Estereoscópio, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo sobre o tema. Com a leitura do mesmo você aprenderá:
- O que é um estereoscópio;
- Quais os 2 tipos de estereoscópios existentes;
- Quais as 4 outras técnicas utilizados para visualizar imagens estereoscópicas;
- O que é uma imagem estereoscópica;
- Como funciona a estereoscopia;
- Quais os requisitos para visão estereoscópica e;
- Como visualizar uma imagem tridimensional no estereoscópio.
O que é um estereoscópio
Um estereoscópio é um aparelho utilizado na ciência da fotogrametria que possibilita a obtenção de uma visão tridimensional a partir da visualização de 2 imagens bidimensionais.
Para isso, as imagens precisam ter um recobrimento de pelo menos 60%. Ao olhar para o par de imagens pelo estereoscópio, cada olho da pessoa verá uma imagem do par estereoscópico.
Isso fará com que a imagem pareça maior, mais distante e com uma posição horizontal aparente diferente. Como resultado, para uma pessoa que possua percepção binocular de profundidade normal, as imagens se fundirão em uma imagem estereoscópica.
Estereoscópio – Os 2 tipos existentes
Os 2 tipos de estereoscópios existentes são:
- Estereoscópio de lentes e;
- Estereoscópio de espelho.
Vamos conhecer melhor os mesmos.
Estereoscópio de lentes
O estereoscópio de lentes é formado por um par de lentes convergentes de distância focal igual ao comprimento de seu suporte.
Este conjunto de lentes provoca a visão dos dois olhos do observador em paralelismo tendendo ao infinito.
Isto possibilita a visualização de um mesmo ponto fotografado em duas fotografias diferentes, porém, sobre ângulos diferentes, fazendo com que o cérebro humano interprete a diferença angular como um efeito de profundidade.
Estereoscópio de espelhos
O estereoscópio de espelhos segue o mesmo princípio do estereoscópio de lentes.
A diferença é que o mesmo possui um par de espelhos e um par de prismas, os quais permitem um maior afastamento entre o par de fotografias, facilitando o manuseio do observador para efetuar as medidas.
4 outras técnicas para a obtenção de visão estereoscópica
Além dos estereoscópios, existem algumas técnicas que possibilitam a visão estereoscópica indireta. São elas:
- Anaglifo;
- Cintilamento;
- Polarização e;
- Método do estereoscópio.
A Professora Deise Regina Lazzarotto, em sua apostila de Fotogrametria, na página 51. mostra estes métodos.
Estereoscópio – O que é uma imagem estereoscópica
Uma imagem estereoscópica é o resultado da superposição longitudinal entre duas aerofotos consecutivas.
A superposição conhecida como recobrimento longitudinal é o percentual que uma determinada fotografia superpõe em relação a uma fotografia consecutiva em uma faixa de vôo.
Para que você entenda melhor como é gerada uma imagem estereoscópica, precisamos entender o funcionamento da estereoscopia e da visão estereoscópica.
O que é a estereoscopia
Para entendermos o que é a estereoscopia, precisamos primeiramente entender o que é a visão estereoscópica.
Visão estereoscópica significa visão tridimensional, a mesma é um fenômeno natural, onde que uma pessoa ao enxergar um mesmo objeto com ambos os olhos, consegue ter a noção de profundidade.
Isso acontece porque cada olho enxerga o objeto de um ângulo ligeiramente diferente. Com isso, o cérebro ao processar as informações recebidas, consegue fazer com que tenhamos a noção de profundidade.
Já a estereoscopia é um dos processos de obtenção de visão tridimensional.
O que a fotogrametria fez foi utilizar este conceito, onde que durante o processo de mapeamento, um mesmo objeto é fotografado de 2 ângulos ligeiramente diferentes.
Com isso, é possível a partir de 2 fotos bidimensionais, enxergar-se em 3 dimensões.
Requisitos para visão estereoscópica
A fim de se conseguir tirar partido da visão estereoscópica, é necessário cumprir certas condições nas imagens observadas. Assim, consideram-se como requisitos para a visão estereoscópica:
- A relação B/Z de ser próxima de 0,25;
- O estereopar tem de ter a mesma escala;
- O eixo óptico da câmara, no decorrer dos disparos sucessivos, tem de estar no mesmo plano vertical e ser perpendicular ao plano horizontal de referência do terreno.
Como visualizar uma imagem tridimensional no estereoscópio
Para visualizar uma imagem estereoscópica, aproxime-se do monitor. Faça com que os raios óticos de seus olhos focalizem cada uma das imagens separadamente (Imagem esquerda para o olho esquerdo e Imagem direita para o olho direito).
Afaste-se lentamente sem perder o paralelismo dos eixos óticos e aguarde a acomodação da imagem. Após algumas tentativas, a visão tridimensional é obtida.
É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏
Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos
Você quer dominar a Topografia Cadastral?
Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.
O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: