Ícone do site Adenilson Giovanini

Geodésia geométrica: O Que é e Aplicações?

Geodésia geométrica, você acabou de encontrar um artigo definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

Conceito de geodésia?

 

Antes de mergulharmos de cabeça na geodésia geométrica, precisamos entender exatamente o que é a ciência da Geodésia e quais as divisões da mesma.

O livro fundamentos de Geodésia traz o seguinte conceito.

Entende-se a Geodésia como a ciência que estuda a forma e as dimensões do planeta terra, bem como a determinação do campo gravitacional e da superfície oceânica.

Segundo Webster, “A geodésia é o ramo da matemática aplicada que determina a exata posição de pontos, figuras e áreas de grandes porções da superfície terrestre. Também a forma e o tamanho da terra, além das variações do seu campo gravitacional.

O termo Geodésia possui origem no grego. Palavra “Γεωδαισία“, que é composta por “γη“, que significa “terra”, e “δαιζω“, que significa “dividir”.

Ou seja, o significado literal da palavra geodésia é dividir a terra.

Este termo foi usado, pela primeira vez, por Aristóteles e pode significar tanto divisões (geográficas) da terra, como também o ato de dividir a terra (por exemplo entre proprietários).

 

Geodésia geométrica – Divisões da Geodésia

O objetivo primordial da Geodésia é a determinação da forma e das dimensões da terra.

Alguns autores dividem a mesma em:

A Geodesia global se encarrega da mensuração da forma e das dimensões da terra.

A geodésia aplicada, por sua vez, se encarrega da determinação precisa de pontos sobre a superfície terrestre, tanto em áreas continentais, como em áreas oceânicas, objetivando-se ao mapeamento e outras finalidades.

outros autores dividem a Geodésia em:

 

Geodésia geométrica

A Geodésia geométrica estuda o tamanho e forma da terra, a determinação das coordenadas dos pontos, comprimento e
azimutes de linhas da superfície terrestre.


Geodésia física

A geodésia física estuda o campo de gravidade da Terra ou direção e magnitude das forças que mantêm os corpos na superfície e atmosfera da terra.

 

Geodésia espacial

A geodésia espacial por sua vez, realiza operações geométricas sobre a superfície terrestre (medidas angulares e de distâncias) associadas a poucas determinações astronômicas.

 

A Geodésia Geométria e a Agrimensura

No caso da Agrimensura, na mesma o foco é o estudo da geodésia geométrica. Ou seja, com o estudo:

 

Geodésia geométrica e a determinação do tamanho e da forma da terra

Em processos de obtenção de dados, diferentes formas são adotadas para a terra. Como exemplos temos:

Planar: na topografia uma porção limitada da superfície terrestre é representada, sendo que para isso, a mesma se baseia na utilização do plano topográfico;

Esferoidal: em alguns cálculos geodésicos, o elipsoide pode ser substituído por uma esfera, sem perda apreciável de precisão;

Geoidal: o Geoide é a superfície que melhor representa a forma da terra. Porém, a mesma é uma superfície complexa, não sendo utilizada como referência para o cálculo de posições planimétricas de pontos situados sobre a terra.

Elipsoide de revolução: O elipsoide é a superfície matemática adotada pelos geodesistas para todos os cálculos geodésicos.

 

Geodésia geométrica e a utilização de sistemas de coordenadas

A geodésia geométrica também se preocupa com a determinação de coordenadas de pontos, preocupando-se com a utilização de sistemas de coordenadas.

Sistemas estes que envolvem a utilização de superfícies elipsoidais, paralelos e meridianos, altitudes e, latitudes e longitudes.

Altitudes estas, que por sua vez, podem ser ortométricas ou geométricas.

A geodésia geométrica também estuda os sistemas geodésicos, a transformação de dados entre diferentes data e a transformação de coordenadas entre geodésicas em cartesianas.

Os cursos da área de Agrimensura costumam ter uma cadeira especifica de geodésia geométrica. Cadeira esta na qual os alunos apresentem a se posicionar e a transformar dados entre diferentes sistemas geodésicos.

 

 

Aplicações da Geodésia

Seguem Algumas aplicações da Geodésia Geométrica. As mesmas foram adaptadas a partir do livro “Fundamentos de Geodésia”.

 

Produção de mapas

Na distribuição e implantação de pontos de controle, tanto horizontais, como verticais, na superfície terrestre, estabelecendo uma rede de marcos geodésicos georreferenciados que servirão de apoio para as atividades de mapeamento cartográfico;

 

Planejamento urbano

O georreferenciamento de uma série de pontos de controle possibilita uma melhor identificação e localização de vias urbanas e logradouros públicos.

 

Projetos de Obras de Engenharia

Grandes estruturas, tais como barragens, pontes e grandes edifícios necessitam dispor de plantas para uma perfeita localização predeterminada.

 

Ecologia

O estudo do efeito do homem no meio Ambiente. Atividades tais como movimento de terra, água subterrânea, extração de petróleo, possuem os efeitos monitorados mediante a geodésia.

 

Hidrologia

O posicionamento e os mapas são fornecidos pela Geodésia, contendo as informações relativas as bacias hidráulicas, etc.

 

Outras aplicações

Vídeo a respeito do assunto.

 

É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

Sair da versão mobile