Ícone do site Adenilson Giovanini

Nivelamento trigonométrico: o que é?

O nivelamento trigonométrico consiste em uma série de operações de campo e de escritório utilizadas para a determinação de alturas.

Para a realização de um nivelamento trigonométrico se faz necessária a obtenção a campo de uma série de dados relativos:

Além disso, também é necessário obter-se a altura do instrumento e do sinal.

 

 

Funcionamento do nivelamento trigonométrico

O nivelamento trigonométrico baseia-se nas relações trigonométricas para determinação das diferenças de altura dos pontos onde o terreno muda de declividade.

Veja na imagem abaixo as fórmulas utilizadas no mesmo.

Aplicações do nivelamento trigonométrico

O principal objetivo do nivelamento trigonométrico, conforme o próprio nome sugere é a determinação das diferenças de níveis, sendo que o mesmo pode ser utilizado até mesmo no levantamento de áreas extensas.

Áreas estas que normalmente possuem grandes desníveis, sendo que o mesmo também é utilizado para a determinação de alturas de morros, torres, prédios, etc.

O nivelamento trigonométrico é menos acurado que o nivelamento geométrico, porém é mais utilizado que o mesmo, pois possibilita uma maior velocidade de trabalho.

Veja na imagem abaixo a equação geral do nivelamento trigonométrico.

Influência da curvatura terrestre e da refração

Ao realizar um nivelamento, o profissional deve ter um pouco de cuidado quanto a curvatura da terra. Isso porque a mesma deve ser levada em consideração no levantamento de linhas superiores a 150 metros.

De acordo com Carvalho e macedo 2014 (http://topografiapoli.pbworks.com/w/file/fetch/77583296/MMacedo_TopoAlt_Nivelamento_Trigonometrico.pdf) a curvatura terrestre e as diferentes densidades nas camadas da atmosfera afetam os nivelamentos, principalmente quando as visadas são extensas.

Os mesmos ainda informam que a um ponto na superfície terrestre correspondem 3 horizontes distintos. São eles:

Na imagem abaixo você pode ver a fórmula utilizada para a correção da curvatura terrestre.

Lembrando que todo o aparelho após ser transportado deve ter seu erro zenital ou erro residual de seu limbo vertical verificado. No caso, este erro é um desvio da verticalidade da linha 0° – 180º do teodolito.

Para a correção do mesmo você deve utilizar a fórmula da imagem abaixo:

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Vídeo sobre o tema:

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

Sair da versão mobile