Ícone do site Adenilson Giovanini

Plantas Topográficas?

O que são plantas topográficas, o que diferencia uma planta de um mapa, quais os 8 diferentes tipos de plantas existentes, quais os elementos que uma planta precisa ter, como deixar suas plantas com um aspecto profissional e como produzir plantas com uma grande velocidade.
É isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

 

O que são plantas topográficas?

A planta topográfica é um dos diferentes produtos técnicos que devem serem entregues na prestação de serviços topográficos.

Uma planta representa de forma detalhada as diferentes feições presentes no terreno levantado, sendo que existem diferentes tipos de plantas.

 

O que diferencia planta de mapa?

A principal diferença existente entre plantas e mapas é o grau de detalhamento dos dados. Plantas possuem escalas grandes, enquanto mapas possuem escalas pequenas.

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para planta topográfica:

Representação gráfica de uma parte limitada da superfície terrestre, sobre um plano horizontal local, em escalas maiores que 1:10000, para fins específicos, na qual não se considera a curvatura da Terra.

 

Já para mapas e cartas, a NBR 13.133 trás o seguinte conceito:

Representação gráfica sobre uma superfície plana, dos detalhes físicos, naturais e artificiais, de parte ou de toda a superfície terrestre – mediante símbolos ou convenções e meios de orientação indicados, que permitem a avaliação das distâncias, a orientação das direções e a localização geográfica de pontos, áreas e detalhes -, podendo ser subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecido um plano nacional ou internacional. Esta representação em escalas médias e pequenas leva em consideração a curvatura da Terra, dentro da mais rigorosa localização possível relacionada a um sistema de referência de coordenadas. A carta também pode constituir-se numa representação sucinta de detalhes terrestres, destacando, omitindo ou generalizando certos detalhes para satisfazer requisitos específicos. A classe de informações, que uma carta, ou mapa, se propõe a fornecer, é indicada, freqüentemente, sob a forma adjetiva, para diferenciação de outros tipos, como, por exemplo, carta aeronáutica, carta náutica, mapa de comunicação, mapa geológico.

Com base nestes conceitos, podemos definir que uma planta deste ter maior detalhamento, devendo ter uma escala maior do que 1:10.000, enquanto mapas geralmente representam áreas mais amplas, tendo escalas menores (1:20.000, 1:50.000, 1:500.000 etc).

 

Quais os elementos que uma planta precisa ter?

Se consultarmos a literatura, a mesma trás que os principais elementos que toda planta ou mapa precisa ter são:

 

Lembrando que caso a planta não possua os elementos citados acima, será apenas um croqui, que segundo a NBR 13.133 é um:

Esboço gráfico sem escala, em breves traços, que facilite a identificação de detalhes.

Porém, além destes elementos, existe uma série de outros elementos que são essenciais em uma planta topográfica.
São eles:

 

 

Quais as principais plantas topográficas existentes?

As principais plantas topográficas existentes são:

Planta de área


Planta de área urbana

Planta para retificação de área

Planta para divisão de área

 

Lembrando que existem outros modelos de plantas topográficas que são utilizadas em aplicações especificas.

 

5 dicas rápidas que vão deixar suas plantas topográficas com um aspecto profissional

No nosso dia a dia, é normal vermos plantas com um péssimo aspecto visual.

Outro dia mesmo, senti certa repulsa ao ver uma “planta”. Isso porque a mesma era simplesmente horrível, não possuindo nem mesmo os elementos básicos necessários.

Para piorar a situação, ela tinha sido feita no GPS trackmaker, sendo que o profissional que a produziu encheu de ícones coloridos, deixando a mesma extremamente poluída.

A primeira dica que quero passar para você é utilize o AutoCAD ou outro software profissional, jamais o GPS trackmaker. Isso porque o mesmo não foi feito para a produção de plantas.

Com isso, chegamos na segunda dica, se tiver que colocar muitos textos, não coloque-os diretamente sobre o desenho. Ao invés disso, crie uma tabela, colocando letras ou números que sirvam de referência no desenho.

Por exemplo, dê uma olhada na planta abaixo e perceba que ao invés de colocar as áreas diretamente na planta, eu criei um quadro de áreas, o que fez com que o desenho ficasse mais limpo e com um aspecto profissional.

 

 

A terceira dica é justamente a este respeito, deixe suas plantas clean. Nada de estar enchendo as mesmas de símbolos e textos.

Coloque somente as informações que realmente forem necessárias. As pessoas devem conseguir interpretar suas plantas com uma rápida corrida de olhos.

Logo, mostre que você é profissional e simplifique. Perceba que nas plantas dos exemplos acima eu fiz isso. Que as mesmas exigem poucos esforços dos profissionais para suas interpretações.

A quarta dica é use e abuse dos tons de cinza.

Isso mesmo, se precisar colocar diversas hachuras em suas plantas, preferencialmente, não coloque hachuras coloridas. Eu sei que existe todo um universo de hachuras a disposição, porém, sendo brutalmente sincero com você, a maioria delas mais atrapalha do que ajuda.

Ao invés de utilizar as mesmas, utilize tons de cinza em cores sólidas. Ou se for o caso, linhas direcionais, porém, preferencialmente tons de cinza.

Perceba que na planta abaixo eu utilizei a cor cinza e linhas direcionais também em um tom de cinza.

Note que a mesma ficou com um aspecto profissional.

Dê uma olhada no desenho abaixo feito em tons de cinza e perceba como o mesmo é agradável aos olhos.

Como disse, se você quer realmente encantar seus clientes, simplifique, ou pense seriamente em finalizar suas plantas em outro software, como o CorelDRAW, por exemplo.

Dê uma espiada na planta abaixo:

Esta planta provavelmente foi finalizada no CorelDRAW, ou em algum outro software de design gráfico, pois não é possível colocar cores em gradiente no AutoCAD.

A quinta dica é coloque um croqui de localização em suas plantas. O mesmo vai ajudar o profissional de registro e as demais pessoas a quem interessar, a entenderem melhor a localização do imóvel. Veja, por exemplo, o croqui que eu coloquei na planta abaixo:

E sim, esta planta eu tirei do fundo do baú, pois produzi a mesma lá em 2014.

Vídeo a respeito do assunto.

 

 

Aprenda a Produzir Plantas Topográficas

Se você quer (ou precisa) aprender a produzir as diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas servirá como uma luva para você.

Aprenda a produzir plantas que vão deixar seus clientes de queixo-caído e vá diretamente para a prática, prestando serviços e ganhando dinheiro.

 

 

 

 

 

 

Plantas que você vai aprender a produzir

No curso você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

 

 

Plantas topográficas

 

 

1 – Plantas Para Processos de Georreferenciamento de Imóveis Rurais

 

2 – Planta de Área

 

3 – Planta de Lote Urbano

 

4 – Planta Para a Retificação de Área

 

5 – Plantas Para Projetos de Divisão de Área

 

 

6 – Planta Para a Divisão de Área Pela Área Útil

 

7 – Planta Planialtimétrica

 

8 – Planta Planialtimétrica Cadastral

 

9 – Plantas Para Processo de Sucessão

 

10 – Planta a Partir de Dados Obtidos Com Estação Total

 

11 – Planta de Situação Para Projetos de Loteamento

 

 

 

Plantas e Croquis Para Projetos de Licenciamento Ambiental

 

12 – Croqui de Acesso


13 – Planta Baixa da Área a Ser Licenciada

 

 

Plantas e Croquis Para Projetos de Crédito Rural

14 – Croqui de Acesso e Localização Para Projetos de Crédito Rural


15 – Planta Das Áreas Alvo do Projeto de Crédito Rural

 

 

 

Bônus que você ganhará juntamente com o curso

Juntamente com o curso, você ganhará 7 bônus. São eles:

 

 

 

 

Escolha uma das 2 alternativas abaixo:

 

Ou:

 

 

Sair da versão mobile