Ícone do site Adenilson Giovanini

PPK e RTK: Qual a Diferença?

PPK e RTK. Você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo sobre o tema.

 

O QUE É O MÉTODO PPK?

O PPK é um método de posicionamento pelo GNSS pós processado.

Para entendermos o funcionamento do método PPK, precisamos primeiramente entender o funcionamento do método RTK.

No método RTK, o receptor base fica em um ponto de coordenadas conhecidas (ou calculadas posteriormente) rastreando dados no método absoluto estático.

Ao mesmo tempo em que o receptor base rastreia dados, o profissional faz o mapeamento dos pontos de interesse com o receptor rover.

Este procedimento possibilita a identificação e a correção dos erros inerentes a rota dos satélites e a propagação do sinal na ionosfera e na troposfera.

Como o receptor base está em um ponto de coordenadas conhecidas, o software de coleta de dados consegue identificar e propagar para o receptor rover a diferença entre a coordenada real e a coordenada rastreada.

Perceba que para que este procedimento seja possível, os satélites rastreados pelo receptor base e pelo receptor rover precisam ser os mesmos.

Por causa disso que no georreferenciamento de imóveis rurais o comprimento dos vetores deve ser de no máximo 20 km.

COMO FUNCIONA O MÉTODO PPK?

O método PPK é um método relativo pós-processado.

Ou seja, no mesmo, o receptor base fica rastreando dados de um ponto de coordenadas conhecidas no método absoluto estático.

Uma vez que o receptor base esteja rastreando dados, o profissional vai instalar o receptor rover em um primeiro ponto e ativar o rastreamento de dados, ficando com o receptor parado no primeiro ponto por um período de 10 a 15 minutos.

Este procedimento serve para a correção das ambiguidades.

Posteriormente, uma vez que as ambiguidades sejam conhecidas, com o receptor ainda rastreando dados, o profissional vai se deslocar para um segundo ponto, ficando no mesmo por um período de 5 a 30 segundos.

Feito isso, se deslocará para o próximo ponto, ficando no mesmo por um período de 5 a 30 segundos. E assim sequencialmente.

Perceba que diferentemente do método RTK, onde que o profissional rastreia os dados do ponto e vai para o próximo ponto.

No método PPK o receptor fica rastreando dados o tempo todo.

Com isso, no pós processamento, o software vai criar os vetores entre a base e os pontos coletados com o receptor rover, propagando a diferença entre a coordenada rastreada e a ajustada para os mesmos.

Ficar com o receptor parado no primeiro ponto por um período de 5 a 15 minutos serve justamente para a correção das ambiguidades.

Você ficará parado em um local aberto e com bom rastreamento de dados, posteriormente fará o mapeamento dos pontos de interesse.

Você pode utilizar este método inclusive dentro da mata fechada. Porém, tendo certo cuidado. Isso porque se o receptor rover perder os sinais de satélite, você terá que fazer a inicialização do mesmo novamente.

Enfim, faça alguns testes utilizando este método e busque identificar em que situações vale a pena utilizar o mesmo.

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

su_button url=”https://adenilsongiovanini.com.br/georreferenciamento-de-imoveis-rurais-na-pratica/” target=”blank” style=”3d” background=”#2BCC2F” color=”#000000″ size=”9″ center=”yes” text_shadow=”0px 0px 0px #000000″ rel=”nofollow” id=”1″]➜ Quero Conhecer Melhor o Livro, Pois Quero e Preciso Aprender Mais Sobre Legislação Cadastral e Geo. de Imóveis Rurais…[/su_button]

Sair da versão mobile