Ícone do site Adenilson Giovanini

Levantamento Batimétrico?

Um levantamento batimétrico consiste na medição da profundidade de uma determinada massa de água, sendo que a palavra batimetria é uma palavra de origem grega que significa literalmente “medição da profundidade”.

 

Aplicações de um levantamento batimétrico

 

O levantamento batimétrico pode ser realizado em rios, barragens, lagos ou no mar, sendo que existe uma ampla gama de aplicações.

Por exemplo, na agricultura um levantamento batimétrico pode ser utilizado para a determinação do volume de água de um reservatório em um projeto de irrigação.

Na construção de hidrelétricas e outras obras que envolvam o barramento de rios e córregos, pode ser utilizado com o intuito de conhecer-se melhor a topografia sub-aquática e seu potencial.

Isso sem falar que o levantamento batimétrico possibilita a produção de mapas e cartas batimétricas que servem de base para o correto planejamento das atividades.

Na navegação a realização de levantamentos batimétricos servirão de base para o monitoramento do ambiente aquático, evitando assim que os barcos corram risco de encalhar.

Na mineração, as mineradoras através de um levantamento batimétrico conseguem determinar a capacidade hídrica dos reservatórios o que possibilita o correto cálculo da capacidade de extração mineral.

 

Equipamentos utilizados na batimetria

Os equipamentos normalmente utilizados em levantamentos batimétricos são ecobatímetros e receptores GNSS, sendo que a utilização de receptores GNSS possibilita o Georreferenciamento dos dados obtidos o que agrega grandes vantagens aos levantamentos batimétricos.

Um ecobatímetro utiliza as propriedades do som para o mapeamento da topografia submersa.

O mesmo é um equipamento ativo que emite uma onda sonora, a mesma é refletida no fundo da massa de água e parte dela volta para o ecobatímetro, sendo que quando volta um outro equipamento denominado transdutor converte as ondas de pressão do eco em sinais elétricos.

Como resultado, a obtenção de dados com um ecobatímetro resulta na construção de um modelo digital produzido a partir de curvas de nível. Isso porque pontos de mesma profundidade (isobáticos) são unidos em curvas batimétricas.

Veja na imagem abaixo o resultado de um levantamento batimétrico:

 

 

 

VANTAGENS DO LEVANTAMENTO BATIMÉTRICO

 

A realização de um levantamento batimétrico possibilita a preservação de todas as condições descritas nos projetos de engenharia de obras complexas destinados, por exemplo, à construção de hidrelétricas, reservatórios, barragens e pontes sobre rios.

Outra vantagem apresentada pelo levantamento batimétrico é seu custo benefício, uma vez que, ao usar tecnologia de última geração permite com que seu custo seja compensado pela precisão da obra.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

Sair da versão mobile