Os Economistas afirmam que o ser humano é racional e como tal, sempre toma a decisão mais lucrativa.
Porém, outro dia mesmo tive uma conversa empolgante com meu irmão, o Dr. Adilson Giovanini.
Era um domingo de sol, umas 6 horas da tarde e embora fosse verão o clima estava agradável.
Saímos para correr e enquanto isso conversamos a respeito do funcionamento do cérebro humano e sua influência no processo de tomada de decisões.
Isso porque nós, como seres humanos somos dotados de razão, porém, nossos cérebros tendem a trabalhar de maneira customizada, identificando eventos e criando padrões.
Com isso, o mesmo identifica padrões para praticamente tudo, sendo que desta forma:
Comportamentos se tornam hábitos, que por sua vez, moldam a maneira como somos!
Ao tender a trabalhar de maneira customizada nosso cérebro cria padrões, transformando tudo em rotinas, que tornam-se nossa região de conforto.
Dessa maneira, a partir do momento que assumimos uma rotina dificilmente saímos da mesma.
Eu mesmo, percebi que mudei de cidade e em menos de 2 meses já tinha um padrão definido, sendo que minhas compras eram feitas sempre nos mesmos locais.
Faça este exercício, tente identificar em qual supermercado, loja, oficina, posto de combustíveis, você frequenta e a quanto tempo faz isso.
Perceba que provavelmente você possui uma rotina, indo sempre nos mesmos lugares.
Com isso, a partir do momento que você elege um local, passa a ser cliente fiel do mesmo, dificilmente migrando para outro estabelecimento.
Se você aplicar a Regra de Pareto nas faturas do seu cartão de créditos perceberá que 80% a 90 % dos seus gastos são feitos nos mesmos estabelecimentos, que não passam de meia dúzia.
Devido a maneira como nosso cérebro funciona, nós tendemos a sempre ter as mesmas rotinas, sendo que uma vez que obtivemos uma boa experiência de atendimento dificilmente frequentaremos outro lugar.
Ou seja, se você cuidar cada detalhe em seu escritório:
– Criando uma estratégia poderosa de atração de clientes;
– Oferecendo um atendimento único;
– Fazendo pós-vendas; e
– Utilizando técnicas avançadas de posicionamento estratégico e fidelização de clientes.
Será como se seus concorrentes tivessem brigando de canivete, você puxasse uma metralhadora e começasse a atirar.
Perceba que seus concorrentes não têm nenhuma chance de concorrer com você, pois não possuem os conhecimentos que você possui.