Seja muito bem-vindo a esta quinta lição.
E nesta lição eu quero compartilhar um conhecimentos importantíssimo com você.
Também irei escancarar um erro cometido pela grande maioria dos profissionais.
Erro este que impede que os mesmos tenham um escritório de sucesso.
Antes disso, preciso que você saiba que o Livro Escritório que Lucra R$ 20.000,00 é indicado para 3 profissionais em especifico:
– Profissionais que possuam um escritório de relativo sucesso, porém queiram fazer o mesmo explodir em lucros e vendas de uma vez por todas;
– Profissionais que tenham um escritório, porém estejam lutando para manter o mesmo aberto; e
– Profissionais que tenham o sonho de colocar seu próprio escritório, mas que queiram começar da maneira certa.
Pouco importa qual destes 3 profissionais você é, o Escritório que Lucra R$ 20.000,00 servirá para você.
Uma vez dito isso, leia este E-mail atentamente porque você obterá conhecimentos geniais.
Os 3 Níveis Que Todo Escritório Possui
Para que você entenda melhor que níveis são estes, vamos analisar seu escritório como se o mesmo fosse um navio.
Isso porque todo navio, assim como um escritório, possuí uma serie de subdivisões.
Além disso, um navio normalmente parte de ponto A e precisa chegar em um ponto B.
Da mesma maneira que você, hoje está em determinada posição e possui um Monte Everest, o qual seu escritório precisará escalar.
Para que o “sistema navio” funcione corretamente, o mesmo possui diferentes níveis que precisam trabalhar com um ajuste fino.
O primeiro deles é o operacional, sendo que o mesmo é formado pelos marinheiros.
No caso, os marinheiros são os profissionais que irão executar as atividades diárias do navio. Por exemplo:
Já o segundo nível existente em um navio é o tático.
O mesmo é formado pelas pessoas que irão repassar as atividades para os marinheiros, fiscalizando para que o funcionamento saia conforme o planejado.
São pessoas que possuem um maior conhecimento, tendo a capacidade de tomar decisões assertivas diante de problemas, garantindo, desta forma, que o navio chegue a seu destino.
Já o terceiro nível que todo navio possui é o timoneiro.
Perceba que é o terceiro nível, o timoneiro que define o objetivo e o quanto de recursos são necessários.
O mesmo decide:
– Qual a melhor rota;
– Aonde o navio deve parar;
– A qual velocidade deve se deslocar; e
– Quanto de suplementos e de combustível é necessário durante a estadia em alto mar.
Se olharmos para seu escritório, perceberemos que a organização do mesmo é idêntica, pouco importa se o mesmo é uma empresa de pequeno, médio ou de grande porte.
A única diferença está no fato de que se a mesma for de pequeno porte, você exercerá todas as funções.
Já se seu escritório for uma empresa de médio ou de grande porte, as funções serão divididas em setores.
Perceba que é o estrategista (SEO, presidente ou o dono) que faz juntamente com alguns executivos todo o planejamento.
É ele que definirá o alvo, traçando a estratégia da empresa.
Em um segundo momento, o departamento de planejamento passará as atividades para o departamento executivo.
Este, por sua vez, será encarregado pela implementação das atividades.
Perceba que estes setores juntos formam a empresa, sendo que a mesma é como que se fosse um conjunto de rodas dentadas que precisam se encaixar perfeitamente uma na outra.
O Erro Cometido Pela grande maioria dos Profissionais
Acontece que existe uma série de erros que são cometidos pelos profissionais.
O primeiro deles é que muitos profissionais quando estão começando passam todo o tempo no departamento operacional.
Ou seja, os mesmos não dedicam nada de tempo para os departamentos estratégico e tático.
Com isso, não possuem uma estratégia principal definida, sendo verdadeiros barcos a deriva.
Como consequência, ficam a mercê da concorrência e de clientes que só querem saber de desconto.
Ou seja, mesmo quando estiver começando, você precisa toda semana dedicar algum tempo para os departamentos estratégico e tático de seu escritório.
Por exemplo, no sábado de manhã, dedicar algum tempo para analisar o que será feito na próxima semana e que estratégias e táticas você pode utilizar, fazendo com que seu escritório cresça mais rapidamente.
Já o segundo erro cometido pela grande maioria dos profissionais é que o tempo vai passando, o escritório cresce, o mesmo contrata um, dois, três colaboradores…
Porém, a maneira como o gestor trabalha continua exatamente a mesma.
Perceba que com o tempo você precisa adaptar-se, migrando cada vez mais para o departamento estratégico.
Ou seja, quando é só você, é necessário que você dedique algumas horas por semana para os departamentos estratégico e tático.
Porém, conforme o escritório for crescendo, você terá que ir delegando responsabilidades.
Com isso, cada vez se preocupará mais com “porque e como” e menos com “o que”, “Onde e como”.
Ou seja, são os serviços que precisam serem prestados.
Já “onde e como” tem a ver com o departamento tático.
Ou seja, com o tempo, quando seu escritório tiver várias filiais, este departamento será formado pelos gestores da sede e das filiais (Seus PSDs).
O seu papel como gestor será se preocupar com “porque e quando”.
Perceba que você passará a dedicar-se para o departamento estratégico, definindo o que deve ser feito e quando deve ser feito.
Perceba também que você, assim como o timoneiro, é quem dirige o barco, definido para onde o mesmo está indo, onde deve parar, que suplementos são necessários e onde estes suplementos serão pegos.
Resumindo o E-mail, você precisa ter visão lateral, enxergando seu monte Everest e com isso, a todo momento se policiar, não deixando de lado os departamentos estratégico e tático.
Com o tempo ir treinando colaboradores e aos poucos repassando responsabilidades para os mesmos.
Com isso, abrir uma primeira filial, obtendo muito aprendizado com a mesma. Aprendizado este que você utilizará ao colocar as demais filiais.