Altitude ortométrica: o que é e para que serve?

A altitude ortométrica é a distância entre um ponto na superfície terrestre e o geoide.

A mesma é medida ao longo da vertical.

Veja a mesma destacada na imagem abaixo. No caso, é a linha dada pela letra “H”.

 

 

Qual a diferença entre altitude ortométrica e altitude geométrica

 

A altitude geométrica é a altitude em relação ao elipsoide, sendo que a diferença entre a altitude geométrica e a altitude ortométrica é chamada de ondulação geoidal.

Na imagem abaixo a ondulação geoidal aparece destacada.

A fórmula que possibilita o cálculo da ondulação geoidal é:

N=h-H

Onde:

Vídeo a respeito do assunto.

 

 

O que é o geoide?

O geoide é a figura matemática que mais se aproxima a forma real do planeta.

O mesmo pode ser conceituado como:

O nível médio dos mares suposto em equilíbrio, prolongado ao longo dos continentes e sobre a influência da força da gravidade e da massa da terra.

Conforme mostrei antes, a altitude ortométrica é a altitude obtida em relação ao geoide, ou seja, ao nível médio dos mares.

 

O que é o elipsoide?

O elipsoide é uma figura matemática mais simples do que o geoide. Isso porque o mesmo possui apenas 2 parâmetros. São eles:

A altitude obtida em relação ao elipsoide é a altitude geométrica, sendo que conforme vimos anteriormente, a diferença entre a altitude ortométrica e a altitude geométrica é a ondulação geoidal.

 

Altitude ortométrica – Como que o elipsoide, o geoide e a superfície topográfica são amarrados?

O elipsoide, o geoide e a superfície topográfica são amarrados através de um datum, sendo que um datum possui 3 parâmetros. São eles:

Com isso, ao utilizar um software de geoprocessamento você não está utilizando um elipsoide e sim um datum. O elipsoide é somente um dos elementos que constituem o datum.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

Sair da versão mobile