Ícone do site Adenilson Giovanini

DGPS: o que é e como funciona este método?

Uma dúvida comum entre os profissionais que trabalham com topografia e georreferenciamento de imóveis rurais é quanto a utilização do método DGPS.

Por causa disso, decidi produzir um artigo sobre esta temática. No mesmo eu irei mostrar:

Antes de irmos ao artigo propriamente dito, deixe-me lhe indicar outros 2 artigos sobre o posicionamento pelo GNSS que podem ser de seu interesse. São eles:

> GPS geodésico não rastreia satélites: como proceder?

> Levantamento topográfico – Qual o melhor GPS?

Entendendo o método DGPS

O método DGPS, cuja sigla significa gps diferencial é utilizado com intuito de corrigir os diferentes erros inerentes ao posicionamento pelo GNSS.

O funcionamento do mesmo é muito parecido com o funcionamento do método RTK. Isso porque ambos os métodos utilizam um receptor de base instalado sobre um ponto de coordenadas ajustadas e outro receptor rover, com o receptor base corrigindo as coordenadas do rover.

A grande diferença se encontra no método utilizado para a determinação da distância, pois o método RTK utiliza a fase da onda portadora, enquanto que o método dgps utiliza a pseudodistância.

Utilizar a fase da onda portadora significa que a medida utilizada é o tempo que determinada fase de uma onda leva para se deslocar da base até o rover.

A pseudodistância, por outro lado, é a distância média entre a base e o rover. A diferença entre os 2 métodos de correção pode ser vista na imagem abaixo onde que o n é a pseudodistância.

Com isso, enquanto que o método rtk consegue uma acurácia centimétrica, a acurácia gerada pelo método dgps normalmente fica no entorno de 1 a 1,5 metros.

Na realidade, dependendo das correções utilizadas esta acurácia pode chegar a 30 cm. Porém, os receptores existentes no mercado, normalmente possibilitam a obtenção de uma acurácia que fica no entorno de 60 cm a 1 metro.

O método DGPS pode ser utilizado no georreferenciamento de imóveis rurais?

A resposta é sim, porém não para todos os tipos de pontos.

Se levarmos em consideração a acurácia possibilitada pelos receptores dgps e a acurácia necessária para os diferentes tipos de pontos de um processo de georreferenciamento de imóveis rurais, perceberemos que o método dgps não tem como ser utilizado para o levantamento de dados de pontos do tipo M.

Isso porque a acurácia de pontos do tipo M deve ser melhor do que 0,5 metros.

Por outro lado, nada impede a utilização desse método para o levantamento de dados do tipo P, cuja acurácia exigida é de 3 metros e, para o levantamento de dados do tipo V, cuja acurácia exigida é de 7,5 metros.

Vídeo a respeito do assunto.

É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

Sair da versão mobile