Imagine a seguinte situação:
Seu filhinho brincando com uma lupa.
Ele pega uma folha de papel ajusta o foco da lupa e os raios de sol fazem a folha de papel se incendiar.
Isso acontece porque os raios de luz são canalizados para um único ponto.
Este é um erro cometido pela grande maioria dos profissionais. Isso porque os mesmos fazem que nem o Rambo no segundo filme da série.
Saem atirando para todo lado como se os recursos que possuem fossem infinitos.
Você não pode ficar dando uma de Rambo e sair atirando para todo lado.
Precisa ter seu público alvo definido!
Talvez você esteja pensando:
“Mas professor Adenilson, meu público alvo são todas as pessoas que vierem até meu escritório!”
Eu, é óbvio, também venderei para todas as pessoas que vierem até meu escritório. Afinal, não sou louco nem nada para sair queimando dinheiro!
O problema é que se você fizer a mesma coisa ao tentar atrair clientes para seu escritório.
Se simplesmente sair atirando para todo lado sem ter um público alvo definido, estará jogando dinheiro em um enorme buraco negro.
Ou seja, só jogará dinheiro fora, jamais conseguindo ter um escritório altamente lucrativo.
Diante disso, as perguntas que lhe faço são:
Como você fará para aumentar as vendas e os lucros do seu escritório?
Que mídias utilizará?
Para quem direcionará sua mensagem?
Ou seja, perceba que:
Assim como a criança faz com a lupa, você precisa canalizar as energias do marketing de seu escritório para um único ponto.
Existe inclusive um conselho sábio que toda mãe dá para sua filha:
Minha filha, case com quem tem dinheiro!
O que você precisa fazer é a mesma coisa, seu escritório precisa casar com um público alvo que tenha acesso ao dinheiro.
Isso porque a partir do momento que seu escritório tiver casado com um público alvo que tenha acesso ao dinheiro, você colocará todas as suas energias neste único ponto, fazendo com que as vendas e os lucros de seu escritório simplesmente explodam.
Logo, a grande pergunta que você precisa se fazer neste momento é:
Qual é o público que tem acesso ao dinheiro, com o qual meu escritório deve se casar?
Por exemplo, se você possui um escritório de topografia cadastral em um município de pequeno porte, o ideal é que se case com agricultores.
Porém, não com todos os agricultores, mas sim com agricultores mais velhos.
Isso porque normalmente agricultores mais velhos possuem maior acesso ao dinheiro.
No Escritório Que Lucra R$ 20.000,00 eu abordando de maneira mais detalhada esta temática, mostrando exatamente como que você deve proceder.
Por enquanto, você precisa entender que seu escritório é como uma fruta verde que precisa amadurecer.
Então vamos fazer isso.
FAZENDO SEU ESCRITÓRIO AMADURECER
Ao ter seu público alvo definido, ou seja, ter se casado com um público que tenha acesso ao dinheiro é como se as máscaras caíssem.
Isso porque a partir deste momento seu marketing não será mais aleatório, de certa forma que todas as suas ações serão voltadas para este público em especifico.
Perceba como o seu marketing de aleatório, com você parecendo o Rambo atirando para todo o lado e, colocando dinheiro fora…
Se tornará certeiro, com você focando em um único público, dando tiros que acertam o mesmo no coração.
Muito mais do que isso, em algum momento seu escritório precisará amadurecer.
Ou seja, deixar de ser uma aventura do tipo “vou colocar para ver se vai dar certo”, para se tornar um negócio sólido, consolidado e lucrativo.
Você precisará definir quem é seu público alvo ideal, fazendo seu escritório amadurecer.
Ou seja, seu escritório deixará de existir para você, passando a existir para seus clientes.
Isso porque quando coloca um escritório, o profissional normalmente olha para si próprio, pensando o que é que eu sei fazer.
Com isso, é umbigocêntrico, colocando o escritório para si próprio e não para seus clientes.
Por exemplo, um profissional é formado em Geoprocessamento e decide prestar serviços de Topografia Cadastral.
Com isso, coloca o escritório para ver se vai dar certo.
Com o tempo, após muito suar e batalhar, finalmente consegue fazer o escritório se tornar lucrativo.
Neste momento, o mesmo precisará fazer o escritório amadurecer.
Ou seja, precisará escolher qual o seu público alvo ideal, mudando o ponto de apoio da alavanca e, fazendo o escritório passe a existir para este público alvo e não para si próprio.
Diante disso, a pergunta que fica é:
E você?
Está vivendo uma aventura do tipo “vou tentar para ver se dá certo” ou seu escritório é sólido, consolidado e lucrativo?
Muito mais do que isso:
Qual o seu público alvo?
Qual o posicionamento do seu escritório?
O que você está fazendo para atrair clientes todos os dias para seu escritório?
Você é um gestor poderoso, entendendo de marketing, gestão, persuasão e vendas?
Perceba que são muitos os músculos que precisam serem fortalecidos.