Conseguir a certificação incra é algo que muitos profissionais querem. Isso porque o georreferenciamento de imóveis rurais atualmente é um dos serviços de engenharia com melhor remuneração.
Para você ter uma ideia, se utilizarmos de parâmetro a tabela disponibilizada pela revista A mira, a média do valor recebido por cada ponto levantado, fica acima de R$ 1.125,00 reais.
O problema é que muitos dos cursos superiores e técnicos existentes não possibilitam a obtenção da certificação incra.
Se você é formado em algum destes cursos, não se preocupe, que eu lhe mostrarei exatamente como proceder para obter esta certificação.
De acordo com a PL-1221/2010 do CONFEA, os profissionais cujos cursos possibilitam tais atribuições são os de Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica, e outros cursos técnicos e tecnólogos nestas modalidades, como, por exemplo, o Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento.
Para um curso técnico ou superior possibilitar a obtenção do credenciamento junto ao incra, o mesmo deve ter em sua grade curricular, as disciplinas e conteúdos formativos estabelecidos pela PL 2087/2004.
Os profissionais formados nestes cursos, uma vez que tenham se cadastrado no sistema CONFEA/CREA, precisam apenas solicitar o Credenciamento junto ao INCRA.
Lembrando que, para isso, é necessário estar-se em dia com as obrigações (inclusive anuidades).
Certificação incra para profissionais de outros cursos
Se você não está e nem é formado em um dos cursos citados acima, não se preocupe, pois você ainda pode conseguir a certificação incra. Isso é possível para profissionais de diversas áreas.
Como exemplo temos:
- Geógrafos;
- Engenheiros florestais e;
- Agrônomos.
Para conseguir a certificação incra, você precisa fazer uma especialização na área.
Isso é necessário porque existem alguns conhecimentos que são exigidos pelo CONFEA para o credenciamento.
Estes conhecimentos foram definidos na decisão plenária 024-2003, onde que o CONFEA concluiu que, os profissionais habilitados a assumir a responsabilidade técnica, da determinação de coordenadas dos vértices definidores dos limites das parcelas para o cadastro nacional de imóveis rurais são aqueles que tem cursado os seguintes conteúdos:
- Topografia aplicada ao georreferenciamento;
- Cartografia;
- Sistemas de referência;
- Projeções cartográficas;
- Ajustamentos;
- Métodos e medidas de posicionamento geodésicos.
Ressaltando que dependendo do curso técnico ou superior que você fez, o mesmo já possibilita a obtenção de alguns destes conhecimentos, restando apenas cursar alguma especialização que possibilite a obtenção dos conhecimentos restantes.
O valor do investimento necessário para fazer-se uma especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais varia entre 3 e 4 mil reais.
A boa notícia é que, algumas universidades parcelam este valor em até 48 vezes, o que facilita muito para os profissionais.
Certificação INCRA – Carga horária de uma especialização
A carga horária de uma especialização, normalmente gira no entorno de 300 horas aula. Naturalmente, uma uma especialização para ter esta classificação não deve possuir menos do que 300 horas aula.
Uma boa notícia é que já existem algumas especializações semi-presenciais.
Por outro lado, muitos profissionais reclamam que a grande maioria das especializações existentes deixam a desejar no quesito aulas práticas.
O que os alunos estão falando de algumas especializações
Muitos de meus alunos do Método Georreferenciamento Sem Mistérios se queixam das especializações que fizeram, pois mesmo após fazerem uma especialização os mesmos sentem-se inseguros e com muito medo de cometer erros.
O Haroldo Pereira da Silva, por exemplo, me contou que a especialização da qual participou para a obtenção da certificação incra, teve apenas 2 manhas de aulas práticas.
Na realidade, as mesmas não foram exatamente práticas, mas sim, 2 manhãs nas quais representantes de 2 empresas diferentes mostraram seus equipamentos, no intuito de vender os mesmos.
Este é um problema comum da maioria das especializações existentes, as mesmas são excessivamente teóricas e não estão preocupadas em realmente passar os conhecimentos que os profissionais precisam.
Muitos dos professores das mesmas nem sequer trabalham com Georreferenciamento de imóveis rurais e nunca pisaram em um escritório da área. Ou seja, não conhecem a realidade dos escritórios da área.
Isso se agrava ainda mais quando o assunto é o georreferenciamento de imóveis rurais, pois a responsabilidade é grande e, nós que trabalhamos na área sabemos que o Georreferenciamento de Imóveis Rurais possui muitas especificidades.
O problema é que devido a isso, torna-se fácil o recebimento de 3 notificações do INCRA.
É isso por este artigo. Lembrando que eu possuo uma série de cursos e de livros práticos. Se você que MERGULHAR FUNDO e aprender com exemplos práticos, acesse este link e conheça os mesmos.
Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏
Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos
Você quer dominar a Topografia Cadastral?
Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.
O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: