Ícone do site Adenilson Giovanini

Superfície Batimétrica?

Superfície batimétrica e levantamento batimétrico. Você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

 

O que é uma superfície batimétrica

Uma superfície batimétrica é uma superfície oriunda de um levantamento batimétrico. Vamos entender melhor o mesmo, suas características e aplicações.

 

O que é a batimetria

A batimetria é a medição da profundidade de uma determinada massa de água, como, por exemplo:

O termo Batimetria vem do grego Bathus que significa profundo, e Metron que significa medida. Ou seja, é literalmente a medição da profundidade.

 

 

Superfície batimétrica – Equipamentos utilizados na batimetria


Os equipamentos utilizados para a medição de profundidades são determinados ecobatímetros. Um ecobatímetro utiliza o som de base para a determinação da profundidade de um determinado lugar.

Desta maneira, a onda sonora é refletida no fundo da massa de águas e, quando volta, é captada através de um equipamento denominado transdutor, que consistem basicamente de um material piezoelétrico que converte as ondas de pressão do eco em sinais elétricos.

Perceba que o funcionamento de um ecobatímetro é muito simples, sendo que os mesmos são formados por uma fonte emissora de sinais acústicos e um relógio interno, que mede o intervalo entre o momento da emissão do sinal e o instante em que o eco retorna ao sensor.

Naturalmente, existe uma série de cuidados que são necessários para que a acurácia dos dados obtidos não seja prejudicada. Também existem métodos desenvolvidos com intuito de melhorar a qualidade dos dados obtidos.

Os ecobatímetros fornecem informações pontuais de profundidade no local imediatamente abaixo do transdutor. Veja o detalhe na imagem abaixo:

O resultado da obtenção de dados batimétricos será a superfície batimétrica. Superfície esta similar a um modelo digital produzido a partir de curvas de níveis.

Isso porque pontos de mesma profundidade (isobáticos) são unidos em curvas batimétricas.

Veja na imagem um exemplo de superfície batimétrica gerada a partir de um levantamento batimétrico:

Superfície batimétrica – Cuidados importantes ao se realizar levantamentos batimétricos


Ao se realizar um levantamento batimétrico existe uma série de cuidados que o profissional precisa ter.

Por exemplo, se o mesmo utilizar um ecobatímetro de mono-feixe, você precisa que estar ciente que a capacidade do mesmo é sub-métrica. Ou seja, só pode ser utilizado em águas rasas.

Os ecobatímetros multi-feixe, por outro lado, são indicados para levantamentos de massas de água com grande profundidade, podendo serem utilizados até mesmo para o levantamento do fundo marinho, possibilitando leituras precisas.

Outro cuidado que precisa ser tomado é quanto a velocidade de deslocamento do barco. Isso porque dependendo das características do ecobatímetro, o barco possui um limite de velocidade, o qual não pode ultrapassar.

Enfim, existe uma série de cuidados que são necessários ao se realizar uma batimetria.

Além disso, o usuário necessita de um programa hidrográfico como, por exemplo o Trimble HYDROPro Navigation, que possibilita a aquisição automática de informações originadas de diferentes sensores, dentre eles:

 

Vantagens do levantamento batimétrico

 

A realização de um levantamento batimétrico possibilita a preservação de todas as condições descritas nos projetos de engenharia de obras complexas destinados, por exemplo, à construção de hidrelétricas, reservatórios, barragens e pontes sobre rios.

Outra vantagem apresentada pelo levantamento batimétrico é seu custo benefício, uma vez que, ao usar tecnologia de última geração permite com que seu custo seja compensado pela precisão da obra.

Superfície batimétrica – Aplicações da batimetria


Existe uma grande quantidade de aplicações nas quais a batimetria e as superfícies batimétricas podem ser utilizada. As mesmas vão muito além de estudos de caso que envolvam o simples barramento de massas de água.

Vamos ver algumas das aplicações desta incrível tecnologia.

Batimetria na Agricultura

A realização de um levantamento batimétrico ajuda os agricultores a determinarem com precisão o volume de água dos reservatórios.

Com isso, os mesmos conseguem planejar melhor a irrigação de suas lavouras.

Superfície batimétrica – Licenciamento ambiental

Existem situações nas quais os órgãos governamentais solicitam estudos batimétricos como pré-requisito para a construção de barragens.

Com a realização de tais estudos é possível a produção de mapas da superfície batimétrica, os quais informam uma série de dados que servem de base para o processo de tomada de decisões.

Por exemplo:

 

Batimetria na Mineração

Ter boas reservas hídricas é de grande importância para as mineradoras. Isso porque a água é utilizada em grandes quantidades em processos de mineração.

Com isso, a batimetria é uma grande aliada das mineradoras, pois possibilita que as mesmas calculem a capacidade de extração mineral que determinada localidade suporta.

Superfície batimétrica – Navegação e portos

Reformas de cais e obras em portos necessitam de trabalhos batimétricos que servirão de base para o monitoramento do ambiente aquático e para a elaboração de projetos.

No caso da navegação a técnica pode ser utilizada para garantir maior segurança e eficiência no tráfego de embarcações.

Estudos

A produção da superfície batimétrica fornece informações importantes, que servem para diferentes projetos, como por exemplo de:

Superfície batimétrica – Obras de dragagem

A batimetria pode ser utilizada como ferramenta de suporte para uma melhor tomada de decisão e acompanhamento de obras de dragagem, possibilitando uma correta retira dos sedimentos do fundo do leito.

É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

Sair da versão mobile