Ícone do site Adenilson Giovanini

Georreferenciamento de imóveis rurais: 5 exemplos

Onde locar os marcos geodésicos é uma dúvida muito comum entre os profissionais que estão iniciando seus trabalhos com o georreferenciamento de imóveis rurais.

Existe uma série de situações que geram muitas dúvidas nos profissionais da área. Como exemplos temos:

Neste artigo eu vou cobrir uma série de situações envolvendo a locação de marcos geodésicos, ajudando você a dominar o georreferenciamento de imóveis rurais.

Antes disso, deixe-me te indicar outros 2 artigos sobre georreferenciamento de imóveis rurais. São eles:

> Georreferenciamento rural – 2 dicas que farão sua produtividade decolar…
> Software de Georreferenciamento. Existe algum Grátis…

Resumo
Locação de marcos próximo a mourões
Locação de marcos em córregos
Locação de marcos em mudança de confrontante em córrego
Locação de marcos no encontro do perímetro com a estrada

Georreferenciamento de Imóveis Rurais – Locação de marcos próximo a mourões

No levantamento de dados para processos de georreferenciamento de imóveis rurais, aonde que existe uma cerca na confrontação, a lei 10.267 proíbe a colocação de plaqueta em mourões.

O ideal seria colocar o marco bem no vértice, porém o mourão está no mesmo. Diante disso, a dúvida existente é aonde locar o marco geodésico.

Perceba que não tem como você colocar o marco debaixo da cerca, pois você até consegue fazer o buraco para a colocação do mesmo, porém não conseguirá colocar o receptor no centro da plaqueta.

A segunda opção é locar o marco o mais próximo possível do vértice, dentro da propriedade confrontante.

Porém, isso pode fazer com que o confrontante fique queixoso, sendo que, por causa disso, normalmente eu loco o marco dentro da propriedade que estou georreferenciando, o mais próximo possível do vértice.

Veja o detalhe na imagem abaixo.

Perceba que esta posição rouba um pouco de área da propriedade que você está georreferenciando. Normalmente, os proprietários rurais não se preocupam com isso porque esta é uma área que eles não utilizam.

 

Georreferenciamento de imóveis rurais – Um cuidado que você precisa ter ao locar marcos geodésicos

Um cuidado que você deve tomar na locação de marcos geodésicos perto de cercas é para enquanto estiver cavando o buraco não acertar os arrames.

Eu sei que talvez você pense que parece uma dica besta, porém fico até sem jeito de lhe contar algo que aconteceu comigo.

Certa vez aconteceu de eu estar fazendo o buraco para a colocação do marco e enquanto isso se desenrolar uma conversa animada com o dono da propriedade.

Como estava distraído, conversando com o mesmo, quando percebi acertei a pá em cheio no arrame mais de baixo da cerca.

Com isso, a trajetória da pá foi desviada e o cabo dela voltou com tudo contra mim e me acertou no queixo.

A partir deste dia passei a tomar mais cuidado, pois poderia ter acertado em um lábio, nariz ou sobrancelha e o estrago seria pior.

Uma outra opção para a locação de locação de marcos em locais de cerca é você locar o marco levemente para dentro da propriedade que está Georreferenciando e no próximo vértice locar levemente para dentro da propriedade do confrontante.

Com isso, será criado um vetor entre os 2 marcos cuja área estará distribuída entre as 2 propriedades.

Esta é uma maneira mais justa de se locar os marcos. Veja um esboço disso na imagem abaixo.

Confesso que raramente loco os marcos desta maneira. Isso porque locando os marcos levemente para dentro da propriedade do contratante eu sei que o confrontante não ficará queixoso.

Além disso, esta é uma área que não é utilizada, sendo que o dono da mesma não se importa com esta pequena diferença.

É óbvio, a situação seria bem diferente se o que estivéssemos levantando fosse a área de um lote (área urbana).

 

Georreferenciamento de imóveis rurais – Locação de marcos em córregos

Em que posição locar os marcos geodésicos próximo a córregos é outra pergunta que muitos profissionais da área já me fizeram.

Perceba que se você locar o marco dentro do córrego, o mesmo corre o risco de na primeira chuva torrencial ser destruído.

Por causa disso, o marco precisa ser locado em cima do barranco, em um local seguro, o mais próximo possível do córrego.

os córregos normalmente apresentam uma delimitação bem definida de seu canal. É só respeitar está delimitação.

 

Locação de marcos em mudança de confrontante em córrego

Esta é uma outra pergunta que eu já recebi de vários profissionais que trabalham com o georreferenciamento de imóveis rurais, juntamente com alguma variação dela como, por exemplo:

“Professor Adenilson: É necessário locar marcos em mudanças de confrontante em córregos?

Ou ainda:

“Professor Adenilson: E como eu procedo em trechos de córregos aonde que a divisa é pelo centro do córrego e existe mudança de confrontação?

Neste caso especifico de mudança de confrontante em trechos de córrego, você precisa ler cuidadosamente a matrícula buscando identificar o que a mesma diz.

Se ela disser que o córrego não é navegável ou que a mudança de confrontante é pelo centro do córrego, isso significa que é necessário locar um marco na mudança de confrontante.

Isso é comum em córregos de pequeno porte, onde que o córrego nada mais é do que mais um elemento da topografia, assim como as serras e os vales.

O grande problema sobrecaí sobre o fato de que o córrego possui água correndo.

Além disso, em boa parte do território nacional, em um período de 10 anos, acontece pelo menos 1 fenômeno climático adverso, que destruiria o marco, caso o mesmo estivesses no talvegue do córrego.

Por causa disso, eu recomendo a meus alunos que loquem o marco em local seguro, em cima do barranco, o mais próximo possível do córrego.

Uma outra dúvida que você pode ter é em qual lado do córrego locar o marco.

No caso, eu aconselho a sempre locar dentro da propriedade do contratante. Isso porque sempre existe o risco do confrontante ficar queixoso caso o marco seja locado na propriedade do mesmo.

 

Georreferenciamento de imóveis rurais – Locação de marcos no encontro do perímetro com estrada

No georreferenciamento de imóveis rurais, a locação de marcos neste tipo de local também é um outro tema do qual já fui questionado por vários profissionais.

Eu já produzi até mesmo um vídeo sobre o assunto. Segue o mesmo:

 

Perceba que o georreferenciamento de imóveis rurais possui muitos detalhes.

Das vezes um detalhe mínimo que passa desapercebido, pode ser o suficiente para um processo inteiro ter problemas e pode fazer até mesmo com que você leve uma notificação do INCRA.

É isso por este artigo. Lembrando que eu possuo uma série de cursos e de livros práticos. Se você que MERGULHAR FUNDO e aprender com exemplos práticos, acesse este link e conheça os mesmos.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Conheça o Curso de Georreferenciamento de Imóveis Rurais Mais Completo do Brasil

O Método Georreferenciamento Sem Mistérios é:

 

Mais de 207 profissionais já participaram do curso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bônus Que Você ganhará Juntamente Com o Curso

Com estes bônus você terá todos os conhecimentos necessários para ter um escritório de topografia de sucesso.

Você saberá:

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile