Ícone do site Adenilson Giovanini

Piquete topografia: o que é e qual sua função

Piquete topografia: o que é, qual a função do mesmo e mais 2 dicas geniais a respeito da utilização de piquetes.

É isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

 

O que é um piquete topografia

Piquetes são estacas de madeira que possuem seção circular, quadrada ou retangular, cujo tamanho varia de 15 cm a 30 cm, sendo que uma das pontas de um piquete normalmente é apontada para facilitar o cravamento do mesmo no solo.

A outra ponta normalmente recebe uma tachinha de cobre, prego ou algum outro tipo de marcação que possibilite a realização de levantamentos topográficos com grande precisão.

 

Os piquetes normalmente são cravados no solo, de certa maneira que somente 3 cm a 5 cm fique para fora do solo, sendo que os mesmos são utilizados na realização de serviços de nivelamentos e levantamentos topográficos.

Se o local possui vegetação alta, próximo aos piquete é cravada uma estaca testemunha, facilitando assim que o piquete seja encontrado.

 

Qual a função de um piquete topografia?

A utilização de piquetes é de extrema importância na Topografia, pois os mesmos possibilitam o amarramento do terreno ao levantamento topográfico em locais que não haja uma rede de referência cadastral.

Na realidade, mesmo em locais nos quais exista uma rede de referência cadastral, a utilização de piquetes possibilita a locação de pontos de apoio que podem serem ocupados durante o processo de obtenção de dados.

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para ponto de apoio:

Pontos, convenientemente distribuídos, que amarram ao terreno o levantamento topográfico e, por isso, devem ser materializados por estacas, piquetes, marcos de concreto, pinos de metal, tinta, dependendo da sua importância e permanência.

Perceba que, por exemplo, durante o levantamento de dados com uma estação total, a existência de elementos naturais ou artificiais, pode fazer com que seja necessária a utilização de trocas de estações.

Porém, que não faz sentido locar-se um marco de concreto somente para realizar-se uma troca de estação.

Desta maneira, a utilização de piquetes possibilita a utilização de pontos de apoio, que podem serem utilizados durante o processo de obtenção de dados, permitindo um melhor mapeamento dos dados de interesse.

 

2 Dicas geniais a respeito da utilização de piquetes

Agora que você sabe a importância e quando utilizar piquetes, quero passar 2 dicas geniais para você.

 

Utilize 3 piquetes em trocas de estação

A primeira dica é quando você for realizar uma troca de estação, ao invés de utilizar somente 2 piquetes, um para a estação e outro para a orientação, utilize um terceiro piquete extra, que servirá como piquete de verificação.

Com isso, sempre que fizer uma troca de estação, ao importar os dados para o AutoCAD, você terá como verificar se fez a mesma da maneira certa.

 

Piquete topografia – Divida o caminhamento perimétrico em seções

Sempre que você tiver prestando um serviço no qual precisa fazer várias trocas de estação, divida o mesmo em seções.

Você pode, por exemplo, dividir os trabalhos em seções de 5 trocas de estação. Ou seja, a cada 5 trocas de estação, você criará uma nova obra.

Com isso, o acumulo de erros será menor, pois cada obra possui poucas trocas de estação.

Além disso, você não corre o risco de ter que levantar todos os dados novamente, caso cometa um erro durante o levantamento dos dados.

Uma dica extra é você utilizar o macete que eu ensinei anteriormente e sempre locar 3 piquetes entre uma obra e a outra. Ou seja, além do piquete da troca de estação e do piquete da orientação, loque um piquete de verificação.

Assim, você conseguirá verificar se existem erros e, dependendo do momento no qual os erros foram cometidos, poderá mover e rotacionar os dados, corrigindo os erros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

Sair da versão mobile