Ícone do site Adenilson Giovanini

SAD69: O que é, parâmetros e caracteristicas

Datum Planimétrico. Superfície de referência posicionada em relação à Terra real. Pode ser global ou local. Causa a variação das coordenadas geodésicas. DATUM GLOBAL (WGS-84/SIRGAS 2000) GEOCÊNTRICO. DATUM LOCAL (SAD-69) NÃO GEOCÊNTRICO.   REGIÃO. MAPEADA. TERRA. ELIPSÓIDE. Fonte: Júlio D’Alge.

O South American Datum (SAD69) é um sistema de referência geodésico regional especifico da América do Sul.

O mesmo define um formato para a terra para uso na geodésia e na navegação.

 

Características do South American Datum (SAD69)


O SAD69 possui orientação topocêntrica, ou seja, o ponto de origem e orientação está na superfície terrestre.

O mesmo foi oficialmente adotado no Brasil em 1979, sendo que de acordo com o LABGEO- UFRGS, o elipsoide utilizado é o Elipsoide de Referência Internacional de 1967, aceito pela Assembleia Geral da Associação Geodésica Internacional que teve lugar em Lucerne, no ano de 1967.

O referencial altimétrico coincide com a superfície equipotencial que contém o nível médio do mar, definido pelas observações maregráficas tomadas na baía de Imbituba, no litoral do Estado de Santa Catarina.

Os parâmetros topocêntricos foram determinados no vértice Chuá.

 

Coordenadas

 

 

SAD69 – Realização 1996

Em 1996 foi concluído pelo IBGE o reajustamento da rede geodésica brasileira, através da utilização das novas técnicas de posicionamento pelo GNSS.

Juntamente com as observações GPS, também participaram do reajustamento os pontos da rede clássica. A ligação entre as duas redes foi feita através de 49 estações da rede clássica, as quais foram observadas por GPS.

Esse ajustamento forneceu também o desvio padrão das coordenadas das estações.

 

Transformação do datum SAD69 para o datum SIRGAS 2000

No ano 2000 o SAD 69 foi substituído no Brasil pelo SIRGAS 2000, sendo tal substituição oficializada através da resolução do IBGE em 01 de 2005.

Por causa disso, seguidamente se faz necessária a transformação de dados do SAD 69 para o SIRGAS 2000.

A Resolução do IBGE que aborda tal temática é a N°22, de 21/07/83. A mesma estabeleceu para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), as fórmulas oficiais de transformação entre os Sistemas Geodésicos usados no Brasil e os respectivos parâmetros de transformação entre alguns dos Sistemas de Referência.

Como modelo matemático são apresentadas as equações diferenciais simplificadas de Molodensky, sendo que este método utiliza 5 parâmetros (3 parâmetros de translação e as diferenças entre os semi-eixos maior e achatamento dos dois sistemas), aplicando a transformação diretamente nas coordenadas curvilíneas do sistema de origem.

Neste artigo eu mostro como fazer a transformação dos dados de SAD 69 para SIRGAS 2000.

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

Sair da versão mobile