Um estereograma é uma técnica de ilusão de óptica que imita a visão humana, de certa forma que a partir de duas imagens bidimensionais complementares, é possível visualizar-se uma imagem tridimensional.
O que possibilita a visualização de um estereograma
A visualização de um estereograma é possível graças ao efeito Estereoscópico, onde o cérebro funde as imagens captadas por cada olho gerando efeitos tridimensionais à visão.
Esta visualização é possível através da disparidade existente na retina humana quando se olha para objetos do cotidiano.
Paralaxe na visualização de estereogramas
Este efeito é conhecido como paralaxe, sendo que podemos conceituar paralaxe como a distância horizontal entre a imagem esquerda e a direita em que aparece os objetos em relação ao observador.
É exatamente desta maneira que a visão humana possibilita a percepção de profundidade.
Cada olho enxerga o mesmo ponto de um ângulo levemente diferente, sendo que ao fundir as imagens enxergadas por ambos os olhos o cérebro gera a percepção de profundidade.
Cuidados necessários para a visualização de um estereograma
Para conseguir ter a percepção de profundidade 2 fotografias obtidas a partir de ângulos ligeiramente distintos devem serem sobrepostas.
Isso normalmente é feito através da utilização de um estereoscópio.
Estereograma – Os diferentes tipos de estereoscópios existentes
Existem 2 tipos de estereoscópio:
- Estereoscópios de mesa;
- Estereoscópios de bolso.
Estereoscópio de mesa
Você pode ver um exemplo de estereoscópio de mesa na imagem abaixo:
Estereoscópio de bolso
Também existem os estereoscópios de bolso.
Isso é possível porque durante o processo de mapeamento um mesmo objeto é imageado de 2 posições distintas. Com isso, como cada olho vê umas das fotografias, o cérebro cria a percepção de profundidade.
Na imagem abaixo você pode visualizar 2 fotografias posicionadas no estereoscópio.
Na imagem abaixo temos um estereoscópio mais antigo.
Na realidade, atualmente os estereoscópios são pouco utilizados. Isso porque existem softwares poderosos no mercado, que além de possibilitar a sobreposição digital de imagens, geram uma série de produtos fotogramétricos.
Como exemplos de softwares fotogramétricos utilizados no Geoprocessamento, temos:
- ENVI;
- Agisoft Metashape;
- Pix4D;
- Reality Capture e;
- Recap Pro.
O principal cuidado que fazem a mesma coisa, sem que seja necessário revelar-se centenas ou até mesmo milhares de fotografias.
Como ver um estereograma em 3D
O usuário deve ter é conhecer o resultado esperado. A ideia é desfocar a vista da imagem, de maneira que ambas as perspectivas sejam captadas.
Algumas pessoas recomendam olhar o infinito. Ou seja, fitar a vista num objeto distante e, sem desfocar, voltar a olhar a imagem.
Outras preferem:
- Fitar a visão em um dedo sobre a imagem e lentamente retirá-lo;
- Observar o reflexo da imagem num vidro, ou;
- Olhar a imagem bem de perto.
E mantendo o foco, ir afastando a cabeça, de forma que o foco saia do papel até encontrar o ponto ideal. Depende de cada pessoa e sua condição visual.
Alguns estereogramas já trazem inclusive um auxílio, como dois pontos, onde você foca a sua visão de forma que os 2 pontos se transformem em 3, então a imagem pretendida aparecerá.
Utilização de estereogramas na fotogrametria
Na estereofotogrametria são observados e medidos, ou interpretados, pares de fotografias em instrumentos de observação estereoscópica que proporcionam uma vista tridimensional e criam a ilusão de que o observador está vendo um modelo 3D do terreno.
Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.
Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.
Clique neste link e conheça melhor o mesmo.
Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏
Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos
Você quer dominar a Topografia Cadastral?
Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.
O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: