Ícone do site Adenilson Giovanini

Levantamento Trigonométrico: O Que É?

O que é o levantamento trigonométrico, quais equipamentos que são utilizados utilizados na prestação deste serviço e quais as diferentes aplicações do mesmo?

É isso que você vai aprender com a leitura deste artigo.

 

O que é o levantamento trigonométrico?

O nivelamento trigonométrico é um dos diferentes tipos de nivelamento topográfico existentes, juntamente com o nivelamento geométrico, o método taqueométrico e o método barométrico.

O mesmo baseia-se nas relações trigonométricas para determinação das diferenças de altura dos pontos onde o terreno muda de declividade, realizando o levantamento dos dados de maneira indireta.

O nivelamento trigonométrico é mais adequado do que nivelamento geométrico para o levantamento de áreas extensas e de áreas que possuam grandes desníveis, uma vez que nestas áreas, caso o nivelamento geométrico seja utilizado, faz-se necessário uma série de trocas da posição do nível, o que torna o levantamento dos dados demorado.

Desta maneira, mesmo o nivelamento trigonométrico sendo menos acurado do que o nivelamento geométrico, acaba sendo o método mais utilizado em distâncias longas e áreas com grande diferença de nível.

 

 

Quais as fórmulas utilizadas no nivelamento trigonométrico?

O nivelamento trigonométrico baseia-se na resolução de um triângulo retângulo, do qual se conhece um dos catetos (distancia horizontal) e se procura determinar o outro cateto (diferença de nível), sendo que para tal, mede-se o ângulo entre ambos.

Na imagem abaixo você pode ver as diferentes fórmulas que possibilitam o cálculo da diferença de nível no nivelamento topográfico trigonométrico.

No caso, o grande objetivo é calcular-se o ΔH, que nada mais é do que a diferença de nível existente entre os 2 pontos. Para isso, é necessário obter-se a distância no plano, o que pode ser feito com a utilização de uma trena.

Uma vez que se conhece a distância no plano (DRH), a distância inclinada (DI), e o ângulo (a – Alfa) é possível calcular-se a diferença de nível.

Naturalmente, na prática as coisas são um pouco mais complicadas, pois o equipamento possui uma altura em relação ao solo (hi) e é feita uma leitura em um bastão que não está no nível do solo (ha), sendo que estas diferenças precisam serem corrigidas.

 


Por causa disso, as fórmulas da imagem acima precisam serem adotadas.

 

Quais equipamentos que são utilizados no levantamento trigonométrico?

Para a realização de levantamentos trigonométricos, normalmente se utiliza teodolitos e estações totais. Estes equipamentos possibilitam a obtenção de dados de maneira indireta.

 

Quais as diferentes aplicações do levantamento trigonométrico?

O nivelamento trigonométrico pode ser utilizado nas seguintes situações:

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

Sair da versão mobile