Ícone do site Adenilson Giovanini

Levantamento cadastral: O que é e para que serve?

O que é um levantamento cadastral, quais os 2 tipos existentes, para o que o mesmo serve, quais os equipamentos utilizados e produtos oriundos.

Isso que você aprenderá com a leitura deste artigo. Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

O que é um levantamento cadastral?

Um levantamento cadastral nada mais é do que um levantamento de todos os detalhes e construções de um terreno ou lote.

Diferentes profissionais realizam levantamentos cadastrais utilizando diferentes técnicas e equipamentos. Cada um dos mesmos levando em consideração os conhecimentos técnicos que possui.

Por exemplo, para um arquiteto o grande objetivo de um levantamento cadastral é a elaboração de um documento que ateste o que existe construído em um lote ou terreno.

Desta maneira, o mesmo pode pegar uma trena, fazer medições e levantar tudo que existe construído em um lote. Porém, sua prioridade será a medição e representação das construções, produzindo inclusive plantas das mesmas.

Já para um agrimensor, o grande objetivo de um levantamento cadastral é a Geoespacialização de todos os detalhes e construções de um lote ou terreno. Com isso, o mesmo irá utilizar uma estação total ou um receptor GNSS para fazer o levantamento de todos os detalhes.

Posteriormente, a partir dos dados obtidos poderá construir MDTs, plantas e SIGs que irão servir de base em processos de tomada de decisão.

Ou seja:

Um levantamento cadastral nada mais é do que um levantamento da maior quantidade possível de detalhes de uma área de interesse.

Porém, como disse, diferentes profissionais terão diferentes visões e objetivos ao elaborarem um levantamento cadastral.

Um Arquiteto focará no levantamento detalhado das construções existentes no terreno. Já um Agrimensor, focará no mapeamento das feições existentes no terreno.

 

Levantamento cadastral na Topografia

Para entendermos o que diferencia um levantamento cadastral de um levantamento topográfico, precisaremos olhar para a legislação vigente.

No caso, a NBR 13.133 traz a seguinte definição para o levantamento topográfico planimétrico cadastral:

“Levantamento planimétrico acrescido da determinação planimétrica da posição de certos detalhes visíveis ao nível e acima do solo e de interesse à sua finalidade, tais como: limites de vegetação ou de culturas, cercas internas, edificações, benfeitorias, posteamentos, barrancos, árvores isoladas, valos, valas, drenagem natural e artificial, etc. Estes detalhes devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.”

Ou seja, na realização de um levantamento cadastral, além do perímetro do imóvel, também se faz necessário o mapeamento das diferentes estruturas naturais e artificiais existentes no imóvel.

 

O que são estruturas artificiais e estruturas naturais

Estruturas artificiais são as diferentes estruturas criadas pelo homem.

Como exemplos temos:

Já as estruturas naturais são aquelas que existem naturalmente. Como exemplos temos:

Ou seja, no edital ou contrato deve constar quais são os elementos que devem ser mapeados.

 

Quais os equipamentos normalmente utilizados no levantamento cadastral

Entre os equipamentos normalmente utilizados na realização de um levantamento cadastral temos:

Com a leitura do mesmo, você aprenderá simplesmente tudo que precisa saber a respeito do tema.

 

Quais os produtos oriundos do levantamento cadastral

O principal produto oriundo de um levantamento topográfico cadastral é a planta topográfica planialtimétrica cadastral.

 

Porém, dependendo das características do projeto, outros produtos podem ser solicitados.

Como exemplos temos arquivos do tipo:

Vídeo a respeito do assunto.


Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

Sair da versão mobile