Como prestar serviços de topografia e ter um escritório de sucesso?
Provavelmente seja isso que você queira, ir diretamente para a prática, prestando serviços de topografia e tendo um escritório altamente lucrativo.
Então leia atentamente a este post porque no mesmo eu irei lhe mostrar o caminho que você deve seguir para atrair muitos clientes para seu escritório, conseguindo prestar serviços de topografia todos os dias.
O passo a passo para você prestar serviços de topografia todos os dias e ter um escritório de sucesso
Antes de eu lhe mostrar como prestar serviços de topografia todos os dias e ter um escritório de sucesso, deixe-me provocar seu mindset, trazendo um conhecimento que talvez não esteja no seu radar.
Para que você entenda melhor que assunto é este, vou lhe contar uma história.
Olhe para a imagem abaixo:
Na mesma você está vendo um leão.
Perceba que ele é grande. De certa forma que se quisesse poderia passar o dia inteiro cassando ratos de campo.
Sim, este animalzinho:
Seria extremamente fácil para o leão cassar ratos de campo.
O problema é que um rato de campo é minúsculo possuindo poucas calorias.
Ou seja, o leão precisaria passar o dia inteiro cassando e mesmo assim, no final do dia, mal teria conseguido repor as energias gastas.
Por causa disso, o leão prefere cassar antílopes que são animais grandes.
O problema é que um leão não consegue cassar um antílope sozinho.
Ou seja, ele precisa da ajuda da família e muito mais do que isso, para cassar um antílope a família precisa utilizar uma estratégia.
Porém, se após uma manhã inteira de trabalho, os mesmos conseguirem cassar somente 1 antílope, já terão comida suficiente para passar 2 ou 3 dias sem precisarem cassar.
Ou seja, descansando na sombra.
E você?
Está focando em caçar ratos de campo ou antílopes?
Isso mesmo, você foca em projetos que geram alguns poucos reais de lucro ou em projetos que geram milhares de reais de lucro por dia?
Perceba que o tamanho do projeto no qual você coloca seu foco faz diferença.
Que você pode focar em projetos pequenos ou grandes, que o trabalho é praticamente o mesmo.
A diferença está no tamanho do resultado que você irá obter.
Eu compartilhei esta história com você por 2 motivos:
O primeiro deles é porque quero lhe ajudar.
Porque preciso que você arranque esta venda dos seus olhos.
Perceba que se você quer prestar serviços de topografia, tendo um escritório altamente lucrativo, existem somente 2 caminhos a sua frente e que neste exato momento você terá que escolher por qual deles irá continuar.
Você pode escolher o primeiro dos caminhos, passar o dia inteiro trabalhando e ao final do dia ter ganho alguns poucos reais.
Ou pode pegar um segundo caminho:
Trabalhar em projetos maiores, o esforço necessário será praticamente o mesmo, porém o retorno obtido mais do que compensará.
O segundo motivo pelo qual lhe contei esta história é porque este conhecimento é necessário para você decidir que serviços de topografia irá prestar.
Isso porque existem serviços de diferentes valores. Por exemplo:
- Produção de um mapa de APP – R$ 100,00 à R$ 150,00 reais.
- Medição + planta de terreno urbano – R$ 700,00 à R$ 1.300,00 reais
- Georreferenciamento de Imóveis Rurais – R$ 2.000,00 reais acima.
P.S.: Estes valores são apenas um exemplo, os valores variam bastante de região para região do país.
Porém, perceba isso, que existem diferentes tipos de serviços precificados nos mais variados valores.
Ah Professor Adenilson, então você quer dizer que eu devo focar em prestar serviços cujo tiquet médio é maior!
ERRADO!
Os 3 brutais erros cometidos pelos profissionais ao decidirem que serviços de topografia irão prestar
Jamais se baseie somente nesta premissa.
Este é o primeiro dos erros que muitos profissionais cometem.
Para você entender melhor o tamanho do mesmo, preciso apresentar para você um dado estatístico interessante.
“Vender para quem já é seu cliente é, em média, 17 vezes mais fácil do que vender para quem ainda não lhe conhece!”
Ou seja, a maioria dos profissionais da área cometem um sério erro.
Os mesmos na hora de definirem que serviços de topografia irão prestar, levam em consideração somente 2 fatores:
- O que eu sei fazer e;
- Quais serviços que posso prestar, que são lucrativos?
Cuidado, lembre-se:
“Nem tanto ao céu e nem tanto ao mar! ”
Perceba que você precisa prestar serviços lucrativos, porém por outro lado, que precisa ter um fluxo constante de serviços.
Não adianta você focar somente em prestar serviços de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, porém conseguir prestar somente 1 serviço por mês.
Se você está iniciando agora, sabe do que estou falando, é uma peleia terrível conseguir alguns poucos serviços para prestar, quem dera conseguir prestar os serviços mais lucrativos. Não é verdade?
Perceba que a primeira ação que você deve tomar é…
Fazer com que o escritório pare de existir para você e comece a existir para seus clientes.
Ou seja, chega de prestar somente o que você sabe fazer. Você precisa passar a prestar os serviços de topografia que os seus clientes necessitam.
Na realidade, muito mais do que isso, o primeiro passo é definir seu cliente perfeito. Então vamos fazer isso.
Definindo o cliente perfeito
O mesmo deve obrigatoriamente ter acesso ao dinheiro.
Lembre-se do conselho que toda mãe dá para sua filha:
“Minha filha, case com quem tenha dinheiro! ”
A ideia é justamente a mesma, você precisa ter como cliente perfeito um público que tenha acesso ao dinheiro.
Em segundo momento, você irá direcionar toda a sua comunicação para este público. Desta maneira, você pode através de uma análise rápida definir, por exemplo, que o seu cliente perfeito é formado por agricultores.
Em seguida pensar melhor a respeito, se questionando:
“Este público possui acesso ao dinheiro. ”
Com isso, você perceberá que nem todos os agricultores possuem acesso ao dinheiro. Que o seu público perfeito não é formado por todos os agricultores, mas sim por agricultores que possuam mais de 40 anos.
Isso porque você percebe que agricultores com mais de 40 anos costumam ter mais acesso ao dinheiro.
Com isso, o seu escritório passará a existir para este cliente perfeito, de certa forma que toda sua comunicação será voltada para o mesmo.
Este inclusive é um segundo erro cometido por muitos profissionais ao prestarem serviços de topografia. Os mesmos dizem que o público deles são todas as pessoas.
Isso porque praticamente qualquer pessoa precisa de seus serviços.
O problema é que com isso os mesmos fazem um marketing aleatório, não conseguindo direcionar suas comunicações.
Lembre-se do ditado:
“Quem tenta vender para todo mundo não vende para ninguém!”
Perceba que você precisa definir quem é seu público perfeito, conhecer o mesmo na essência e em segundo momento direcionar toda a sua comunicação para ele.
Com isso você conseguirá ser muito mais certeiro, educando e atraindo muito mais clientes para o seu escritório.
Muito mais do que isso, você adaptará o seu mix de serviços, passando a prestar os serviços que o seu cliente perfeito precisa.
Por exemplo:
- Serviços de Licenciamento Ambiental
- Topografia Cadastral
- Crédito rural.
Mas Adenilson, eu não entendo de licenciamento ambiental, nem de crédito rural.
Além disso, é necessário uma série de aptidões extras junto ao INCRA para que eu consiga prestar estes serviços.
Então dê um jeito…
Faça um curso técnico, outra graduação, uma especialização, contrate ou faça parceria com um profissional que tenha aptidão para prestar estes serviços.
Enfim, lembre-se que é muito mais fácil e barato oferecer novos serviços para quem já é seu cliente do que tentar atrair novos clientes para o seu escritório.
Ou seja, este é o caminho mais rápido para aumentar suas vendas e seus lucros.
E com isso chegamos ao terceiro erro que muitos profissionais cometem. Os mesmos tratam o escritório como uma linha de produção.
Com isso, gastam muita energia tentando atrair novos clientes. Isso quando seria muito mais fácil plugar um novo serviço de topografia no escritório e oferecer o mesmo para os clientes que já o conhecem e que confiam nele.
Naturalmente, com o tempo, quando o seu escritório tiver um fluxo constante de serviços, você até que pode focar em prestar somente os serviços mais lucrativos.
Porém, perceba que tem muita coisa que precisa ser feita até lá.
O seu foco inicial é este, conseguir prestar serviços de topografia todos os dias, tendo um escritório lucrativo.
Somente em um segundo momento é que você poderá pensar em cortar os serviços menos lucrativos.
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