Ícone do site Adenilson Giovanini

i3geo incra: visualizar imóveis georreferenciados?

Como você deve saber, a ferramenta i3geo incra possibilita visualizar-se todos os imóveis georreferenciados do pais no i3geo.

Tal ferramenta pode ser acessada através do site acervo fundiário, porém antes de você acessar a mesma, eu quero te ensinar a fazer uma conexão WMS e a visualizar os imóveis georreferenciados no QGIS.

Na realidade, você pode utilizar o mesmo procedimento para visualizar os imóveis georreferenciados no ArcGIS, caso deseje.

E qual a vantagem de fazer-se isso?

Simples, a partir do momento que você consegue visualizar os dados georreferenciados em um ambiente SIG, conseguirá importar os dados obtidos a campo para o mesmo e verificar se existe ou não sobreposição de dados.

Neste artigo você aprenderá como fazer a conexão do aplicativo i3geo incra com o QGIS via WMS.

Antes disso deixe-me lhe indicar a leitura de outros 2 artigos geniais sobre Georreferenciamento de Imóveis rurais. São eles:

> Levantamento topográfico – Qual o melhor GPS?

> incra georreferenciamento. 6 dúvidas cabeludas respondidas!

Conectando a base de dados I3geo incra ao QGIS

O primeiro passo para conectar a base de dados I3geo incra ao QGIS ou ArcGIS é acessar o site acervo fundiário, através deste link.

Você verificará que o mesmo possui várias seções. Caso deseje conhecer as mesmas sinta-se a vontade. Porém uma vez feito isso, selecione a opção i3geo incra.

 

Uma vez que você tenha acessado o i3geo incra, abra o QGIS para que possamos começar a conexão. Assim que o QGIS estiver aberto, selecione a opção mostrada na imagem abaixo:

 

Se abrirá um menu flutuante, no mesmo selecione a opção novo.

 

No novo menu flutuante que se abrir, dê um nome para a conexão criada.

 

Navegue até o site do i3geo incra e uma vez no mesmo, selecione a opção catálogo e espere um pouco, pois o site irá demorar um tempo razoável para ser carregado.

 

No meu caso, irei selecionar todas as categorias de imóveis certificados do Rio Grande do Sul. Para isso, é só navegar até o nome do estado e abrir a pasta referente ao mesmo.

Irá demorar alguns segundos para que as feições seja carregadas. Veja o detalhe na imagem abaixo. Perceba que os imóveis aparecem no ambiente de visualização dos dados.

 

Assim que as mesmas tiverem sido carregadas, copie o link de conexão.

Uma vez que você tenha carregado as feições de interesse, na guia arquivo, clique em converter “converter em WMS e WMC”.

 

 

Copie o link WMS, conforme é mostrado na imagem abaixo.

 

Uma vez feito isso, é só colar o link no QGIS.

 

O próximo passo para conectar o i3geo incra ao qgis é só clicar no botão ok e no menu flutuante principal, selecionar a opção conectar.

 

Perceba na imagem acima que as opções “usar titulo para nome da camada” e “Apenas selecionar feições que se sobrepõem na medida vista” estão selecionadas. Tome sempre o cuidado de selecionar as mesmas.

O próximo passo é na parte inferior do menu flutuante, clicar na opção “mudança” para mudar o sistema de referência ativo.

 

Se abrirá um outro menu flutuante, no mesmo selecione a opção wgs 84 ou a opção que você desejar levando em consideração o sistema no qual os seus dados estão.

Caso seja a primeira vez que você utiliza o qgis, você terá que procurar o sistema de referência desejado.

 

 

Uma vez que você tenha selecionado o sistema de referência é só clicar em ok e posteriormente em “Adicionar” no menu flutuante principal que a camada WMS será adicionada ao QGIS.

Uma vez feito isso, os imóveis georreferenciados serão carregados no qgis.

 

A grande vantagem da utilização de uma conexão WMS é que toda vez que você ativar a conexão, a mesma buscará no I3geo incra os últimos imóveis que foram georreferenciados. Ou seja, sempre estará atualizada.

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

Sair da versão mobile