Agricultura precisão, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema.
Com a leitura do mesmo, você aprenderá:
- O que é a agricultura de precisão;
- Exemplos de aplicação da mesma;
- Quais os 11 principais benefícios;
- Quais as diferentes ferramentas utilizadas;
- E muito mais.
No caso, vou ranquear este artigo para o termo agricultura precisão. Por causa disso, algumas frases podem ficar um pouco esquisitas.
Prossiga a leitura com máxima atenção.
Agricultura precisão – O que é?
A agricultura precisão, se baseia na utilização de uma série de tecnologias avançadas, objetivando-se a aumentar a produtividade dos imóveis rurais ao mesmo tempo que diminui os custos produtivos.
A mesma busca obter a maior eficiência e sustentabilidade possível dos recursos econômicos e ambientais.
Para isso, em um primeiro momento é necessário o georreferenciamento das lavouras.
Isso porque a partir do momento que as lavouras estão georreferenciadas é possível utilizar-se ferramentas de geoprocessamento e implementar-se a automação agrícola.
O grande segredo que torna a agricultura de precisão extremamente poderosa é que a mesma se baseia na utilização de ferramentas que possibilitam a obtenção georreferenciada de uma série de informações a respeito do imóvel rural.
Para isso, a mesma se baseia na utilização de amostras, mapas e sensores.
Agricultura precisão – Os 11 principais Benefícios
A partir do momento que as lavouras estão georreferenciadas, o Agricultor poderá, por exemplo, fazer uma série de coleta de amostras do solo, as quais são georreferenciadas e estrategicamente distribuídas.
Com isso, a análise destas amostras do solo possibilitará a produção de mapas, os quais possuem os valores de acidez e a distribuição geoespacial dos macro e micro nutrientes essenciais para a planta.
Com isso, o Agricultor conseguirá fazer a distribuição utilizando uma taxa variada de calcário, o que possibilitará que ele corrija a acidez do solo, colocando a quantidade de calcário necessária.
O mesmo também poderá corrigir deficiências de macro e micro nutrientes. Com isso, o mesmo garante que o solo estará preparado para receber o cultivo agrícola, proporcionando a maior produtividade possível.
Como possui mapas georreferenciados com a distribuição espacial dos diferentes nutrientes essenciais para a planta, ao plantar o mesmo poderá fazer a aplicação variada de nutrientes.
Com isso, o mesmo aplicará a quantidade certa de nutrientes, garantindo a obtenção da maior produtividade possível pelo menor custo.
Posteriormente, enquanto a cultura agrícola se desenvolve, o mesmo poderá a cada 2 semanas fazer um voo com drone e, com isso, acompanhar o desenvolvimento da cultura.
Através da utilização de uma série de índices de vegetação, conseguirá identificar de maneira precoce a incidência de doenças e problemas de carência nutricional ou de déficit hídrico.
Com isso, fará o tratamento certo no lugar e na hora certa, minimizando os custos e os danos. Como consequência, aumentará a produtividade e os lucros da propriedade.
Agricultura precisão – Mais alguns benefícios
Gentil e Ferreira O material didático “Introdução à agricultura de precisão: conceitos e vantagens” apresenta mais alguns benefícios da agricultura de precisão. São eles:
- Redução do grave problema do risco da atividade agrícola;
- Controle de toda situação, pelo uso da informação;
- Mais tempo livre para o administrador;
- Prover registros de fazenda mais detalhados e úteis;
- Reduzir custos de fertilizante e;
- Reduzir custos de praguicida.
Agricultura precisão – A agricultura de precisão no Brasil
A agricultura de precisão (AP) chegou no Brasil no início dos anos 90, por meio da utilização de máquinas agrícolas munidas com receptores GNSS.
Sendo que ao longo destas 3 décadas, a mesma evolui freneticamente. Um exemplo disso são os drones que invadirão o mercado e trouxeram muitas aplicações e vantagens para a AP.
De uma maneira simplificada, podemos considerar como a agricultura de precisão toda e qualquer prática que tenha como objetivo assegurar as condições ideais à lavoura. Como exemplos temos:
- A aplicação de defensivos;
- O monitoramento de pragas e doenças;
- A irrigação;
- Entre outros.
A agricultura de precisão – Principais vantagens
A agricultura de precisão normalmente é utilizada para monitorar:
- A aplicação de fertilizantes;
- A irrigação;
- Falhas de plantio;
- A competição com outras espécies e;
- A existência de doenças.
Na realidade, a agricultura precisão possui como objetivo garantir a máxima produtividade possível, sendo que para alcançar este objetivo, a mesma gere as lavouras em todos os aspectos possíveis.
Com isso, quanto maior for o número de informações e dados coletados, maiores serão a assertividade no processo de tomada de decisão e a economia do sistema produtivo.
Perceba que o agricultor conseguirá fazer uma melhor gestão de sua propriedade, economizando tempo dinheiro ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e a sustentabilidade.
Agricultura precisão – Principais ferramentas utilizadas
Conforme vimos anteriormente, a agricultura de precisão se baseia na utilização de uma série de ferramentas e de tecnologias, possibilitando uma melhor mensuração dos insumos necessários e a correta adequação do manejo de acordo com os dados obtidos.
Entre as principais ferramentas utilizadas pela mesma temos:
Softwares de geoprocessamento: através da utilização de softwares de geoprocessamento é possível produzir-se mapas a partir das diferentes informações obtidas com a realização de amostragens, sensores e drones.
Receptores GNSS: normalmente os tratores, pulverizadores e colheitadeiras possuem um receptor GNSS, o qual possibilita a coleta de informações georreferenciadas e a aplicação de fertilizantes e agrotóxicos a taxa variável.
Piloto automático: o piloto automático possibilita a redução de erros na operação de tratores, pulverizadores e colheitadeiras, possibilitando uma maior uniformidade da atividade.
Controle de aplicação de insumos: através da utilização de hardwares, softwares e sensores é possível aplicar-se a quantidade certa de insumo no local certo, otimizando-se a produtividade e diminuindo-se os custos.
Sensores: a utilização de sensores fornece dados que auxiliam os agricultores no monitoramento das lavouras.
Drones: a utilização de drones possibilita o levantamento de dados, fornecendo informações estratégicas aos agricultores.
Lembrando que caso você deseje aprender a respeito da operação de drones, eu possuo um livro cirúrgico sobre o tema.
Me refiro ao Livro Topografia Com Drones.
Se você quer (ou precisa) dominar a operação de drones, este livro servirá como uma luva para você.
Para conhecer melhor o mesmo e os bônus que você ganhará é só você clicar neste link.
Informação – A base da agricultura de precisão
Como você deve ter percebido ao longo da leitura, o ponto o qual a agricultura de precisão orbita chamasse obtenção de informações.
Informações estas que possibilitam a tomada da decisão certa na hora certa.
Perceba que este é o grande segredo da agricultura de precisão, saber-se o que e onde. Como exemplos temos:
- A partir do PH de uma série de amostras, saber-se quanto e onde fazer a correção com calcário;
- Existe déficit hídrico, devo acionar o sistema de irrigação;
- A lavoura está sendo atacada por alguma doença. Quanto de fungicida devo aplicar e onde devo aplicar o mesmo;
- Qual foi a produtividade em cada ponto.
Enfim, perceba que o grande segredo da agricultura de precisão é a obtenção de informações georreferenciadas.
Informações estas que possibilitarão a tomada da decisão certa na hora certa, minimizando custos e maximizando os lucros.
Drones para Agricultura de precisão
Nos últimos anos os drones invadiram o mercado, revolucionando a agricultura precisão. Isso porque os mesmos possibilitam a obtenção de informações com um grau de detalhamento e com uma velocidade que de outra maneira seria impossível.
Por exemplo, os mesmos podem ser utilizados para:
- O acompanhamento do crescimento da cultura;
- A geração de uma série de índices de vegetação, sendo o principal deles o NDVI;
- O levantamento do número de plantas;
- A aplicação de pesticidades e fungicidas;
- Detecção de pragas e;
- Para o monitoramento do sistema de irrigação.
Neste artigo eu abordo de maneira mais detalhada a utilização de drones na agricultura de precisão.
Continue estudando sobre agricultura e drones
Lembrando que aqui no blog eu possuo centenas de artigos sobre georreferenciamento, topografia e geotecnologias.
Entre eles, dezenas de artigos referentes a topografia com drones. Separei 4 deles para você continuar com seus estudos:
> Drone multirotor: Características e Aplicações…
> Pontos de Apoio e Pontos de Controle: O Que São…
> Carta Imagem: O Que é e Modelos…
> Ortoimagens: O Que São e Para Que Servem…
Lembrando que eu também possuo vários cursos e de livros práticos.
Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.
Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.
Domine a Operação de Drones Através de um Livro Formado Por Exemplos Práticos e Estudos de Caso
O livro Topografia Com Drones possui os Conhecimentos Que Você Precisa Para Operar Drones Com Grande Velocidade e Com Segurança!
Se você quer dominar a operação de drones, este livro servirá como uma luva para você.
Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: